Educação, aprendizagem e tecnologia na pesquisa-formação
DOI:
https://doi.org/10.25053/edufor.v2i6.2377Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem. Formação com professores. Pesquisa-formação. Cultura digital.Resumo
A integração significativa das tecnologias digitais nos processos de ensino-aprendizagem tem assumido papel de destaque entre os desafios da educação contemporânea. Práticas diferenciadas na formação universitária e diferentes experiências de investigação na perspectiva da mídia-educação destacam uma abordagem da pesquisa-formação – com ênfase num trabalho colaborativo entre professores, estudantes e pesquisadores –, que propicia diferentes formas de diálogo com o território. É no contexto dessas experiências e relações que o artigo reflete sobre a tecnologia como cultura, mediando os processos de ensino-aprendizagem na formação universitária e continuada com professores a partir de experiências de pesquisa-formação desenvolvidas em diferentes investigações e contextos socioculturais.
Downloads
Referências
BELLONI, M. L. Crianças e mídias no Brasil: cenários de mudança. São Paulo: Papirus, 2010.
BONILLA, M. H.; FANTIN, M. Olhares sobre a prática pedagógica com o Projeto UCA. In: QUARTIERO, E. M.; BONILLA, M. H.; FANTIN, M. (Org.). Projeto UCA: entusiasmos e desencantos de uma política pública. Salvador: UFBA, 2015. p. 99-145.
BRUNER, J. La cultura dell’educazione. Nuove orizzonti per la scuola. Milano: Feltrinelli, 2002.
BRUNER, J. Realidade mental, mundos possíveis. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
BUCKINGHAM, D. Media education: literacy, learning and contemporary culture. Cambridge: Polity, 2005.
BUCKINGHAM, D. Youth, identity and digital media. Cambridge: MIT, 2008.
COPE, B.; KALANTZIS, M. (Ed.). Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. New York: Routledge, 2000.
DAMIANO, E. Didattica come teoria della mediazione. Milano: Franco Angeli, 2013.
DURAND, M.; SAURY, J.; VEYRUNES, P. Relações fecundas entre pesquisa e formação docente: elementos para um programa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 125, p. 37-62, 2005.
FANTIN, M. (Org.). I Seminário Multideas. Florianópolis: Seminário Multideas, 2015a.
FANTIN, M. Dimensões da formação cultural e da mídia-educação na Pedagogia. EntreVer, Florianópolis, v. 2, p. 264-280, 2012.
FANTIN, M. Mídia-educação: olhares, conceitos e experiências Brasil e Itália. Florianópolis: Cidade Futura, 2006.
FANTIN, M. Nativos e imigrantes digitais em questão: crianças e competências midiáticas na escola. Revista Passagens, Fortaleza, v. 7, p. 5-26, 2016.
FANTIN, M. Novos paradigmas da didática e a proposta metodológica dos Episódios de Aprendizagem Situada, EAS. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 40, p. 443-464, 2015b.
FANTIN, M. Perspectives on media literacy, digital literacy and information literacy. International Journal of Digital Literacy and Digital Competence, v. 1, n. 4, p. 10-16, 2010.
FANTIN, M.; GIRARDELLO, G. Diante do abismo digital: mídia-educação e mediações culturais. Perspectiva, Florianópolis, v. 27, p. 69-96, 2009.
FANTIN, M.; QUARTIERO, E. M. Práticas educativas e culturais de estudantes e suas percepções sobre as tecnologias móveis na escola. Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 2, p. 523-544, 2015.
FREINET, C. La scuola del fare. Bergamo: Junior, 2002.
GUNTZEL, C. et al. Práticas investigativas e formativas em mídia-educação: três olhares para a formação do professor. In: FANTIN, M.; RIVOLTELLA, P. C. (Org.). Escola e cultura digital. Campinas: Papirus, 2012. p. 309-346.
LIAW, S.-S.; HATALA, M.; HUANG, H.-M. Investigating acceptance toward mobile learning to assist individual knowledge management. Computers & Education, v. 54, p. 446-454, 2010.
LONGAREZI, A. M.; SILVA, J. L. Interface entre pesquisa e formação de professores: delimitando o conceito de pesquisa-formação. In: EDUCERE, 8., 2008, Curitiba. Anais... Curitiba: Champagnat: Araucária, 2008. p. 4048-4061.
NERI, M. Mapa da inclusão digital. Rio de Janeiro: FGV, 2013.
PACHLER, N. (Ed.). Mobile learning: Towards a research agend. London: WLE Centre, 2007.
QUARTIERO, E. M.; FANTIN, M. Education-research in school: Places and author ships in question. Research on Education and Media, v. 2, p. 35-46, 2014.
RIVOLTELLA, P. C. Didattica inclusiva con gli EAS. Brescia: La Scuola, 2015.
RIVOLTELLA, P. C. Fare didattica con gli EAS. Brescia: La Scuola, 2013.
RIVOLTELLA, P. C. La previsione. Brescia: La Scuola, 2104.
SANTAELLA, L. A aprendizagem ubíqua na educação aberta. Tempos e Espaços, Alagoas, n. 14, p. 15-22, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Monica Fantin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.