Movimento Profissão Docente (PD): concepções sobre a formação inicial de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e12713

Palavras-chave:

Movimento Profissão Docente, Aparelhos Privados de Hegemonia, Estratégias discursivas, BNC - Formação inicial de professores

Resumo

Este artigo objetiva identificar as concepções do Movimento Profissão Docente (PD) acerca da formação inicial de professores/as, a partir da seguinte problemática: quais são as concepções do Movimento Profissão Docente (PD) acerca da formação inicial de professores/as? Quanto aos aspectos metodológicos, empregamos uma metodologia de abordagem qualitativa, com procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental, de caráter descritivo, analítico e interpretativo. A fim de caracterizar o Movimento, inicialmente buscamos informações nos canais oficiais do PD. Dessa forma, verificamos como ele se configurou, as instituições “parceiras” e a sua vasta produção documental. Assim, elencamos para análise o documento: “O professor que queremos: fatores de qualidade na formação inicial docente” (PDa). Quanto aos resultados, identificamos o embasamento conceitual e ideológico atrelado à pedagogia das habilidades e competências e a intencionalidade de controle sob a formação inicial docente por parte dos aparelhos privados de hegemonia burgueses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Aparecida Martini, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE/UFSC). Bolsista da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Márcia de Souza Hobold, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSC. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas FOPPE. Membro associada do GT8 da ANPEd, ANFOPE, REDESTRADO, SBPC, ANPAE, ANDIPE e da Ripefor. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Referências

ANPED. Posição da ANPEd sobre texto referência - DCN e BNCC para formação inicial e continuada de Professores da Educação Básica. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019. Disponível em: https://forum.anped.org.br/news/posicao-da-anped-sobre-texto-referencia-dcn-e-bncc-para-formacao-inicial-e-continuada-de. Acesso em: 18 jul. 2023.

ARAÚJO, R. M. L. Ensino Médio brasileiro: dualidade, diferenciação escolar e reprodução das desigualdades sociais. Uberlândia: Navegando, 2019. DOI: https://doi.org/10.29388/978-85-53111-77-0

BRANDT, A. G.; HOBOLD, M. S. A prática como componente curricular na disciplina Pesquisa e Processos Educativos do curso de Pedagogia: um diferencial na relação entre pesquisa, teoria e prática. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 11, p. 142-160, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/319/1146. Acesso em: 21 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i11.319

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 29 out. 2020a.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 abr. 2020b.

FREITAS, L. C. “Fora Lemann”. Blog do Freitas, [S.l.], 30 jan. 2024. Disponível em: https://avaliacaoeducacional.com/2024/01/30/fora-lemann/. Acesso em: 19 mar. 2024.

FRIGOTTO, G.; MOTTA, V. C. Por que a urgência da Reforma do Ensino Médio? Medida Provisória nº 746/2016 (Lei nº 13.415/2017). Educação & Sociedade, Campinas, v. 38, n. 139, p. 355-372, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v38n139/1678-4626-es-38-139-00355.pdf. Acesso em: 19 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302017176606

GATTI, B. Formação de professores: licenciaturas, currículos e políticas. Revista Movimento, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, 2015. DOI: https://doi.org/10.22409/movimento2015.v0i2.a20879

GATTI, B. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000400016

GATTI, B. (org.). O trabalho docente: avaliação, valorização, controvérsias. Campinas: Autores Associados; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2013.

GATTI, B.; NUNES, M. (org.). Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em Pedagogia, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Biológicas. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HOBOLD, M. S. Concepção de formação de professores na Resolução 02/2019 do CP/CNE: resistências propositivas. Formação em Movimento, Rio de Janeiro, v. 5, n.10, p. 48-69, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/formov/article/view/669/673. Acesso em: 19 mar. 2024.

HYPOLITO, Á. M. BNCC, agenda global e formação docente. Revista Retratos da Escola, Brasília, DF, v. 13, n. 25, p. 187-201, 2019. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.995. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.995

MARTINI, T. A. M. Percepções docentes acerca da implementação da contrarreforma do ensino médio em Santa Catarina: um estudo a partir da formação continuada de professores. 2021. 266 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós- -Graduação em Educação, Instituto Federal Catarinense, Camboriú, 2021.

MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

PD. O professor que queremos: fatores de qualidade na formação inicial docente. 2021. 35 p. Disponível em: https://www.profissaodocente.org.br/_files/ugd/1f15e7_cd2edc1e5391486d9b1f5858d7531393.pdf. Acesso em: 18 jul. 2023.

PINTO, J. M. R. Qual o custo da qualidade? Por que os/as professores/as devem se apropriar da discussão do CAQ. Retratos da Escola, Brasília, DF, v. 15, n. 33, p. 689-712, 2021. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1299. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1299. Acesso em: 21 maio. 2024. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1299

RIBEIRO, I. R.; SALVADOR, E. S. Hegemonia e políticas sociais no Brasil: contribuições ao debate sobre vinculação orçamentária. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 76-85, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-02592018v21n1p76

SHULMAN, Lee. Knowledge and teaching: foundations of a new reform. Harvard Educational Review, Harvard, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987. DOI: https://doi.org/10.17763/haer.57.1.j463w79r56455411

SILVA, F. L. G. R. Identidade profissional dos professores da Educação Profissional Técnica de nível médio no Brasil e em Santa Catarina: desafios para a sua formação. 2014. 237 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

SIMIONATO, M. F.; HOBOLD, M. S. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores: padronizar para controlar?. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 46, p. 72-88, 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8917. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8917. Acesso em: 19 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8917

SPRICIGO, F.; MARTINS FILHO, L. J. Fundamentos epistemológicos do Movimento Santa Catarina pela Educação: desvelando os pressupostos da formação para o século XXI. Educação & Formação, Fortaleza, v. 8, p. 1-21, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/9153/8775. Acesso em: 21 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e9153

Publicado

2024-08-12

Como Citar

MARTINI, T. A.; HOBOLD, M. de S. Movimento Profissão Docente (PD): concepções sobre a formação inicial de professores. Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e12713, 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e12713. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12713. Acesso em: 21 nov. 2024.