A abordagem da ação crítica e a epistemologia da práxis pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v3i9.856Palavras-chave:
Educação, Formação Humana, Abordagem PedagógicaResumo
A ação do ensinar tem, historicamente, a atenção, dos educadores e estudiosos sobre as abordagens pedagógicas, voltada para o processo de ensinar e aprender. Apreciar esse processo para a formação humana, para além da mecanização da aprendizagem, requer partir dos saberes culturais e do conhecimento sistematizado. Este estudo objetiva apresentar a sistematização pedagógica como possibilidade teóricoprática a ser adotada pelo professor. Aportado teoricamente no conceito do diálogo e na teoria crítica, propõe abordagem da ação do ensinar e aprender na perspectiva crítico-reflexiva. Trata da produção teórica sobre o tema e das experiências com a docência com o procedimento metodológico de diário de campo e reunião de material do acúmulo na práxis interventiva em ambientes educativos. Enuncia a abordagem denominada AAC- Abordagem da Ação Crítica. Conclui que é a apropriação epistemológica pelo professor que promove a ação do ensinar aprender mais do que o domínio de técnicas pedagógicas.
Downloads
Referências
ARAGÃO, Marta G. S. Ressignificação do movimento em práticas escolares: o diálogo, a consciência, a intencionalidade. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal: UFRN, 2004
BASTOS, Robson S. SOARES, Marta G. Organização do Trabalho Pedagógico e Projeto Histórico: Conceitos e Concepções. Revista Cocar (UEPA), v. 8, v. 15, p. 72-78, 2014
BOHM, David. PEAT, F. David. Ciência, ordem e criatividade. Lisboa: Gradiva, 1989.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 23ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 48ª reimpressão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.
FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a liberdade e outros escritos. 14ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
FREITAS, Luís C. Crítica da organização do trabalho pedagógica e da didática. Campinas: Papirus, 1995.
GENÚ, Marta. O professor e o conhecimento da prática. Para pensar a prática pedagógica. Belém, 2017a. 11 Slides. Apresentação em Power Point
GENÚ, Marta. Aportes sócio filosóficos, teorias do conhecimento e o corpoconsciente. In: Marta Genú Soares; Emerson Duarte Monte. (Org.). Produção do Conhecimento e Experiências Inovadoras na Formação de Professores de Educação Física. Livro 1. 1ed.Belém: CCSE/UEPA, 2017b, v. 1, p. 14-26.https://issuu.com/emersonduartemonte/docs/livro_1_ressignificar_2017
LOPES, A. MACEDO, E. (Org.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2010.
MARCONDES, Maria Inês. A observação nos estudos em sala de aula e no cotidiano escolar. In OLIVEIRA, Ivanilde. MARCONDES, Maria Inês. Teixeira, Elizabeth. Metodologias e técnicas de pesquisa em educação. Belém: EDUEPA, 2010.
PERNAMBUCO, Marta M. C. A. Educação e Escola como movimento: do ensino de ciências a transformação da escola pública. Tese de doutorado. São
Paulo: Faculdade de Educação/Universidade de São Paulo, 1994
SANTIN, Silvino. Educação Física: ética, estética, saúde. Porto Alegre: EST-Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, 1995.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10 ed. Campinas: Autores Associados, 2008.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 39 ed. Campinas: Autores Associados, 2007
SOARES, Marta. Três décadas de movimento renovador da educação física: alcançamos a maioridade epistemológica? Conexões: Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 8, n. 3, p. 24-34, set./dez. 2010. ISSN: 1983-9030
SOARES, Marta. Escritos freireanos sobre formação do professor: a construção contínua da ação docente nas experiências latino americanas. Revista COCAR, Belém, Edição Especial N.2, p.07 a 30–ago. /dez. 2016.
VÁZQUEZ, Adolfo. Filosofia da Práxis. Trad. María Encarnación Moya. 2.ª ed. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales-CLACSO: São Paulo: Expressão Popular, 2011
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Marta Soares Genú
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.