ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DO RACISMO NA ESCOLA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Palavras-chave: Racismo, Educação, Escola

Resumo

O objetivo deste artigo foi efetuar uma revisão integrativa de literatura sobre as estratégias de enfrentamento do racismo na escola. Foi realizada uma busca nas bases de dados SciELO (Scientific Electronic Library Online), PePSIC (Periódicos Acadêmicos em Psicologia) e Periódicos CAPES, utilizando os descritores “racismo”, “preconceito racial”, “escola”, “educação”, “combate” e “enfrentamento”. O banco final foi constituído por 20 documentos e os temas mais frequentes nos artigos foram: Lei 10.639/03 e formação docente. Foi constatada pouca produção acerca de temas relacionados a questões raciais e educação infantil. Com relação ao enfrentamento, a maioria dos artigos enfatizavam a importância da formação docente e a Lei 10.639/03 como estratégias para o combate do racismo na escola. Foi verificado que os estudos sobre essa temática precisam se expandir, pois as discussões são importantes para aprofundar o tema e o compartilhamento dos recursos utilizados podem contribuir para o enfrentamento do racismo na escola.

Biografia do Autor

Daniela Melo da Silva Carvalho, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em psicologia no PPGPSI/ UFS. Psicóloga da Universidade Federal de Sergipe (UFS), atua como psicóloga educacional no Colégio de Aplicação (UFS).

Dalila Xavier de França, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Psicologia Social pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Portugal. Professora titular da Universidade Federal de Sergipe.

Publicado
2019-06-18
Como Citar
Carvalho, D., & França, D. (2019). ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DO RACISMO NA ESCOLA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Educação & Formação, 4(12 set/dez). https://doi.org/10.25053/redufor.v4i12.974