Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no Brasil

  • Katia Regina Teixeira Vasconcellos
  • Elisangela da Silva Bernardo
Palavras-chave: Formação docente.Formação inicial.Formação continuada.

Resumo

A temática da formação docente tem provocado inúmeras produções, sendo um espaço de muita pesquisa. Autores como Nóvoa (1992), Schön (1992) e Tardif (2002), desde a década de 1990 e início dos anos 2000, apontam o professor como um profissional reflexivo, que se forma enquanto forma o outro. Esses teóricos aprofundam seus estudos em busca da compreensão de quem é o professor (identidade docente), que formação esse profissional efetivamente recebe e se essa formação é suficiente para o exercício de sua prática. Dessa forma, este texto apresenta um ciclo de três momentos comuns na trajetória profissional do professor e destaca entre os achados a importância da busca por formação em todos os ciclos da construção da carreira de professor e a conscientização da importância de seu fazer docente para a emancipação do sujeito, do profissional e do formador de outros.

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Publicado
2016-05-02
Como Citar
VASCONCELLOS, K. R.; BERNARDO, E. Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no Brasil. Educação & Formação, v. 1, n. 2, p. 208-222, 2 maio 2016.