A interdisciplinaridade e a formação cidadã em uma escola pública de Fortaleza-CE
Palavras-chave:
Educação formal. , Valores. , Educação básica.Resumo
Objetiva-se investigar as práticas desenvolvidas em uma escola pública de Ensino Fundamental de Fortaleza-CE com vistas à formação integral dos estudantes. Apoia-se metodologicamente na observação participante, a partir da qual foi vivenciado o cotidiano de duas turmas, feito concretizado mediante o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Estadual do Ceará (PIBID/UECE). Além da observação participante, foram realizadas entrevistas informais com as educadoras das turmas lócus do estudo, sob o intuito de compreender as práticas observadas. Evidencia-se haver discrepância entre o que estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, e a realidade escolar, visto que não tem sido possível efetivar a formação integral dos estudantes, já que são priorizados os conteúdos curriculares, que em sua maioria não possuem significado para os discentes. Conclui-se que a formação cidadã é prejudicada pelo próprio sistema de ensino, que estabelece previamente o que os alunos devem apreender até o final da escolarização básica.
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