Metodologia da pesquisa científica no curso de Pedagogia: reflexões sobre a formação de professores/as pesquisadores/as

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e12802

Palavras-chave:

Formação, Pedagogia, Estudantes, metodologia da pesquisa., ser pesquisador

Resumo

Este artigo trata do processo de formação do estudante do curso de Pedagogia em metodologia da pesquisa científica, refletindo sobre o ser professor pesquisador. Por meio da abordagem qualitativa e da pesquisa de campo exploratória e descritiva, o estudo tratou de dados referentes a 13 semestres do curso no período de 2015 a 2022. Os resultados evidenciaram a necessidade de engajamento do coletivo docente na articulação de conteúdos entre as disciplinas do currículo de Pedagogia, no sentido de formar o professor pesquisador para além da articulação entre teoria e prática, abrangendo níveis de maior criticidade e de relevância social pela experiência de uma cultura acadêmica emancipatória.

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Biografia do Autor

Fátima Moraes Garcia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Educação, Cultura e Tecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Ciência do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Educação Física pela UFSM. Professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitória da Conquista. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn) da UESB. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Saúde da Terra e suas comunidades - CNPQ, Coordena a Linha: Produção de conhecimento, processos pedagógicos, formativos e terapêuticos em Educação e Saúde.

Sillas Oliveira Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestrando em Ensino pela UESB, especialista em Gestão Educacional e graduado em Pedagogia pela (UESB) e em História pela UniCesumar. Membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Saúde da Terra e suas Comunidades, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Maricelia Almeida dos Santos Trindade, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda em Ensino pela UESB, especialista em Neuropsicopedagogia Clínica pela Faculdade Futura, em Gestão Educacional pela Faculdade São Salvador e em Educação Inclusiva pela Faculdade João Calvino e graduada em Pedagogia pela Universidade Paulista e em História pela Faculdade de Ciências da Bahia. Membra pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Saúde da Terra e suas Comunidades, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

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Publicado

2024-07-18

Como Citar

GARCIA, F. M.; SANTOS, S. O.; TRINDADE, M. . A. dos S. Metodologia da pesquisa científica no curso de Pedagogia: reflexões sobre a formação de professores/as pesquisadores/as. Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e12802, 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e12802. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12802. Acesso em: 22 jul. 2024.