A linguagem escrita em uma instituição de educação infantil: concepções e práticas em interação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11492

Palavras-chave:

educação infantil, linguagem escrita, práticas pedagógicas

Resumo

Analisamos, neste artigo, a percepção de professores sobre práticas de/com linguagem escrita desenvolvidas com duas turmas de crianças em uma instituição pública de Educação Infantil. Como fundamentação teórica utilizamos os estudos de Vygotsky (2007), de Sepúlveda e Teberosky (2011) relacionados com as ideias de Abramovay e Kramer (1985), Kishimoto (2010) e Martins (1991) sobre a relação entre criança e linguagem. A pesquisa, de abordagem qualitativa, contou com a participação de duas professoras de Educação Infantil em sessões de observação com registros escritos e visuais, e uma experiência de grupo focal. Constatamos que a linguagem escrita era concebida como um conhecimento com o qual as crianças deveriam interagir e se apropriar, reconhecendo nesse objeto/instrumento de conhecimento especificidades de ensino/promoção pelas docentes e de aprendizagem/desenvolvimento pelas crianças, tratando-se de um conhecimento socialmente relevante. Todavia, não identificamos situações significativas em que a linguagem escrita fosse abordada na perspectiva do letramento.

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Biografia do Autor

Pedro Neto Oliveira de Aquino, Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Fortaleza

Pedagogo e mestre pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Tem experiência na etapa da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, como professor e assessor pedagógico, e no Ensino Superior, como docente em cursos de Pedagogia e da Área da Educação.

Larissa Naiara Souza de Almeida , Universidade Federal do Ceará

Pedagoga, mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará, onde também é pesquisadora do γραφή (grafí) - Laboratório de Estudos da Escrita.

Messias Holanda Dieb , Universidade Federal do Ceará

Pedagogo pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (CE). Mestre e Doutor pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde também é professor e pesquisador do γραφή (grafí) - Laboratório de Estudos da Escrita. Temas de interesse: estudos da escrita e letramentos acadêmicos.

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

AQUINO, P. N. O. de; ALMEIDA , L. N. S. de; DIEB , M. H. A linguagem escrita em uma instituição de educação infantil: concepções e práticas em interação . Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e11492, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e11492. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11492. Acesso em: 16 maio. 2024.