A influência da formação continuada na prática docente
DOI:
https://doi.org/10.25053/edufor.v2i4.1961Palavras-chave:
Formaçãocontinuada do professor, Prática pedagógica, Teoria da atividadeResumo
O texto discute como a formação continuada pode ou não influenciar a prática pedagógica docente. Para tanto, analisa as entrevistas e observações em sala de aula realizadas com doze professoras participantes de um curso de formação continuada. Utiliza como categorias teóricas os conceitos de cotidiano e não cotidiano (Heller) e de sentido e significado (Leontiev). Conclui que a influência que qualquer evento de formação docente venha a exercer sobre a prática de professores depende, principalmente, dos mediadores que possam proporcionar-lhes possibilidades de ruptura com as formas de pensamento cotidiano, permitindo, portanto, a aproximação do seu sentido pessoal do significado social do trabalho docente.
Downloads
Referências
ANDRÉ, M. E. D. A. O papel da pesquisa na formação do professor. In: MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. M. (Org.). Formação de professores: tendências atuais. São Carlos: UFSCar, 1996. p. 95-105.
DUARTE, N. A individualidade para-si: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. Campinas: Autores Associados, 1996.
FORMOSINHO, J. (Coord.). Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto, 2009.
GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.
HELLER, A. O cotidiano e a história. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
HELLER, A. Sociología de la vida cotidiana. Barcelona: Península, 1977.
LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte, 1978.
MARX, K. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1975.
MELLO, S. A. A obviedade como obstáculo ao desenvolvimento da consciência crítica do educador. 1996. 198 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 1996.
OLIVEIRA, B. A. O trabalho do educativo: reflexões sobre o paradigma e problemas do pensamento pedagógico brasileiro. Campinas: Autores Associados, 1996.
VÁSQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Leila Pio Mororó
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.