FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

SABERES RESSIGNIFICADOS E PRÁTICAS DOCENTES TRANSFORMADAS

Palavras-chave: Educação. Sociedade. Formação Continuada.

Resumo

O presente artigo se propõe a responder a seguinte questão: quais são as transformações percebidas pelos professores em sua prática docente frente aos cursos de formação continuada? Fundamentada em teóricos que problematizam a formação continuada dos professores, a pergunta central da pesquisa é respondida tendo como base o trabalho de formação continuada realizado em escolas dos municípios de Ijuí, Panambi, Ajuricaba e Condor. A tese principal gira em todo da necessidade da realização de um investimento considerável em termos de formação continuada, a fim de que sejam evidenciados resultados concretos do ponto de vista dos professores que participam dessas formações. É, por isso, que há necessidade de um constante processo de formação continuada, sob o foco de um novo modelo transformativo, postado nos tempos atuais.

 

Referências

BAZARRA, Lurdes; CASANOVA, Jerónimo; UGARTE, Garcia. Ser professor em tempos de mudança. Trad. Antonio Efro Feltrin. São Paulo: Paulinas, 2008.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação:uma introdução à teoria e aos métodos.Trad. de Maria Alvarez, Sara Bahia dos Santos, Telmo Mourinho Baptista. Porto: 1994.

GOHN, Maria da Glória (org.). Movimentos sociais no início do século XXI: antigos e novos atores sociais. Petrópolis: Vozes, 2003.

GOMÉZ, Angel Pérez. O pensamento prático do professor. In: NÓVOA, Antonio (Org). Os professores e a sua formação.Lisboa: Dom Quixote, 1992, p. 95-114.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza.São Paulo: Cortez, 2006.

LIMA, Licínio C. A escola como organização educativa.São Paulo: Cortez, 2001.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa: 2009.

________. (Org.) Os professores e sua formação.Lisboa: Dom Quixote, 1992.

RAMOS, Rafael Yus. Formação ou conformação dos professores? Pátio, v. 5, n. 17, p. 22- 26, jul. 2001.

ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 94-103, jan./abr. 2007. Disponível em: . Acesso em: 8 maio 2017.

SAVIANI, Demerval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 4, n. 40, jan./abr. 2009. p.143-155. Disponível em: . Acesso em: 5 maio 2017.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude;LAHAYE, Louise.Os professores face ao saber:esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 4, p. 215-233, 1991.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

ZEICHNER, Kenneth M. A formação de professores: ideias e práticas.Lisboa: Educa, 1998.
Publicado
2018-12-31