O brincar na educação infantil inclusiva nas práticas pedagógicas para crianças com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11284

Palavras-chave:

Educação infantil inclusiva, Brincar, Crianças público alvo da educação especial, Práticas pedagógicas

Resumo

A pesquisa teve por objetivo compreender o papel do brincar nas práticas pedagógicas inclusivas para crianças público-alvo da educação especial (PAEE). O estudo ocorreu em uma Instituição Municipal de Educação Infantil no interior do Pará. Foi participante do estudo uma professora da turma do Pré-II. Os procedimentos de levantamento envolveram a entrevista semiestruturada e a observação participante. Para o tratamento dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo, organizado nas categorias temáticas: o brincar no processo de inclusão das crianças e o planejamento e prática pedagógica, a centralidade dos jogos e brincadeiras. Os resultados sugerem que o brincar viabiliza o fortalecimento de vínculos entre crianças e colabora com o processo de inclusão de crianças com e sem deficiência na Educação Infantil. A ludicidade auxilia as estratégias metodológicas que tornam a prática docente mais eficiente e produtiva, sendo indispensável na Educação Infantil inclusiva.

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Biografia do Autor

Deisiane Aviz Nascimento , Universidade Federal do Pará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/UFPA/Campus de Bragança). Pedagoga.

Neide Maria Fernandes Rodrigues Sousa, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação.  Professora da Universidade Federal do Pará (UFPA): Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB)/UFPA e Faculdade de Educação – Campus de Bragança/ UFPA. 

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

NASCIMENTO , D. A.; SOUSA, N. M. F. R. O brincar na educação infantil inclusiva nas práticas pedagógicas para crianças com deficiência . Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e11284, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e11284. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11284. Acesso em: 3 out. 2024.