A abordagem da ação crítica e a epistemologia da práxis pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v3i9.856

Palavras-chave:

Educação, Formação Humana, Abordagem Pedagógica

Resumo

A ação do ensinar tem, historicamente, a atenção, dos educadores e estudiosos sobre as abordagens pedagógicas, voltada para o processo de ensinar e aprender. Apreciar esse processo para a formação humana, para além da mecanização da aprendizagem, requer partir dos saberes culturais e do conhecimento sistematizado. Este estudo objetiva apresentar a sistematização pedagógica como possibilidade teóricoprática a ser adotada pelo professor. Aportado teoricamente no conceito do diálogo e na teoria crítica, propõe abordagem da ação do ensinar e aprender na perspectiva crítico-reflexiva. Trata da produção teórica sobre o tema e das experiências com a docência com o procedimento metodológico de diário de campo e reunião de material do acúmulo na práxis interventiva em ambientes educativos. Enuncia a abordagem denominada AAC- Abordagem da Ação Crítica. Conclui que é a apropriação epistemológica pelo professor que promove a ação do ensinar aprender mais do que o domínio de técnicas pedagógicas.

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Publicado

2018-09-03

Como Citar

GENÚ, M. S. A abordagem da ação crítica e a epistemologia da práxis pedagógica. Educ. Form., [S. l.], v. 3, n. 9, p. 55–70, 2018. DOI: 10.25053/redufor.v3i9.856. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/856. Acesso em: 21 dez. 2024.