Análise da produção científica da região norte e nordeste acerca da educação integral e em tempo integral no Ensino Médio (2020-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e12416

Palavras-chave:

Educação Integral e(m) Tempo Integral, Escolas do Ensino Médio Integral, Novo Ensino Médio

Resumo

O presente estudo de revisão sistemática objetiva compreender o que as revistas científicas do Norte e Nordeste do Brasil estão veiculando sobre a Educação Integral no Ensino Médio em Tempo Integral de 2020 a 2022. Para o procedimento de coleta de dados, utilizou-se como fonte documental a produção científica veiculada em periódicos vinculados ao Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação do Norte e Nordeste, indexadas no Educ@ e no Web of Science. Os resultados obtidos permitem identificar, a partir das contribuições científicas sobre a Reforma do Ensino Médio, o debate em torno da privatização e precarização da educação pública, representando parte da agenda neoliberal, a qual intensifica as disparidades sociais e educacionais no país. As questões discutidas formam análise crítica que descreve a tendência em direção a uma educação cada vez mais instrumental, utilitarista e mercadológica em detrimento da formação integral e omnilateral dos jovens para atender às demandas da economia capitalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kaila Pricila da Silva Moura, Universidade Federal do Oeste do Pará

Pedagoga pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR-UFOPA).

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora em Educação/UNICAMP.  Professora Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Docente nos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGE e PGEDA). Bolsista Produtividade CNPq. Líder Adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR-UFOPA).

Ledyane Lopes Barbosa, Universidade Federal do Oeste do Pará

Pedagoga e Mestra em Educação/UFOPA. Especialista em Gestão e Docência no Ensino Superior/ULBRA. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR-UFOPA).

Referências

ALMEIDA, E. S.; COLARES, M. L. I. S. Políticas indutoras de Educação Integral: uma revisão sistematizada. RPD, Uberaba, v. 22, n. 47, p. 1-23, 2022. Disponível em: https://revistasdigitais.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1476. Acesso em: 3 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1476

ANPED. Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação - FEPAE. Recife: Anped, 2023. Disponível em: https://fepae.notion.site/fepae/F-rum-de-Editores-de-Peri-dicos-da-rea-de-Educa-o-da-ANPEd-3e843f8b666049298690500372773600. Acesso em: 23 fev. 2023.

BERNARDO, E. S.; SILVA, F. G.; FELIX, R. C. R. P. Ensino Médio Inovador: os desafios da Educação Integral e (em) Tempo Integral para a juventude. Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v. 30, n. 2, p. 179-195, 2022. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index. Acesso em: 23 fev. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 17 fev. 2017. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.773

CARVALHO, C. P. F.; CAVALCANTI, F. O Novo Ensino Médio Paulista: velhas propostas de manutenção da dualidade estrutural e da precarização do ensino. Revista Educação & Formação, Fortaleza, v. 7, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor. Acesso em: 5 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e7317

COSTA, A. B.; ZOLTOWSKI, A. P. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: KOLLER, S. H.; COUTO, M. C. P. P.; VON HOHENDORFF, J. (org.) Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014. p. 55-70.

COSTA, M. O.; CAETANO, M. R. Um novo Ethos Educacional no Ensino Médio: da Formação Integral ao Empreendedorismo. Revista Exitus, Santarém, v. 11, p. 1-24, 2021. Disponível: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus. Acesso em: 5 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1655

FARIA, L. C. M.; AGUIAR, A. A. S. P. Memórias e trajetórias femininas no âmbito dos Centros Integrados de Educação Pública. Educação & Formação, Fortaleza, v. 8, e11935, 2023. DOI: https://doi.org/10.25053/10.25053/redufor.v8.e11935. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11935. Acesso em: 20 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11935

GADOTTI, M. Educação Integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009.

GUIMARÃES, T. C. A.; BERNADO, E. S. O tempo e sua essencialidade na escola de tempo integral. Revista Educação em Questão, Natal, v. 58, n. 58, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao. Acesso em: 5 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID21906

MELO NETO, F. C. A Educação em Tempo Integral no Ensino Médio Brasileiro. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, Curitiba, v. 15, n. 39, p. 89-100, 2020. Disponível em: https://fatcat.wiki/release/lex75x5vmjfefkitbkemg4jfju. Acesso em: 6 fev. 2023.

SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para sintética criteriosa da evidência. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbfis/a/79nG9Vk3syHhnSgY7VsB6jG/?lang=pt&format=htm. Acesso em: 5 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-35552007000100013

SILVA, B. A. R.; VAZ, C. M. L. A Educação Integral e(m) Tempo Integral no Ensino Médio: o que diz a Lei 13.415 de 2017?. Revista Tópicos Educacionais, Pernambuco, v. 27, n. 1, p. 174-194, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/index. Acesso em: 8 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.51359/2448-0215.2021.250345

SILVA, N. F.; COLARES, M. L. I. S. A Educação Integral no Oeste do Pará: o estado do conhecimento a partir das dissertações do PPGE-UFOPA. Revista Práxis Educacional, Salvador, v. 16, n. 39, p. 379-394, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/index. Acesso em: 5 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6386

WEINHEIMER, G.; WANDERER, F. O (Novo) Ensino Médio na visão dos alunos: rastros da racionalidade neoliberal. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 517-535, 2021. Disponível: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/index. Acesso em: 5 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9086

Publicado

2024-05-27

Como Citar

MOURA, K. P. da S.; COLARES, M. L. I. S.; BARBOSA, L. L. Análise da produção científica da região norte e nordeste acerca da educação integral e em tempo integral no Ensino Médio (2020-2022). Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e12416, 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e12416. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12416. Acesso em: 20 nov. 2024.