Movimento Profissão Docente (PD): concepções sobre a formação inicial de professores
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e12713Palavras-chave:
Movimento Profissão Docente, Aparelhos Privados de Hegemonia, Estratégias discursivas, BNC - Formação inicial de professoresResumo
Este artigo objetiva identificar as concepções do Movimento Profissão Docente (PD) acerca da formação inicial de professores/as, a partir da seguinte problemática: quais são as concepções do Movimento Profissão Docente (PD) acerca da formação inicial de professores/as? Quanto aos aspectos metodológicos, empregamos uma metodologia de abordagem qualitativa, com procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental, de caráter descritivo, analítico e interpretativo. A fim de caracterizar o Movimento, inicialmente buscamos informações nos canais oficiais do PD. Dessa forma, verificamos como ele se configurou, as instituições “parceiras” e a sua vasta produção documental. Assim, elencamos para análise o documento: “O professor que queremos: fatores de qualidade na formação inicial docente” (PDa). Quanto aos resultados, identificamos o embasamento conceitual e ideológico atrelado à pedagogia das habilidades e competências e a intencionalidade de controle sob a formação inicial docente por parte dos aparelhos privados de hegemonia burgueses.
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