A influência da formação continuada na prática docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/edufor.v2i4.1961

Palavras-chave:

Formaçãocontinuada do professor, Prática pedagógica, Teoria da atividade

Resumo

O texto discute como a formação continuada pode ou não influenciar a prática pedagógica docente. Para tanto, analisa as entrevistas e observações em sala de aula realizadas com doze professoras participantes de um curso de formação continuada. Utiliza como categorias teóricas os conceitos de cotidiano e não cotidiano (Heller) e de sentido e significado (Leontiev). Conclui que a influência que qualquer evento de formação docente venha a exercer sobre a prática de professores depende, principalmente, dos mediadores que possam proporcionar-lhes possibilidades de ruptura com as formas de pensamento cotidiano, permitindo, portanto, a aproximação do seu sentido pessoal do significado social do trabalho docente.

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Referências

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Publicado

2017-01-02

Como Citar

MORORÓ, L. P. A influência da formação continuada na prática docente. Educ. Form., [S. l.], v. 2, n. 4, p. 36–51, 2017. DOI: 10.25053/edufor.v2i4.1961. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/122. Acesso em: 20 abr. 2024.