O tema de pesquisa como elemento de análise sobre pesquisa em educação na região Nordeste

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e12391

Palavras-chave:

Pesquisa em Educação, Teses, Temas de Pesquisa, Pós-Graduação, Nordeste

Resumo

Tomando a pesquisa em Educação como objeto de análise, tem-se debruçado sobre a preocupação com os elementos da pesquisa científica, dentre eles, o tema de pesquisa. Nesse sentido, elencam-se como problemática as temáticas referentes à pesquisa em Educação apresentadas aos Programas de Pós-Graduação em Educação, na região Nordeste. A partir do problema proposto, o objetivo é verificar os temas abordados em teses defendidas na área da Educação, no intuito de identificar a produção de conhecimento na área nos últimos anos. Metodologicamente, a empiria nesta pesquisa consiste nos resumos das teses defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação nas universidades públicas da região Nordeste em 2020, 2021 e 2022. Trata-se de uma pesquisa exploratório- -bibliográfica e descritivo-sistemática em sua análise, que apresenta resultados que destacam a existência de um conjunto consistente de temas abordados e, ao mesmo tempo, a presença de tantos outros temas externos à área da Educação.

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Biografia do Autor

Alexandre Augusto e Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduado e Licenciado Pleno em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutorando e Mestre, ambos em Educação, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É bolsista de Doutorado pela FAPERJ. Foi bolsista PROATEC de apoio à pesquisa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Tânia Cristina da Conceição Gregório, Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro

Doutora e Mestra em Educação (ProPEd-Uerj); Especialista em Planejamento Educacional (Assoec) e em Educação Fiscal e Desenvolvimento de Projetos (Ucam); Pedagoga (Fafita); Professor (Seeduc-RJ).

Aline de Carvalho Moura, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPed- UERJ). Professora Adjunta do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde atua, também, como docente no Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC).  Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior e Pesquisa em Educação - ESPE/UFRRJ, e pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Epistemologia e Metodologia das Ciências (Episteme) ProPed/UERJ.   

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Publicado

2024-06-26

Como Citar

SOUZA, A. A. e; GREGÓRIO, T. C. da C.; MOURA, A. de C. O tema de pesquisa como elemento de análise sobre pesquisa em educação na região Nordeste . Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e12391, 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e12391. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12391. Acesso em: 2 jul. 2024.