As práticas pedagógicas para o ensino de ciências na educação do campo: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e12096

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas, Educação no Campo, Ensino de Ciências

Resumo

Este estudo aborda a concepção de práticas educativas para o Ensino de Ciências na Educação do Campo. O objetivo central foi realizar uma revisão de literatura em periódicos nacionais sobre a concepção de práticas pedagógicas voltadas para o ensino de Ciências na Educação do Campo. Fundamentado em autores como: Arroyo (2006), Caldart (2012), Freire (1997, 2011), Souza (2012), Augusto e Mendes (2022), a pesquisa qualitativa exploratória baseou-se na análise de seis artigos (2 na Scielo e 4 na Revista Brasileira de Educação do Campo) publicados entre 2018 e 2023. A Educação do Campo, com suas especificidades e desafios, destaca-se pela necessidade de contextualização e interdisciplinaridade no ensino de Ciências. A conclusão aponta para existência de desafios a serem superados e a importância incontestável da continuidade de pesquisas na área, ressaltando a complexidade da modalidade educacional e a necessidade de abordagens específicas para promover uma educação de qualidade no campo.

 

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Biografia do Autor

Maricleide Pereira de Lima Mendes, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, docente do Programa de Pós-graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (PPGECID/UFRB). Mestre e Doutora em Ensino, História e Filosofia das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Graduada em Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Vice-líder e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diversidade (GEPED/UFRB).

Iago Lima Cerqueira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (PPGECID/UFRB), Especialista em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Graduado em Biologia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci.  Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diversidade (GEPED/UFRB). 

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Publicado

2024-01-31

Como Citar

MENDES, M. P. de L.; CERQUEIRA, I. L. As práticas pedagógicas para o ensino de ciências na educação do campo: uma revisão de literatura. Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e12096, 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e12096. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12096. Acesso em: 24 jul. 2024.