Formação de professor e profissionalismo: Reflexões acerca da avaliação externa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v4i11.896

Palavras-chave:

Profissionalismo. Avaliação Externa. Atividades Curriculares

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar o posicionamento dos docentes de duas Escolas Públicas dos municípios de Fortaleza e de Maracanaú-CE sobre as implicações daProva-Brasil/IDEB no currículo escolar e no profissionalismo do professor. Trata-se de uma abordagem qualitativa cujo método selecionado consistiu emestudo de caso.O cenário foram duas EscolasPúblicas localizadas no Estado do Ceará.Os sujeitos foramoito professoras do 5° ano do Ensino Fundamental. Para coleta dos dados,realizou-se uma entrevista com os envolvidos. Para análise dos dados, dispomos da análise temática de Minayo. Como principais resultados dialogados, apontamos que a avaliação externa Prova-Brasil/IDEBapresenta-se como dispositivo que induz a um currículo prescrito e reducionista, comprometendo a autonomia eo profissionalismo do professor e ainda subordinando a qualidade da educação ao rendimento do aluno.

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Publicado

2019-05-01

Como Citar

SANTOS, M. A. B. dos; FERREIRA, H. S.; SIMÕES, L. L. F. Formação de professor e profissionalismo: Reflexões acerca da avaliação externa. Educ. Form., [S. l.], v. 4, n. 11, p. 161–178, 2019. DOI: 10.25053/redufor.v4i11.896. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/896. Acesso em: 23 nov. 2024.