As práticas pedagógicas para o ensino de ciências na educação do campo: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e12096Palavras-chave:
Práticas Pedagógicas, Educação no Campo, Ensino de CiênciasResumo
Este estudo aborda a concepção de práticas educativas para o Ensino de Ciências na Educação do Campo. O objetivo central foi realizar uma revisão de literatura em periódicos nacionais sobre a concepção de práticas pedagógicas voltadas para o ensino de Ciências na Educação do Campo. Fundamentado em autores como: Arroyo (2006), Caldart (2012), Freire (1997, 2011), Souza (2012), Augusto e Mendes (2022), a pesquisa qualitativa exploratória baseou-se na análise de seis artigos (2 na Scielo e 4 na Revista Brasileira de Educação do Campo) publicados entre 2018 e 2023. A Educação do Campo, com suas especificidades e desafios, destaca-se pela necessidade de contextualização e interdisciplinaridade no ensino de Ciências. A conclusão aponta para existência de desafios a serem superados e a importância incontestável da continuidade de pesquisas na área, ressaltando a complexidade da modalidade educacional e a necessidade de abordagens específicas para promover uma educação de qualidade no campo.
Downloads
Referências
AUGUSTO, Stephanie Oliveira, MENDES, Maricleide Pereira de Lima. Ensino por investigação para os conteúdos de número atômico e partícula subatômica à luz da educação do campo. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 5, n. 1, p. 269-294, jan./jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i1.11369
ARAÚJO, Andiara dos Santos; PORTO, Klayton Santana. Vivências de estágio supervisionado em Ciências da Natureza em uma escola do campo: reflexão das práticas pedagógicas na formação inicial de professores da Educação do Campo. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis, v. 4, e4132, 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e4132
ARROYO, M. G. A escola do campo e a pesquisa do campo: metas. In: MOLINA, M. (Org.). Educação do campo e pesquisa: questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006.
BOTELHO, B. Paulo Freire: educador-pensador da libertação. Pro-Posições, Campinas, v. 27, n. 1, p. 93-110, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/pdZz6q8xSKKLV5GPMrKqgZb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-7307201607906
BORGES JUNIOR, Meubles; FERREIRA, Matheus Casimiro Soares; ARANHA, Carolina Pereira. Oficina de tinta de terra: contextualizando pigmentos na disciplina de História da Química na LEdoC/UFMA. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis, v. 3, n. 2, p. 596-615, mai./ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n2p596
BRASIL. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a Política Nacional de Educação do Campo e sobre o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 5 nov. 2010.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf acesso em: 17 out 2023.
CAJAIBA, Jaqueline Braga Morais; SANTOS, Arlete Ramos dos; BRITO, Valéria Souza Lima. Formação docente do/no campo: protagonismo do Programa Formação de Professores do Campo (Formacampo). Educ. Form., Fortaleza, v.7, e8075, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8075. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8075
CALDART, Roseli Salete et al. Educação do campo. Dicionário da educação do campo, v. 2, p. 257-265, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 50. ed. ver. atual. –Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. Em três artigos que se complementam. São Paulo: Cortez Editora, 1989.
FERNANDES, B. M.; CERIOLI, P. R.; CALDART, R. S. Primeira Conferência Nacional “Por uma Educação Básica do Campo” (texto preparatório). In.: ARROYO, M. G; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (Orgs). Por uma educação do campo. Petrópolis/RJ: Vozes, 2004.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LOPES JÚNIOR, M. L.; CANTÃO, E. F.; PEREIRA, E. J. D.; SILVA, L. O.; SANTOS, L. S.; ARAÚJO, R. N. M.; CORRÊA, M. J. C.; MONTEIRO, G. D. S. . Metodologias de ensino e aprendizagem no ensino de Ciências na Escola Euclides Moreira Pontes Comunidade Quilombola São Benedito do Vizeu - Pará. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis, v. 7, e12104, 2022. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12104
MELO, Paula Regina Humbelino de; BATISTA, Eliane Regina Martins; CAMARGO, Tatiana de Souza. Educação do Campo e o Ensino de Ciências: Experiências em uma escola ribeirinha no Sul do Estado do Amazonas. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis, v. 6, e9760, 2021. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e9760
MINAYO, M. C. de S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
MORAES, Flávia Roberta Silva. O ensino de ciências da natureza em escolas do campo: aproximando os saberes do campo e o conhecimento científico. 94p. Dissertação (Mestrado) – Programa De Pós-Graduação Profissional em Educação. Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Santa Catarina, 2019. Disponível em: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3647. Acesso em: 30 jan 2024.
MORAES, Renato Pereira de et al. Concepções de "interdisciplinaridade e educação do campo" de professores de ciências da natureza e matemática das escolas de ensino médio do campo do município de Rio Verde - GO. Uberlândia/Minas Gerais. 1a Edição Eletônica. Editora Navegando Publicações, 2018. Disponível em: https://www.editoranavegando.com/copia-livro-formacao-e-re-socializa. Acesso em: 30 jan 2024. DOI: https://doi.org/10.29388/978-85-53111-74-9
PAVANELLI, João Arthur Pompeu. Educação do campo e ensino de ciências: desafios e propostas a partir de princípios agroecológicos. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Botucatu, São Paulo. 2012.
SASSI, Juliana Saraçol. Educação do Campo e Ensino de Ciências: a horta escolar interligando saberes. 156p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde). Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande. 2014. Disponível em: https://repositorio.furg.br/handle/1/4996. Acesso em: 30 jan 2024.
SÁUL, Tamine Santos. Um olhar sobre a interdisciplinaridade nas licenciaturas em educação do campo, nas ciências da natureza, no Rio Grande do Sul. 63p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da vida e saúde, Santa Maria. 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/16231. Acesso em: 28 set 2023.
SOUZA, João Francisco de. Prática Pedagógica e Formação de Professores. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012.
SOUZA, Josiane de; OSTERMANN, Fernanda; REZENDE, Flavia. Educação do campo na voz da pesquisa em educação em ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 22, Mar 30, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/21172020210107
WERLANG, Jair; PEREIRA, Patrícia Barbosa. Educação do Campo CTS Paulo Freire e Currículo: pesquisas confluências e aproximações. Ciência & Educação, Bauru, v. 27, e21016, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320210016
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maricleide Pereira de Lima Mendes, Iago Lima Cerqueira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.