O tema de pesquisa como elemento de análise sobre pesquisa em educação na região Nordeste

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e12391

Palavras-chave:

Pesquisa em Educação, Teses, Temas de Pesquisa, Pós-Graduação, Nordeste

Resumo

Tomando a pesquisa em Educação como objeto de análise, tem-se debruçado sobre a preocupação com os elementos da pesquisa científica, dentre eles, o tema de pesquisa. Nesse sentido, elencam-se como problemática as temáticas referentes à pesquisa em Educação apresentadas aos Programas de Pós-Graduação em Educação, na região Nordeste. A partir do problema proposto, o objetivo é verificar os temas abordados em teses defendidas na área da Educação, no intuito de identificar a produção de conhecimento na área nos últimos anos. Metodologicamente, a empiria nesta pesquisa consiste nos resumos das teses defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação nas universidades públicas da região Nordeste em 2020, 2021 e 2022. Trata-se de uma pesquisa exploratório- -bibliográfica e descritivo-sistemática em sua análise, que apresenta resultados que destacam a existência de um conjunto consistente de temas abordados e, ao mesmo tempo, a presença de tantos outros temas externos à área da Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Augusto e Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduado e Licenciado Pleno em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutorando e Mestre, ambos em Educação, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É bolsista de Doutorado pela FAPERJ. Foi bolsista PROATEC de apoio à pesquisa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Tânia Cristina da Conceição Gregório, Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro

Doutora e Mestra em Educação (ProPEd-Uerj); Especialista em Planejamento Educacional (Assoec) e em Educação Fiscal e Desenvolvimento de Projetos (Ucam); Pedagoga (Fafita); Professor (Seeduc-RJ).

Aline de Carvalho Moura, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPed- UERJ). Professora Adjunta do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde atua, também, como docente no Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC).  Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior e Pesquisa em Educação - ESPE/UFRRJ, e pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Epistemologia e Metodologia das Ciências (Episteme) ProPed/UERJ.   

Referências

CARDOSO, M. L. Florestan Fernandes: a criação de uma problemática. Estudos Avançados, São Paulo, v. 10, n. 26, p. 1-26, 1996. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/yGxCXP95tfVyTDqz9TwP74w/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40141996000100014

GARCIA, F. M.; YASUDA, B. C.; BENE, L. E. Observações preliminares acerca das pesquisas em educação do Amazonas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, p. 36-53, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1706. Acesso em: 22 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i14mai/ago.1706

GATTI, B. A. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 113, p. 65-81, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/VVXgbRbzwwsLTZvmYSL6M9b/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742001000200004

GATTI, B. A. Pesquisa, educação e pós-modernidade: confrontos e dilemas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 126, p. 595-608, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/z9LRkPNSCqZFZhr9XmBDHqH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742005000300004

GATTI, B. A. A pesquisa na pós-graduação e seus impactos na educação. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 15, n. 16, 2010. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/175/245. Acesso em: 29 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v15i16.175

MADEIRO, C.; BIMBATI, A. P. Nordeste lidera índice de educação. Notícia UOL, [S.l.], 21 fev. 2023. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2023/02/21/nordeste-lidera-indicadores-educacao.htm. Acesso em: 21 maio 2024.

NASCIMENTO, L.; CRUZ, A. G.; MOURA, A. C. Financeirização da Educação Superior, oligopólios educacionais e produtivismo acadêmico: contexto mercantil da educação. Revista Trabalho Necessário, Niterói, v. 21, n. 45, p. 1-20, ago. 2023. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/57340/34816. Acesso em: 20 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v21i45.57340

SEVERINO, A. J. A pesquisa na Pós-graduação em educação. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 1, n. 1, 2007. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4/4. Acesso em: 18 set. 2023.

SEVERINO, A. J. Consolidação dos cursos de pós-graduação em Educação: condições epistemológicas, políticas e institucionais. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 1, n. 1, 2006. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/58/30. Acesso em: 18 set. 2023.

SEVERINO, A. J. Pós-graduação e pesquisa: o processo de produção e de sistematização do conhecimento. Revista Diálogo Educacional, Prado Velho, v. 9, n. 26, 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189115658002.pdf. Acesso em: 18 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v9i26.3640

SOUZA, R. S. R.; DINIZ, M. Diálogos entre educação, cidade e patrimônio: investigando produções científicas brasileiras. Educação & Formação, Fortaleza, v. 7, e6779, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/6779. Acesso em: 22 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7i1.6779

Publicado

2024-06-26

Como Citar

SOUZA, A. A. e; GREGÓRIO, T. C. da C.; MOURA, A. de C. O tema de pesquisa como elemento de análise sobre pesquisa em educação na região Nordeste . Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e12391, 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e12391. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12391. Acesso em: 3 dez. 2024.