Formação continuada de professores: Saberes ressignificados e práticas docentes transformadas
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v3i9.858Palavras-chave:
Educação, Sociedade, Formação ContinuadaResumo
O presente artigo se propõe a responder a seguinte questão: quais são as transformações percebidas pelos professores em sua prática docente frente aos cursos de formação continuada? Fundamentada em teóricos que problematizam a formação continuada dos professores, a pergunta central da pesquisa é respondida tendo como base o trabalho de formação continuada realizado em escolas dos municípios de Ijuí, Panambi, Ajuricaba e Condor. A tese principal gira em todo da necessidade da realização de um investimento considerável em termos de formação continuada, a fim de que sejam evidenciados resultados concretos do ponto de vista dos professores que participam dessas formações. É, por isso, que há necessidade de um constante processo de formação continuada, sob o foco de um novo modelo transformativo, postado nos tempos atuais.
Downloads
Referências
BAZARRA, Lurdes; CASANOVA, Jerónimo; UGARTE, Garcia. Ser professor em tempos de mudança. Trad. Antonio Efro Feltrin. São Paulo: Paulinas, 2008.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação:uma introdução à teoria e aos métodos.Trad. de Maria Alvarez, Sara Bahia dos Santos, Telmo Mourinho Baptista. Porto: 1994.
GOHN, Maria da Glória (org.). Movimentos sociais no início do século XXI: antigos e novos atores sociais. Petrópolis: Vozes, 2003.
GOMÉZ, Angel Pérez. O pensamento prático do professor. In: NÓVOA, Antonio (Org). Os professores e a sua formação.Lisboa: Dom Quixote, 1992, p. 95-114.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza.São Paulo: Cortez, 2006.
LIMA, Licínio C. A escola como organização educativa.São Paulo: Cortez, 2001.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa: 2009.
________. (Org.) Os professores e sua formação.Lisboa: Dom Quixote, 1992.
RAMOS, Rafael Yus. Formação ou conformação dos professores? Pátio, v. 5, n. 17, p. 22- 26, jul. 2001.
ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 94-103, jan./abr. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a08v1234.pdf>. Acesso em: 8 maio 2017.
SAVIANI, Demerval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 4, n. 40, jan./abr. 2009. p.143-155. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf>. Acesso em: 5 maio 2017.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude;LAHAYE, Louise.Os professores face ao saber:esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 4, p. 215-233, 1991.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
ZEICHNER, Kenneth M. A formação de professores: ideias e práticas.Lisboa: Educa, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Fábio César Junges, Charles Matin Ketzer, Vânia Maria Abreu de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.