Avaliação da fluência em leitura: análise e discussão para a escola atual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e12695

Palavras-chave:

Avaliação, Processo de alfabetização, Fluência leitora

Resumo

O presente estudo objetivou 1. refletir sobre a avaliação de fluência em leitura dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, 2. descrever como a Avaliação Diagnóstica da Fluência em Leitura é organizada e 3. analisar os resultados de participação e desempenho da avaliação na rede pública pertencente à Diretoria de ensino de Presidente Prudente, São Paulo, no ano de 2023. Ancorou-se o estudo na Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky (2001, 2007, 2017), por sua contribuição para o desenvolvimento humano. A pesquisa é de natureza quantiqualitativa, de técnicas bibliográfica e documental, e contou como categorias principais de análise: a) avaliação, b) processo de alfabetização e c) fluência leitora. Contemplou o período de 2008 a 2023. As conclusões apontaram que a avaliação da fluência pouco considera a relação das múltiplas competências que a tarefa de ler contempla, direcionando-se para a decodificação e compreensão linguística.

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Biografia do Autor

Fábia Cristina Mortean de Medeiros, Universidade do Oeste Paulista

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação da Unoeste, campus de Presidente Prudente, São Paulo. Professora da Educação básica.

Ademir Henrique Manfré, Universidade do Oeste Paulista

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Presidente Prudente, São Paulo (SP). Professor da Unoeste, campus de Presidente Prudente/SP.

Elsa Midori Shimazaki, Universidade do Oeste Paulista

Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), campus de Maringá, Paraná. Professor da Unoeste, campus de Presidente Prudente, São Paulo.

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Publicado

2024-06-04

Como Citar

MEDEIROS, F. C. M. de; MANFRÉ, A. H.; SHIMAZAKI, E. M. Avaliação da fluência em leitura: análise e discussão para a escola atual. Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e12695, 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e12695. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12695. Acesso em: 20 nov. 2024.