Principais discussões tecidas nas publicações mais citadas da Revista Educação & Formação (2016-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i1.3473

Palavras-chave:

Educação, Produção do conhecimento, Análise de conteúdo

Resumo

Objetivou-se compreender quais e como são discutidas as temáticas que perpassam a produção científica da Revista Educação & Formação no seu primeiro quadriênio de veiculação (2016-2019). A pesquisa é do tipo Estado da Arte e metodologicamente amparada pela análise do conteúdo de uma amostragem de textos publicados por essa revista – aqueles mais citados – que fez emergir quatro categorias: “Formação de professores”, “Práticas docentes”, “História da Educação” e “Análise crítica de assuntos educacionais”. Essas foram discutidas, majoritariamente, por estudiosos que interagiram diretamente com o contexto educativo ou com os profissionais da educação. A análise permitiu concluir que a Revista Educação & Formação, apesar do pouco tempo de existência, se constitui em importante instrumento de disseminação do conhecimento nacional e internacional do campo da Educação, prioritariamente no que concerne à subárea “formação de professores”, escopo desse periódico.

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Biografia do Autor

Francisca Genifer Andrade de Sousa, Universidade Estadual do Ceará/UECE

Doutoranda e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Pedagogia pela mesma universidade. Integrande do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO).

Francisca Risolene Fernandes, Prefeitura municipal de Horizonte

Especialista em Alfabetização e Multiletramentos, em Gestão Pedagógica da Escola Básica e em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Servidora pública municipal de Horizonte-CE.

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

SOUSA, F. G. A. de; FERNANDES, F. R. Principais discussões tecidas nas publicações mais citadas da Revista Educação & Formação (2016-2019). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 1–16, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i1.3473. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3473. Acesso em: 28 mar. 2024.