Retalhos biográficos de duas mulheres educadoras cearenses do século XX
Palavras-chave:
Escolarização formal, Docência, Mulheres educadorasResumo
O objetivo do estudo de abordagem qualitativa e do tipo biográfico é conhecer a vida e as experiências formativas e educativas de duas professoras cearenses do século XX, com foco nas diferenças e nas semelhanças que perpassam as suas trajetórias de vida profissional. A coleta de dados consistiu na realização de entrevistas estruturadas com as duas professoras focos do estudo, mediante Google Meet e Whatsapp, entre os meses de maio e junho de 2021. A trajetória de duas mulheres provenientes de famílias pouco escolarizadas do interior do estado do Ceará, que migraram com as suas famílias para a capital cearense em busca de melhores condições de vida, revela que em Fortaleza tornou-se possível lograr de trajetória educativa diferenciada e, posteriormente, ingressar no magistério, um dos únicos campos aceitos para atuação profissional da mulher. Conclui-se que a escrita sobre a vida de professoras incrementa a história feminina e a história da educação do Ceará.
Downloads
Referências
ARAÚJO, H de L. M. R. A tradicional Escola Normal Rural Cearense chega ao Bairro de Fátima Formação das primeiras professoras primárias (1958-1950). Fortaleza: UFC, 2015.
ARRUDA, A. T. F. F. P.; CASTRO, E. L de; BARRETTO, R. F. Inclusão no ensino superior: um desafio para a docência. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 1-6, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4534/3677 Acesso em: 23 jun. 2021.
BARBOSA, R. P.; SABOIA, V. S. M.; Diversidade e construção da identidade da criança no cotidiano da educação infantil. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 1-3, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4512/3641 Acesso em: 23 jun. 2021.
BURKE, P. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru: EDUSC, 2001.
COELHO, K. C. A. A educação feminina cearense pela ótica da escola Normal (1884-1930). Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4529/3648 Acesso em: 23 jun. 2021.
DOSSE, F. O desafio biográfico: escrever uma vida. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015.
FARIAS, I. M. S.; NUNES, J. B. C.; CAVALCANTE, M. M. D. Telensino: percursos e polêmicas. Fortaleza: Demócrito Rocha: Universidade Estadual do Ceará, 2001.
FIALHO, L. M. F.; FREIRE, V. C. C. Educação formativa de uma líder política cearense: Maria Luiza Fontenele (1950-1965). Cadernos de História da Educação, v. 17, p. 343, 2018. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/43290 Acesso em: 29 abr. 2021.
FIALHO, L. M. F.; LIMA, A. M. S.; QUEIROZ, Z. F. Biografia de Aída Balaio: prestígio social de uma educadora negra. Educação Unisinos, v. 23, p. 48-67, 2019. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2019.231.04 Acesso em: 28 abr. 2021.
FIALHO, L. M. F.; QUEIROZ, Z. F. Maria Neli Sobreira: história e memória da educação em Juazeiro do Norte. Educar em Revista, v. 34, p. 67-84, 2018. Disponível em: http://www.rrscielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40602018000400067&lng=pt&nrm=iso Acesso em: 28 abr. 2021.
FIALHO, L. M. F.; SA, E. C. V. Educadora Henriqueta Galeno: a biografia de uma literata e feminista (1887- 1964). História da Educação, v. 22, p. 169-188,2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/75182 Acesso em: 29 abr. 2021.
FIALHO, L. M. F.; SANTOS, H. F.; FREIRE, V. C. C. Biografia da Professora Raquel Dias Araújo: um olhar sobre a docência universitária e a militância política. History of Education in Latin America - HistELA, v. 3, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/20562/12765 Acesso em: 29 abr. 2021.
FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A.; NASCIMENTO, L. B. S. Biografia da educadora Josete Sales: reflexos da formação de professoras no Ceará. Roteiro, v. 45, 2020. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23790 Acesso em: 29 abr. 2021.
FIALHO, L. M. F.; SOUSA, N. M. C.; DIAZ, J. M. H. Rosa Maria Barros Ribeiro: memórias da trajetória formativa para docência. Revista Cocar, v. 8, p. 371-387, 2020. Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/3083 Acesso em: 29 abr. 2021.
FIALHO, L. M. F; CARVALHO, S. O. C. História e memória do percurso educativo de Célia Goiana. Série-Estudos, v. 22, p. 137-157, 2017. Disponível em: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/view/992 Acesso em: 28 abr. 2021.
FIALHO, L. M. F.; CARVALHO, S. O. C.; NASCIMENTO, L. B. S. Memórias de Maria Helena da Silva: licenciatura em Pedagogia em tempos de ditadura (1966-1970). Cadernos de Pesquisa, v. 28, p. 335, 2021. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14922 Acesso em: 28 abr. 2021.
FIALHO, L. M. F.; HERNÁNDEZ DÍAZ, J. M. Maria Zelma de Araújo Madeira: memórias de formação e resistências da docente universitária negra. Revista Diálogo Educacional, v. 20, p. 775-796, 2020. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/26441 Acesso em: 28 abr. 2021.
FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A. de. Irmã Elisabeth Silveira e a educação feminina no Colégio da Imaculada Conceição, Fortaleza-CE. Revista Diálogo Educacional, v. 21, p. 191-316, 2021. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/27388. Acesso em: 28 abr. 2021.
LOPES, T. M. R.; SOUSA, F. G. A.; FIALHO, L. M. F. Maria Zuíla e Silva Morais: Pioneirismo e protagonismo na fundação da Apae de Juazeiro. Revista Entreideias: Educação, Cultura e Sociedade, v. 9, p. 89-108, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/35197 Acesso em: 29 abr. 2021.
MAGALHÃES JUNIOR, A. G. Vigilância, transgressão e “punição”: memórias de ex-alunas de escolas católicas de formação de educadoras (1964-1969). 2003. 201f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2003.
MENDES, M. C. F.; COSTA, M. A. A.; BRANDENBURG, C.; FIALHO, L. M. F. Iolanda dos Santos Mendonça: a participação das mulheres em movimentos indígenas (1970-2000). Cambios y Permanencias, v. 11, p. 828-853, 2020. Disponível em: https://revistas.uis.edu.co/index.php/revistacyp/article/view/11094 Acesso em: 29 abr. 2021.
MENDES, M. C. F.; FIALHO, L. M. F.; MACHADO, C. J. S. Argentina Pereira Gomes: disseminação de -inovações- didáticas na educação primária na década de 1930. Revista Diálogo Educacional, v. 19, p. 527-550, 2019. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/viewFile/24959/2359. Acesso em: 28 abr. 2021.
MINAYO, M. C de S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
NUNES, L. Prefácio. In: In: FIALHO, L, M, F; MACHADO, C, J, dos S; ALMEIDA, G, M de A; SANTANA, J, R (Org.). Ensaios de memórias e oralidades. Fortaleza: Edições UFC, 2014, p. 11-17.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
SOUSA, J. M. Sistema Educacional Cearense. Recife: MEC/INEP, 1961.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jessica Fernandes de Lima, Hellen Gomes Santos, Francisca Genifer Andrade de Sousa
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.