Concepções de gênero e sexualidade d@s docentes do curso de licenciatura em pedagogia: por um currículo Queer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v3i8.272

Palavras-chave:

Currículo, Gênero, Sexualidades, Formação docente

Resumo

O presente estudo tem por objetivo refletir acerca da concepção d@s docentes do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe, campusde Itabaiana, sobre as temáticas: gênero, corpo e sexualidade. Utilizou-se a perspectiva teórica pós-crítica. Os sujeitos da pesquisa foram docentes do referido curso, com @s quais foram aplicadas entrevistas semiestruturadas. O estudo sinalizou que, nas últimas décadas, são perceptíveis alguns avanços em relação às temáticas abordadas. Contudo, as mesmas estão no campo da implicação epistemológica individual d@ docente, fato que sinaliza para a necessidade de uma mudança na estrutura curricular, incorporando posturas da pedagogia queer e propõe uma nova postura política, novas estratégias, atitudes, procedimentos pedagógicos subversivos, que demarcam as possibilidades de negociação na universidade.

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Referências

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Publicado

2018-05-02

Como Citar

RIOS, P. P. S.; CARDOSO, H. de M.; DIAS, A. F. Concepções de gênero e sexualidade d@s docentes do curso de licenciatura em pedagogia: por um currículo Queer. Educ. Form., [S. l.], v. 3, n. 8, p. 98–117, 2018. DOI: 10.25053/redufor.v3i8.272. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/272. Acesso em: 21 nov. 2024.