Estratégias de regulação emocional de futuros professores

uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v7i1.7152

Palavras-chave:

Emoções, Formação de Professores, Revisão de Literatura

Resumo

As estratégias de regulação emocional podem ser ensinadas aos estudantes, contribuindo para melhor desempenho no contexto educativo. É importante, pois, identificar se os alunos conhecem e utilizam estratégias para regular suas emoções. Assim, o presente estudo objetivou realizar uma revisão sistemática da literatura acerca das pesquisas referentes às estratégias de regulação emocional de estudantes universitários, predominantemente de cursos de formação de professores. Foram analisados artigos internacionais e nacionais publicados entre 2015 a 2020 indexados nas bases de dados APA, BVS-Psi, ERIC, SciELO, Science Direct, Scopus e Redalyc. Após a aplicação dos critérios de inclusão, cinco estudos foram selecionados. Os resultados revelaram que os estudantes relatam empregar diferentes estratégias para regular suas emoções. Os instrumentos empregados nas pesquisas e as variáveis associadas ao uso dessas estratégias foram também identificadas. Destaca-se a necessidade de ampliação das investigações acerca dessa temática, no contexto nacional, considerando um maior número de variáveis de interesse.

 

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Biografia do Autor

Sofia Pellisson, Universidade Estadual de Campinas

Psicóloga pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, com Especialização em Neuropsicologia Aplicada à Neurologia Infantil pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, mestranda no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP.

Evely Boruchovitch, Universidade Estadual de Campinas

Psicóloga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Ph.D em Educação pela University of Southern California, Los Angeles, Professora Titular do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Bolsista de Produtividade do CNPq 1B.

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Publicado

2022-01-01

Como Citar

PELLISSON, S.; BORUCHOVITCH, E. Estratégias de regulação emocional de futuros professores: uma revisão sistemática da literatura. Educ. Form., [S. l.], v. 7, p. e7152, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7i1.7152. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/7152. Acesso em: 9 dez. 2024.