Políticas de redução da desigualdade sociocultural
DOI:
https://doi.org/10.25053/edufor.v1i3.1621Palavras-chave:
América Latina, Estado, Políticas públicas, Desigualdade socioculturalResumo
O tema tratado neste texto é a desigualdade sociocultural, tendo como objetivo compreender as políticas públicas e sociais que, engendradas nesta sociedade, formam o escopo para entender este objeto. O problema que motivou este escrito baseou-se no seguinte questionamento: é possível a superação da desigualdade sociocultural na América Latina? A partir dessa questão, foi possível analisar as complexidades que envolvem a região latino-americana no que tange às diferentes formas de desigualdade. As unidades do texto trabalhadas foram: alguns conceitos de desigualdade observados na região latino-americana, bem como os princípios e fundamentos que os sustentam; o capitalismo monopolista e o papel do Estado e sua refuncionalização na compreensão da desigualdade sociocultural. Nesse sentido, a discussão fundamentou-se nos pressupostos históricos que têm como perspectiva a totalidade, a hegemonia e a mediação. O terceiro e último ponto debatido foi a possível superação da desigualdade sociocultural na América Latina.
Downloads
Referências
ALVES, J. E. D.; CORREA, S. Igualdade e desigualdade de gênero no Brasil: um panorama preliminar, 15 anos depois do Cairo. In: ABEP/UNFPA (Org.). Brasil, 15 anos após a Conferência do Cairo. Campinas: Abep, 2009. p. 121-223.
ARROYO, M. G. Políticas educacionais e desigualdades: à procura de novos significados. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1381-1416, 2010.
BOUDON, R. et al. Dicionário de Sociologia. Lisboa: Dom Quixote, 1990.
CATTANI, A. D. Desigualdades socioeconômicas: conceitos e problemas de pesquisa. Sociologias, Porto Alegre, v. 9, n. 18, p. 74-99, 2007.
KLIKSBERG, B. América Latina: uma região de risco, pobreza, desigualdade e institucionalidade social. Brasília, DF: Unesco, 2002.
NETTO, J. P. As condições histórico-sociais da emergência do serviço social. In: NETTO, J. P. Capitalismo monopolista e serviço social. São Paulo: Cortez, 2006. p. 15-51.
NETTO, J. P.; BRAZ, M. Economia política: uma introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2008.
NOMA, A. K.; LARA, A. M. B. Políticas para a educação e diversidade cultural: perspectiva da Unesco para o desenvolvimento. In: CARBELLO, S. R. C.; COMAR, S. R. (Org.). Educação para o século XXI: múltiplos desafios. Maringá: UEM, 2009. p. 51-62.
MELO, A. A. S. Os organismos internacionais na condução de um novo bloco histórico. In: NEVES, L. M. W. (Org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005. p. 69-82.
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Angela Mara Barros Lara
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.