Relação pedagógica no ambiente universitário: representações sociais captadas

les représentations sociales saisies

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e12711

Palavras-chave:

Relação pedagógica, Teoria das Representações Sociais, Convívio universitário, Cotidiano

Resumo

O estudo faz parte de uma pesquisa maior e objetiva captar representações sociais da relação pedagógica emergidas do convívio universitário de alunos concluintes e de seus professores em um curso de licenciatura em Pedagogia de uma instituição pública federal do Nordeste brasileiro. Apresenta como objeto a relação pedagógica e problematiza até que ponto essa relação repercute na formação discente/docente. O aporte teórico assenta-se nos estudos clássicos sobre relação pedagógica (Postic, 1990), no convívio universitário (Freire, 2019a) e nas ideias moscovicianas sobre a Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 1976). Possui caráter qualitativo. Apresenta informações coletadas utilizando: questionário de perfil, técnicas de complementação de frases (Ferreira; Rese; Nogueira, 2014) e análise de conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados apontam que o convívio no âmbito universitário e representações sociais emanadas desse meio geram crescimento acadêmico, atitudes democráticas na relação pedagógica, estando as representações ancoradas em ideias que encaminham para a gênese de situações vividas que podem explicar posições e comportamentos atuais.

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Biografia do Autor

Gabriella Alves Ferreira, Universidade Federal do Maranhão

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFMA. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação e Representações Sociais – UFMA. Professora efetiva do Ensino Fundamental (Secretária Municipal de São Luís).

Maria Núbia Barboa Bonfim, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Professora Emérita da Universidade Federal do Maranhão, com exercício no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFMA, na qualidade de Professora Permanente.

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Publicado

2024-07-23

Como Citar

FERREIRA, G. A.; BONFIM, M. N. B. Relação pedagógica no ambiente universitário: representações sociais captadas : les représentations sociales saisies. Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e12711, 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e12711. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12711. Acesso em: 31 ago. 2024.