Relação pedagógica no ambiente universitário: representações sociais captadas
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e12711Palavras-chave:
Relação pedagógica, Teoria das Representações Sociais, Convívio universitário, CotidianoResumo
O estudo faz parte de uma pesquisa maior e objetiva captar representações sociais da relação pedagógica emergidas do convívio universitário de alunos concluintes e de seus professores em um curso de licenciatura em Pedagogia de uma instituição pública federal do Nordeste brasileiro. Apresenta como objeto a relação pedagógica e problematiza até que ponto essa relação repercute na formação discente/docente. O aporte teórico assenta-se nos estudos clássicos sobre relação pedagógica (Postic, 1990), no convívio universitário (Freire, 2019a) e nas ideias moscovicianas sobre a Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 1976). Possui caráter qualitativo. Apresenta informações coletadas utilizando: questionário de perfil, técnicas de complementação de frases (Ferreira; Rese; Nogueira, 2014) e análise de conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados apontam que o convívio no âmbito universitário e representações sociais emanadas desse meio geram crescimento acadêmico, atitudes democráticas na relação pedagógica, estando as representações ancoradas em ideias que encaminham para a gênese de situações vividas que podem explicar posições e comportamentos atuais.
Downloads
Referências
ARRUDA, A. A polarização sob o olhar psicossocial. In: GUARESCHI, P. et al. (org.). Mundo sem fronteiras: representações sociais e práticas sociais. Florianópolis: Abrapso, 2021. p. 43-83.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: 70, 2011.
CAMPOS, P. H. F. As práticas sociais e seu “contexto”. In: GUARESCHI, P. et al. (org.). Mundo sem fronteiras: representações sociais e práticas sociais. Florianópolis: Abrapso, 2021. p. 122-156.
CASTORINA, J. A. El estudio de las representaciones sociales en el contexto didáctico. In: GUARESCHI, P. et al. (org.). Mundo sem fronteiras: representações sociais e práticas sociais. Florianópolis: Abrapso, 2021. p. 385-413.
DINIZ, M. M. Esta é a “minha” escola?: representações sociais de jovens do Ensino médio sobre o pertencimento à instituição escolar. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Maranhão, São Luís, 2023.
FERREIRA, J. M.; RESE, N.; NOGUEIRA, E. E. Empreendedoras escrevem a própria história: estudo realizado a partir do teste de complemento de frases. Revista Gestão Organizacional, Santa Catarina, n. 3, v. 6, p. 97-112, 2014. DOI: https://doi.org/10.22277/rgo.v6i3.1512
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 79. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019a.
FREIRE, P. Pedagogia da tolerância. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 84. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019b.
FREIRE-RIBEIRO, I.; MESQUITA, E. A relação pedagógica a partir do olhar de futuros professores: implicações do(s) ambiente(s) de ensino e aprendizagem. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, Lisboa, nº esp., p. 14-35, 2020. Disponível em: https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/8499. Acesso em: 27 set. 2023.
GATTI, B. A. Potenciais riscos aos participantes. In: ANPED (org.). Ética e pesquisa em educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019, p. 35-41.
MACIEL, S. C.; SOUSA, P. F.; DIAS, C. C. V. Representações sociais, estereótipos e preconceito frente às pessoas com transtornos mentais: desafios no contexto da Reforma Psiquiátrica. In: GUARESCHI, P. et al. (org.). Mundo sem fronteiras: representações sociais e práticas sociais. Florianópolis: Abrapso, 2021. p. 256-279.
MORAES, D. F. G.; OLIVEIRA, G. S.; SANTOS, A. O. Formação de professores: saberes e competências essenciais para o exercício da docência. Revista Prisma, Rio de Janeiro, v. 1, n. 3, p. 121-155, 2020. Disponível em: https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/28: Acesso em: 6 nov. 2023.
MOREIRA, H. Critérios e estratégias para garantir o rigor na pesquisa qualitativa. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 11, n. 1, p. 405-424, 2018. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/6977. Acesso em: 9 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.3895/rbect.v11n1.6977
MOSCOVICI, S. La psychanalyse, son image, son public. 2. ed. Paris: PUF, 1976.
POSTIC, M. A relação pedagógica. 2. ed. Coimbra: Coimbra, 1990.
SÁ, C. P. Representações sociais: o conceito e o estado atual da teoria. In: SPINK, M. J. (org.). O conhecimento no cotidiano. São Paulo: Brasiliense, 1993. p. 19-45.
SILVA, F. O.; SOUZA, G. F. R. Formação permanente de professores no cotidiano escolar: o real e o possível. Revista Educação & Formação, Fortaleza, v. 7, e8002, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8002/6948. Acesso em: 2 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8002
SILVA, M. R. P. Literatura afro-brasileira na Educação Infantil: desafios à formação docente. Revista Educação & Formação, Fortaleza, v. 8, e10060, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/index. Acesso em: 23 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e10060
SOARES, A. B. et al. Relações interpessoais na universidade: o que pensam estudantes da graduação em Psicologia? Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 7, n. 1, p. 56-76, 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-64072016000100005. Acesso em: 3 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5433/2236-6407.2016v7n1p56
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gabriella Alves Ferreira, Maria Núbia Barboa Bonfim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.