Demandas e principais desafios da educação especial e inclusiva face aos compromissos da agenda 2030 em Angola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e12528

Palavras-chave:

Educação especial, Educação inclusiva, Agenda 2030, Angola

Resumo

A garantia do direito à educação de qualidade a todos, incluindo o público-alvo da Educação Especial, é um dos compromissos presentes na Agenda 2030 sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Daí que este estudo objetiva analisar os desafios atuais da Política Nacional de Educação Especial Orientada para a Inclusão Escolar em face dos compromissos da Agenda 2030. Foi realizado um estudo qualitativo do tipo documental que enfatizou as legislações sobre o Sistema Educativo, Planos Nacionais de Desenvolvimento e relatórios do Ministério da Educação, ao passo que, para os internacionais, junto da Agenda 2030, foram consideradas declarações e relatórios das agências especializadas da Organização das Nações Unidas, através da análise temática latente. Os resultados indicam que Angola tem avançado bem no quesito dos marcos normativos sob influência das organizações multilaterais, porém os avanços registrados pouco se refletem nos resultados esperados no contexto da prática.

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Biografia do Autor

António António, Gabinete Provincial da Educação de Malanje

Doutor em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil, mestre em Psicopedagogia e Educação Especial pela Universidad Católica del Maule, Chile, e licenciado em Ciências da Educação, opção Gestão e Inspeção Escolar, pela Escola Superior Politécnica do Soyo, Universidade 11 de Novembro, Angola. Atualmente pertence ao quadro do Gabinete Provincial da Educação, atuando na Escola Magistério comandante Cuidado, Malanje.

Geovana Mendonca Lunardi Mendes, Universidade do Estado de Santa Catarina

Pós-doutora (2018/2019) na Arizona State University, Estados Unidos. É professora titular do quadro permanente da Universidade do Estado de Santa Catarina, atuando no Centro de Ciências da Educação, no curso de Pedagogia e no curso de mestrado e doutorado do Programa de Pós-                        -Graduação em Educação, na linha de pesquisa Política Educacionais, Ensino e Formação.

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Publicado

2024-05-29

Como Citar

ANTÓNIO, A.; MENDES, G. M. L. Demandas e principais desafios da educação especial e inclusiva face aos compromissos da agenda 2030 em Angola. Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e12528, 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e12528. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12528. Acesso em: 3 out. 2024.