Estado do conhecimento sobre os desafios dos professores alfabetizadores em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e12576

Palavras-chave:

professores, alfabetização, pandemia

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discutir sobre os desafios dos professores alfabetizadores durante o período de pandemia, quando da suspensão das aulas presenciais. Reconhecendo a alfabetização como uma importante etapa para a aprendizagem e com o intuito de buscar estudos na literatura, foram realizadas pesquisas em bases de dados científicas para compor o estado do conhecimento. A partir dos relatos encontrados na literatura, foram identificados os desafios, possibilitando categorizá-los por áreas para uma melhor compreensão, sendo essas: Tecnologia, Avaliação, Cultura, Social, Saúde, Econômica e Ambiente Educacional. Os resultados apresentados revelam uma notável falta de investimentos e ações oriundos do poder público, fazendo com que cada local se organizasse de maneira diferente. Constatou-se que os professores alfabetizadores não estavam preparados para dar continuidade às aulas de maneira remota, tendo que se adaptar sem prévia preparação e poucos recursos. Espera-se contribuir com estudos futuros, fornecendo uma base de conhecimento sobre os desafios enfrentados pelos professores de alfabetização durante a pandemia.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Thais Nunes, Prefeitura Municipal de Lages

Mestra em educação pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), Camboriú (2024). Professora de anos iniciais da Prefeitura Municipal de Lages, Santa Catarina.

Airton Zancanaro, Instituto Federal Catarinense

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil (2015). Professor Titular do Instituto Federal Catarinense, Brasil.

Referências

ALFABETIZAÇÃO em rede: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia COVID-19 - Relatório técnico (parcial). Revista Brasileira de Alfabetização, Florianópolis, n. 13, p. 185-201, 2020. Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/465. Acesso em: 23 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.47249/rba2020465

FONSECA, J. R.; TEIXEIRA, L. R.; CARMONA, D. A. O socioconstrutivismo, a literacia e o trabalho com TICs durante a pandemia de coronavírus em 2020. Texto Livre, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, e34333, 2021. DOI: https://doi.org/10.25053/10.35699/1983-3652.2021.34333. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/34333. Acesso em: 23 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.34333

GONZALEZ, M.; MOHAMAD, G. A. Virtual literacy instruction: An investigation of how elementary educators exhibited TPACK during COVID-19 school closures. Journal of Pedagogical Research, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 54-88, 2022. Disponível em: https://www.ijopr.com/download/virtual-literacy-instruction-an-investigation-of-how-elementary-educators-exhibited-tpack-during-12631.pdf. Acesso em: 23 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.33902/JPR.202216914

MACHADO, Y. S. R. Estratégias de ensino remoto e o letramento digital na alfabetização de crianças. 2020. 175 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) – Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.

MAIA, S. A. B.; VERNIER, A. M. B.; DUTRA, C. M. Ensino Remoto Emergencial: experiências de uma educadora na Educação Básica. Pesquisa e Ensino, Barreiras, v. 2, e202124, p. 1-15, 2021. DOI: https://doi.org/10.37853/202124

MATEUS, J. C. et al. Teachers’ perspectives for a critical agenda in media education post COVID-19. A comparative study in Latin America. Comunicar, [S. l.], v. 30, n. 70, p. 9-18, 2022. DOI: https://doi.org/10.3916/C70-2022-01

MATTAR, J.; RAMOS, D. K. Metodologia de pesquisa em Educação: abordagens qualitativas, quantitativas e mistas. São Paulo: 70, 2021.

MENDES, L. O desafio da alfabetização sob a perspectiva do letramento em tempos de pandemia. 2021. 213 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós- -Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2021.

MIOLO, P. Políticas e práticas de organização curricular da alfabetização na pandemia: estudo de uma experiência inédita. 2022. 155 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional) – Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2022.

MOROSINI, M.; KOHLS-SANTOS, P.; BITTENCOURT, Z. Estado do conhecimento: teoria e prática. Curitiba: CRV, 2021. DOI: https://doi.org/10.24824/978655868991.1

OMS. Histórico da pandemia. Brasília, DF: OMS, 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. Acesso em: 26 jan. 2023.

PATTNAIK, J.; NATH, N.; NATH, S. Challenges to remote instruction during the pandemic: a qualitative study with primary grade teachers in India. Early Childhood Educ Journal, [S. l.], v. 51, n. 4, p. 675-684, 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/s10643-022-01331-4

PIGATTO, F. R. Ensino e tecnologias no ensino fundamental: investigação de práticas de alfabetização em escola de Nova Palma – RS no contexto da pandemia. Santa Maria: Universidade Franciscana, 2021. DOI: https://doi.org/10.48195/sepe2020-299

REGO, T. C. R. A indisciplina e o processo educativo: uma análise na perspectiva vygotskyana. In: AQUINO, J. G. (org.). Indisciplina na escola. 11. ed. São Paulo: Summus, 1996. p. 45-61.

Publicado

2024-06-26

Como Citar

NUNES, L. T.; ZANCANARO, A. Estado do conhecimento sobre os desafios dos professores alfabetizadores em tempos de pandemia . Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e12576, 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e12576. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12576. Acesso em: 21 nov. 2024.