A presença da história da matemática nos livros didáticos do novo ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8026

Palavras-chave:

História da matemática, Livro didático de matemática, Novo Ensino Médio

Resumo

Objetiva-se neste artigo identificar como a história da matemática está presente em livros didáticos de matemática do Novo Ensino Médio. Para tanto, o estudo desenvolve-se à luz de uma pesquisa qualitativa documental, a qual é realizada em todos os seis volumes da coleção “Prisma Matemática” organizada pela editora FTD, e que tem sua primeira edição em 2020. O que se pode observar é que os livros trazem apenas informações pontuais por meio de anedotas, por vezes, mesmo que de forma esporádica também aparece menção às principais contribuições de alguns matemáticos, em grande parte daqueles que são costumeiramente reconhecidos em livros de história da matemática como descobridores ou inventores de técnicas e fórmulas. Visto isso, conclui-se que os livros da coleção analisada do Novo Ensino Médio exploram apenas aspectos relacionados às ideias matemáticas de autores vencedores. Contudo, salienta-se que é importante que o professor de matemática não se restrinja a destacar apenas essas informações pontuais, visto que um dos grandes potenciais da história da matemática para o processo de ensino e aprendizagem está em revelar elementos do contexto e do processo de construção do conhecimento matemático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Wagner Soares Oliveira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (PGECM/IFCE) (2019), especialista em Metodologia do ensino de matemática e física pela Universidade Candido Mendes (2018), graduado em Licenciatura Plena em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Canindé (2017). Formador regional do MaisPaic na CREDE 7 Canindé na área de matemática nos anos finais do ensino fundamental (2019). Possui experiência como docente em matemática no Colégio Estadual Nazaré Guerra e como bolsista de iniciação à docência do Pibid de Matemática do IFCE Campus Canindé. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM/UECE).

Raniele Sampaio Nogueira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE - 2015). Especialização em Qualificação do Ensino de Matemática no Estado do Ceará - Lato Sensu pela Universidade Federal do Ceará (UFC - 2020). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE na Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é professora da Secretaria da Educação do Estado do Ceará - SEDUC atuando no Ensino Médio da educação básica.

Referências

BONJORNO, J. R. Prisma Matemática. Obra em 6 volumes para os 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. 1. ed. São Paulo: FTD, 2020.

BIFFI, L. C. R. História da matemática em livros didáticos do ensino médio: um olhar a partir do manual do professor. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5808. Acesso em: 10 nov. 2021.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018.

CHAQUIAM, M. Ensaios Temáticos História e Matemática em sala de aula. Belém: Sbem/Sbem-PA, 2017.

GODOY, A. S. Pesquisa Qualitativa Tipos Fundamentais. Raje-revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29,1995. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rae/v35n3/a04v35n3.pdf. Acesso em: 15 maio 2018.

GOMES, M. L. As práticas culturais de mobilização de histórias da matemática em livros didáticos destinados ao ensino médio. 2008. 166 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2008. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251826. Acesso em: 10 ago. 2018.

JANKVIST, U. T. A categorization of the ‘whys’ and ‘hows’ of using history in mathematics education. Educ. Stud. Mathem., v.71, n. 3, p.235-261, 2009.

OLIVEIRA, F. W. S. MARTINS, E. B. ALBUQUERQUE, S. M. PEREIRA, A. C. C. Aproximação da história da matemática presente nos livros didáticos com a escrita historiográfica tradicional e atualizada. Revista Prática Docente, v. 3, n. 2, p. 406-417, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p406-417.id236. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/236. Acesso em: 25 fev. 2022.

OLIVEIRA, F, W, S.; PEREIRA, A. C. C.; ALBUQUERQUE, S. M. A História das Equações Algébricas no Livro Didático da Educação Básica: Identificando as Abordagens. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 19, n. 4, p. 392-398, 2018.

OLIVEIRA, F. W. S.; SOUSA, A. C. G. de. O livro didático e a história no ensino de matemática: limitações e possibilidades. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 5, n. 13, p. 16-27, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/21. Acesso em: 25 fev. 2022.

PEREIRA, E. M. A História da Matemática nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio: conteúdos e abordagens. 2016. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.

SAITO, F.; DIAS, M. da S. Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Ciências & Educação (Bauru), São Paulo, v. 19, n. 1, p. 89-111, 2013.

SAITO, F. História da matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Livraria da Física, 2015.

SILVA, F. A. da. Potencialidades pedagógicas da História da Matemática nos livros didáticos do Ensino Médio no conteúdo de trigonometria. 2017. 192 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.

SILVA, V. D. M. A abordagem da História da Matemática no Ensino da Probabilidade nos livros didáticos do Ensino Médio. 2018. 62 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.

Downloads

Publicado

2022-04-13

Como Citar

OLIVEIRA, F. W. S.; NOGUEIRA, R. S. A presença da história da matemática nos livros didáticos do novo ensino médio. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 26, p. 76–88, 2022. DOI: 10.30938/bocehm.v9i26.8026. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8026. Acesso em: 29 jun. 2022.