Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Início
Actual
Archivos
Equipo editorial
Sobre la revista
Envíos
Contacto
Avisos
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 9 Núm. 26 (2022): Número Especial - V Seminário Cearense de História da Matemática
Vol. 9 Núm. 26 (2022): Número Especial - V Seminário Cearense de História da Matemática
Publicado:
2022-04-11
Artigos do V SCHM
Uma descrição das "Lições de Geometria Diferencial" de Roberto Trompowsky (1853-1926)
Antonio José Melo de Queiroz
01-15
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7955
Sequência Fedathi, H5P e Papiro de Rhind para a promoção do ensino de Matemática
Carlos Henrique Delmiro de Araújo, Hermínio Borges Neto
16-30
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8033
Um percurso pela história da probabilidade
Veraciv Brabo de Vasconcelos, Gabriel Brabo de Vasconcelos, Miguel Chaquiam
31-46
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7990
O Youtube como ferramenta de ensino da história da matemática: uma análise de vídeos
Reullyanne Freitas de Aguiar, Francisco Alexandre de Lima Sales
47-61
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8004
Recortes da história para o ensino de juros
Andréa Regina Henriques de Medeiros, Miguel Chaquiam
62-75
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8032
A presença da história da matemática nos livros didáticos do novo ensino médio
Francisco Wagner Soares Oliveira, Raniele Sampaio Nogueira
76-88
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8026
Aspectos históricos dos conceitos de Dependência e Independência Linear
Renan Marcelo da Costa Dias, João Cláudio Brandemberg
89-103
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7953
As publicações sobre o tratado algébrico de Omar Khayyam (1048-1131)
Rosangela Araújo da Silva, Bernadete Barbosa Morey
104-113
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7923
Recortes da análise inicial sobre a obra A Cronologia das Nações Antigas de al-Biruni (973 - 1048)
Maria Luíza dos Santos, Giselle Costa de Sousa
114-124
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8023
História e tecnologias digitais no ensino de poliedros regulares
João Nazareno Pantoja Corrêa, João Cláudio Brandemberg
125-140
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7995
O conceito de função na Teoria das Funções Analíticas de Joseph-Louis Lagrange (1813)
Alailson Silva de Lira, João Cláudio Brandemberg
141-151
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7964
A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental
Romulo Everton de Carvalho Moia, Iran Abreu Mendes, Marcos Fabricio Ferreira Pereira
152-164
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8012
Aspectos matemáticos e materiais da fabricação do báculo de Petrus Ramus frente a concepção de licenciandos em Matemática
Francisco Hemerson Brito da Silva, Antonia Naiara de Sousa Batista
165-180
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8031
Liber Abaci: contexto, competências, habilidades e potencialidades
José dos Santos Guimarães Filho, João Cláudio Brandemberg
181-197
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7969
Pesquisa sobre História da Matemática em artigos de periódicos brasileiros entre 1985 - 2018
Luis Andrés Castillo, Iran Abreu Mendes, Ivonne C. Sánchez
198-213
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8050
Uma antiga demonstração do teorema de Pitágoras desde a perspectiva da geometria dinâmica
Ivonne C. Sánchez, Luis Andrés Castillo
214-226
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8030
Discutindo potencialidades de textos antigos para o ensino fundamental em Matemática
Patrícia Sheila Figueiredo Pereira, João Cláudio Brandemberg
227-241
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8008
Sobre uma biografia de Georg Joachim Rheticus e sua obra Canon Doctrinae Triangulorum (1551)
Stephany Glaucia de Oliveira Paulo, João Cláudio Brandemberg
242-257
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8016
Conhecimentos mobilizados a partir dos aspectos históricos e matemáticos das duas réguas para cálculo (1639) de William Oughtred
Amanda Cardoso Benicio de Lima, Kawoana da Costa Soares, Verusca Batista Alves, Ana Carolina Costa Pereira
258-274
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7971
O Manual Prático de Cálculo Diferencial e Integral de Gustave Bessière: movimentos de um estudo hermenêutico em composição
Danilo Olímpio Gomes, Charles Santos Almeida, Edclesia Demedes da Silva
275-290
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7996
A Matemática nos primórdios da Escola de Minas de Ouro Preto: uma visão geral
Vinicius Mendes Couto Pereira
291-305
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8027
Um perfil dos professores de Matemática da Escola Normal do Pará (1890 – 1920)
Marcos Fabrício Ferreira Pereira, Iran Abreu Mendes, Romulo Everton de Carvalho Moia
306-317
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8020
Contribuições do estudo de mulheres na matemática para a formação de professores: uma investigação acerca dos conhecimentos matemáticos para o ensino
Ana Cristina Silva Pereira, Mariana Feiteiro Cavalari
318-332
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8011
A Álgebra Geométrica de ʿUmar Al-Khayyāmī em sala de aula
Severino Carlos Gomes
333-344
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7986
Estudos iniciais sobre o setor de Thomas Hood (1556-1620)
Lívia Bezerra de Alencar, Ana Carolina Costa Pereira
345-358
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8054
O uso do Promptuario de John Napier (1550 – 1617) para o Ensino de Multiplicação à luz da percepção de Licenciandos da UECE
Pedro Henrique Sales Ribeiro, Gisele Pereira Oliveira
359-373
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8028
Um primeiro olhar sobre A Short Treatise Of The Description Of The Sector
Francimar Miguel da Silva Junior, Andressa Gomes dos Santos, Ana Carolina Costa Pereira
374-385
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8034
Resolução de equações do segundo grau, à luz da Teoria da Objetivação
Elaine de Sousa Teodosio, Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipiao
386-395
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8017
A Álgebra Islâmica Magrebina no Rafc Al-Hijab De Ibn Al-Banna
Sheila de Jesus Costa Soares, Davidson Paulo Azevedo Oliveira
396-409
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7993
O início dos estudos geométricos de Lazare Carnot
Francisco Djnnathan da Silva Gonçalves, Iran Abreu Mendes
410-426
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8043
tamanhoFont
A+
A
A-
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Italiano
Português (Brasil)
Palabras clave
##plugins.blocks.mostRead.settings.blockTitle##
ESTUDO DA ÁLGEBRA
2085
A MATEMÁTICA DE RENÉ DESCARTES
1819
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO
1812
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL:Principais marcos da evolução da pesquisa cientifica matemática no Brasil.
1787
Dominó
1640
CARL FRIEDRICH GAUSS
1495
MÉTODO ALTERNATIVO DE MULTIPLICAÇÃO CHINÊS
1373
Função Quadrática e área máxima de retângulo em livros didáticos do Ensino Médio
1323
Estágio Supervisionado em ensino de Matemática: um relato de experiência na Educação de Jovens e Adultos
1296
A matemática utilizada no cotidiano do trabalhador rural: o cultivo de cheiro verde na agricultura familiar
1156
TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
1085
A Teoria do Flow como promotora motivacional para estudantes com ansiedade matemática
1007
Storytelling como uma metodologia ativa no ensino de Matemática
918
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
911
DOS LOGARITMOS DE NAPIER À MAIS BELA DE TODAS AS FÓRMULAS
862
HISTÓRIA DA REPRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS NA FORMA DECIMAL
784
Registros de relatórios finais de estágio supervisionado
754
MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL
751
Resolução de Problemas como estratégia de ensino-aprendizagem de Matemática
733
Um percurso pela história da probabilidade
686