A interdisciplinaridade e a formação cidadã em uma escola pública de Fortaleza-CE

Autores

Palavras-chave:

Educação formal. , Valores. , Educação básica.

Resumo

Objetiva-se investigar as práticas desenvolvidas em uma escola pública de Ensino Fundamental de Fortaleza-CE com vistas à formação integral dos estudantes. Apoia-se metodologicamente na observação participante, a partir da qual foi vivenciado o cotidiano de duas turmas, feito concretizado mediante o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Estadual do Ceará (PIBID/UECE). Além da observação participante, foram realizadas entrevistas informais com as educadoras das turmas lócus do estudo, sob o intuito de compreender as práticas observadas. Evidencia-se haver discrepância entre o que estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, e a realidade escolar, visto que não tem sido possível efetivar a formação integral dos estudantes, já que são priorizados os conteúdos curriculares, que em sua maioria não possuem significado para os discentes. Conclui-se que a formação cidadã é prejudicada pelo próprio sistema de ensino, que estabelece previamente o que os alunos devem apreender até o final da escolarização básica.

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Biografia do Autor

Francisca Genifer Andrade de Sousa, Universidade Estadual do Ceará/UECE

Doutoranda e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Pedagogia pela mesma universidade. Integrande do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO).

Jean Mac Cole Tavares Santos, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)

ossui graduação em História (Licenciatura), Universidade Estadual do Ceará (UECE - 1995), e em Direito (Bacharel), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN - 2016). É especialista em Teoria e Metodologia da História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA - 1997), mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2000) e doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB - 2007), com estágio doutoral na Universidade de Valência (UV - Valência, Espanha). Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob a supervisão de Alice Casimiro Lopes (entre 2012 - 2014). É professor Adjunto IV do Curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação/UERN. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO, Mestrado em Ensino, em associação UERN/UFERSA/IFRN. É tutor do PET Pedagogia. É líder do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação (UERN/CNPq), com pesquisas sobre formação escolar e inclusão no mundo do trabalho, sobre ensino, diversidade e direitos humanos e sobre as políticas e o currículo no ensino médio com apoio do CNPq. Coordena o Projeto de Extensão Estudos em Indisciplina e Violência na Escola (EIVE). Editor chefe da Revista Cientifica Eletrônica Ensino Interdisciplinar.

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Publicado

2020-01-10

Como Citar

Sousa, F. G. A. de, & Santos, J. M. C. T. (2020). A interdisciplinaridade e a formação cidadã em uma escola pública de Fortaleza-CE. Ensino Em Perspectivas, 1(1), 1–15. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4574

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