Movimento Profissão Docente (PD): concepções sobre a formação inicial de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e12713

Palavras-chave:

Movimento Profissão Docente, Aparelhos Privados de Hegemonia, Estratégias discursivas, BNC - Formação inicial de professores

Resumo

Este artigo objetiva identificar as concepções do Movimento Profissão Docente (PD) acerca da formação inicial de professores/as, a partir da seguinte problemática: quais são as concepções do Movimento Profissão Docente (PD) acerca da formação inicial de professores/as? Quanto aos aspectos metodológicos, empregamos uma metodologia de abordagem qualitativa, com procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental, de caráter descritivo, analítico e interpretativo. A fim de caracterizar o Movimento, inicialmente buscamos informações nos canais oficiais do PD. Dessa forma, verificamos como ele se configurou, as instituições “parceiras” e a sua vasta produção documental. Assim, elencamos para análise o documento: “O professor que queremos: fatores de qualidade na formação inicial docente” (PDa). Quanto aos resultados, identificamos o embasamento conceitual e ideológico atrelado à pedagogia das habilidades e competências e a intencionalidade de controle sob a formação inicial docente por parte dos aparelhos privados de hegemonia burgueses.

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Biografia do Autor

Tatiane Aparecida Martini, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE/UFSC). Bolsista da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Márcia de Souza Hobold, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSC. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas FOPPE. Membro associada do GT8 da ANPEd, ANFOPE, REDESTRADO, SBPC, ANPAE, ANDIPE e da Ripefor. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Publicado

2024-08-12

Como Citar

MARTINI, T. A.; HOBOLD, M. de S. Movimento Profissão Docente (PD): concepções sobre a formação inicial de professores. Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e12713, 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e12713. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12713. Acesso em: 22 dez. 2024.