Liber Abaci: contexto, competências, habilidades e potencialidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7969

Palavras-chave:

Historiografia medieval, Aritmética, Liber Abaci, Potencialidades

Resumo

No presente trabalho, temos como objeto de investigação o Liber Abaci e os elementos historiográficos que o circundam, esse livro foi escrito por Leonardo de Pisa (1180 – 1250) em 1202 ao retornar de suas viagens pelo norte da África. Assim, objetivamos apresentar alguns elementos historiográficos da construção do Liber Abaci, com vistas a compreender o contexto histórico de construção do livro e de suas potencialidades para o ensino de conteúdos matemáticos. A fim de alcançar esse objetivo, fizemos uma revisão bibliográfica, na qual, encontramos autores, que serviram de base para a construção da malha histórica em que se encontrava o livro, estes são, Potro (2004, 2009, 2012), Garbi (2007), Vasconcelos (1925), Brito (2007), Franco Júnior (2001), Saito (2015) e Schramm (2001) e para a investigação das potencialidades nos apropriamos de uma edição de 1857 do Liber Abaci. Dividimos, dessa forma, este artigo, em três seções: elementos historiográficos, sobre a aritmética no texto e potencialidades de uso no ensino de matemática. Percebemos com a investigação que o livro possuía potencialidades para o século XIII e ainda possui para o século XXI para o ensino de conteúdos matemáticos do campo da aritmética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José dos Santos Guimarães Filho, Universidade Federal do Estado do Pará - UFPA

Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Ensino da Matemática - GEHEM do Instituto de Educação Matemática Científica. Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará. Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará.

João Cláudio Brandemberg, Universidade Federal do Pará - UFPA

Professor Associado IV da Universidade Federal do Pará, Revisor do periódico Boletim Cearense de Educação e História da Matemática - BOCEHM e Revisor de periódico REAMEC - Revista da Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática. Graduado em licenciatura plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará, mestre em Matemática pela Universidade Federal do Pará e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Referências

BRANDEMBERG, J. C. Sobre Textos Históricos e o Ensino de Conteúdos Matemáticos. In Investigações Científicas Envolvendo a História da Matemática Sob o Olhar da Pluralidade. Curitiba: CRV, 2021. 12 p.

BRASIL. Ministério da educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, 2018.

BRITO, Arlete de Jesus. Matemática na idade média: entre o místico e o científico. Revista Brasileira de História da Matemática, Especial no 1, p. 127-141, 2007.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas, SP: Papirus, 1996.

FRANCO JÚNIOR, H. A Idade Média: nascimento do ocidente. 2ª ed. rev. e ampl. São Paulo, SP: Brasiliense, 2001.

GARBI, Gilberto. G. O Romance das Equações Algébricas. 3ª ed rev. São Paulo, SP: Ed. Livraria da Física, 2007.

GUIMARÃES FILHO, J. S.; BRANDEMBERG, J. C. O Livro dos Quadrados. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática - Volume 05, Número 14, 2018, p. 279 – 288.

GUIMARÃES FILHO, J. S.; BRANDEMBERG, J. C. Um estudo do Liber Quadratorum (1225) e suas potencialidades para o ensino de Matemática. REMATEC/Ano 12/n. 26/set.-dez. 2017, p. 71 – 85.

LEONARDO PISANO. Liber Abbaci. Secundo la lezione del codice magliabrchiano, C. I, 2616, Badia Fiorentina, nº 73, Roma: 1857.

POTRO, B. C. Oficios Urbanos y Desarrollo de la Ciencia y de la Técnica en la Baja Edad Media: la corona de castilla. Norba. Revista de Historia, vol. 17, 2004, p. 41 - 68.

POTRO, B. C. Un Manual de Aritmética Mercantil de Mosén Juan de Andrés. Pecvnia, n. 8, 2009, p. 71-96.

POTRO, B, C. El desarrollo del comercio medieval y su repercusión en las técnicas mercantiles: Ejemplos castellanos. Pecvnia, n. 15 (julio-diciembre), 2012, p. 201- 220.

SAITO, Fumikazu. História da matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Ed. Livraria da Física/SBHMat, 2015.

SCHRAMM, Matthias. Frederick II of Hohenstaufen and Arabic Science. Science in Context 14(1/2), 2001, p. 289-312.

SIGLER, L. E. Fibonacci’s Liber Abaci: a translation into modern english of Leonardo Pisano’s book of calculation. New York: Ed. Springer, 2002.

VASCONCELOS, Fernando de Almeida e. História Das Matemáticas na Antiguidade. Lisboa: Livrarias Aillaud e Bertrand, 1925.

Downloads

Publicado

2022-04-28

Como Citar

GUIMARÃES FILHO, J. dos S.; BRANDEMBERG, J. C. . Liber Abaci: contexto, competências, habilidades e potencialidades. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 26, p. 181–197, 2022. DOI: 10.30938/bocehm.v9i26.7969. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7969. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>