Avaliação da fluência em leitura: análise e discussão para a escola atual
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e12695Palavras-chave:
Avaliação, Processo de alfabetização, Fluência leitoraResumo
O presente estudo objetivou 1. refletir sobre a avaliação de fluência em leitura dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, 2. descrever como a Avaliação Diagnóstica da Fluência em Leitura é organizada e 3. analisar os resultados de participação e desempenho da avaliação na rede pública pertencente à Diretoria de ensino de Presidente Prudente, São Paulo, no ano de 2023. Ancorou-se o estudo na Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky (2001, 2007, 2017), por sua contribuição para o desenvolvimento humano. A pesquisa é de natureza quantiqualitativa, de técnicas bibliográfica e documental, e contou como categorias principais de análise: a) avaliação, b) processo de alfabetização e c) fluência leitora. Contemplou o período de 2008 a 2023. As conclusões apontaram que a avaliação da fluência pouco considera a relação das múltiplas competências que a tarefa de ler contempla, direcionando-se para a decodificação e compreensão linguística.
Downloads
Referências
ARMBRUSTER, B. B.; LEHR, F.; OSBORN, J. Reading first: The research building blocks for teaching children to read. Washington, D.C.: National Institute for Literacy, 2001.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: 70, 2011.
BASSO, F. P.; MINÁ, C. S.; PICCOLO, L. R.; SALLES, J. F. Construção do instrumento Avaliação da Fluência de Leitura Textual (AFLeT). In: BASSO, F. P.; MINÁ, C. S.; PICCOLO, L. R.; SALLES, J. F. (ed.). Avaliação da Fluência de Leitura Textual (AFLeT). São Paulo: Vetor, 2018. p. 35-50.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, DF: MEC, 2018.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 15 dez. 2010.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília, DF: MEC, 2013.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 21 dez. 1996.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 26 jun. 2014.
BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília, DF: MEC, 2013b.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF: Ministério da Educação e do Desporto, 1997.
BRASIL. PNA Política Nacional de Alfabetização/Secretaria de Alfabetização. Brasília, DF: MEC, 2019. Disponível em: https://alfabetizacao.mec.gov.br/#pna. Acesso em: 18 jul. 2023.
BRASIL. Portaria nº 867, de 4 de julho de 2012. Institui o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as ações do Pacto e define suas diretrizes gerais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 5 jul. 2012.
CAEd/UFJF. Caderno do aplicador: Modelo D0202. Juiz de Fora: CAEd, 2023.
CAEd/UFJF. Plataforma de avaliação e monitoramento PARC: Resultados - Avaliação de Fluência – Resultados Atuais. Juiz de Fora: CAEd, 2023. Disponível em: https://institucional.caeddigital.net/projetos/parc.html. Acesso em: 18 nov. 2023.
CASTRO, M. H.G. Sistemas de avaliação da educação no Brasil: avanços e novos desafios. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 5-18, 2009.
DAANE, M. C.; CAMPBELL, J. R.; GRIGG, W. S.; GOODMAN, M. J.; ORANJE, A. Fourth-grade students reading aloud: NAEP 2002 Special Study of Oral Reading. Washington, DC: Government Office, 2005.
DIAS SOBRINHO, J. Universidade e avaliação: entre a ética e o mercado. Florianópolis: Insular, 2002.
DOSSENA, G. A. Prova Paraná Fluência 2019: reflexões e desdobramentos. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2022.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOUGH, P. B.; TUNMER, W. E. Decoding, reading & reading disability. Remedial and Special Education, [S.l.], v. 7, p. 6-10, 1986. DOI: https://doi.org/10.1177/074193258600700104
HUDSON, R. F.; LANE, H. B.; COLS, P. P. Reading fluency assessment and instruction: what, why, and how. The Reading Teacher, [S.l.], v. 58, n. 8, p. 702-714, 2005.
KUHN, M. R.; SCHWANENFLUGEL, P. J.; MEISINGER, E. B. Aligning theory and: automaticity, prosody, and definitions of fluency. Reading Research Quarterly, [S.l.], v. 45, n. 2, p. 230-251, 2010. DOI: https://doi.org/10.1598/RRQ.45.2.4
MINAS GERAIS. Resolução nº 27, de 31 de outubro de 2018. Aprova a concordância com o pedido de credenciamento da Fundação CAEd como fundação de apoio da UFJF. Disponível em: https://www2.ufjf.br/consu//files/2018/02/Resolu%c3%a7%c3%a3o_27.2018-CONSU_CAED-Credenciamento-Fund.-de-Apoio.pdf. Acesso em: 15 out. 2023.
MOTA, M. M. P. E. Um olhar crítico sobre os testes de compreensão de leitura. Avaliação Psicológica, Itatiba, v. 14, n. 3, p. 347-351, 2015.
PULIEZI, S.; MALUF, M. R. A fluência e sua importância para a compreensão da leitura. Psico-USF, Bragança Paulista, v. 19, n. 3, p. 467-475, 2014.
RASINSKI, T. V. Creating fluent readers. Educational Leadership, Illinois, v. 61, n. 6, p. 46-51, 2004.
RASINSKI, T. V. Reading fluency instruction: Moving beyond accuracy, automaticity, and prosody. The Reading Teacher, [S.l.], v. 59, p. 704-706, 2006.
SÃO PAULO. Avaliação da Fluência Leitora. São Paulo: Secretaria da Educação, 2021.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.
SORDI, M. R. L. Entendendo as lógicas da avaliação institucional para dar sentido ao contexto interpretativo. In: VILLAS BOAS, B. M. F. (org.). Avaliação: Políticas e Práticas. Campinas: Papirus, 2002. p. 65-81.
UNDIME. Nota técnica nº 1 de 2023. Programa pela Alfabetização em Regime de Colaboração Programa Educa Juntos SP. São Paulo: Undime, 2023.
VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VYGOTSKY, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 13. ed. São Paulo: Ícone, 2017. p. 103-117.
![](https://revistas.uece.br/public/journals/3/submission_12695_11692_coverImage_pt_BR.jpg)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fábia Cristina Mortean de Medeiros, Ademir Henrique Manfré, Elsa Midori Shimazaki
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.