Estado do conhecimento sobre os desafios dos professores alfabetizadores em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e12576

Palavras-chave:

professores, alfabetização, pandemia

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discutir sobre os desafios dos professores alfabetizadores durante o período de pandemia, quando da suspensão das aulas presenciais. Reconhecendo a alfabetização como uma importante etapa para a aprendizagem e com o intuito de buscar estudos na literatura, foram realizadas pesquisas em bases de dados científicas para compor o estado do conhecimento. A partir dos relatos encontrados na literatura, foram identificados os desafios, possibilitando categorizá-los por áreas para uma melhor compreensão, sendo essas: Tecnologia, Avaliação, Cultura, Social, Saúde, Econômica e Ambiente Educacional. Os resultados apresentados revelam uma notável falta de investimentos e ações oriundos do poder público, fazendo com que cada local se organizasse de maneira diferente. Constatou-se que os professores alfabetizadores não estavam preparados para dar continuidade às aulas de maneira remota, tendo que se adaptar sem prévia preparação e poucos recursos. Espera-se contribuir com estudos futuros, fornecendo uma base de conhecimento sobre os desafios enfrentados pelos professores de alfabetização durante a pandemia.

 

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Biografia do Autor

Luana Thais Nunes, Prefeitura Municipal de Lages

Mestra em educação pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), Camboriú (2024). Professora de anos iniciais da Prefeitura Municipal de Lages, Santa Catarina.

Airton Zancanaro, Instituto Federal Catarinense

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil (2015). Professor Titular do Instituto Federal Catarinense, Brasil.

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Publicado

2024-06-26

Como Citar

NUNES, L. T.; ZANCANARO, A. Estado do conhecimento sobre os desafios dos professores alfabetizadores em tempos de pandemia . Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e12576, 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e12576. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12576. Acesso em: 21 dez. 2024.