Resolução de equações do segundo grau, à luz da Teoria da Objetivação
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8017Palavras-chave:
História da Matemática, Teoria da Objetivação, Sequência Didática, Resolução de problemasResumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de sequência didática, a partir da resolução de problemas de equações do segundo grau, como recurso metodológico no desenvolvimento de práticas pedagógicas no Ensino Fundamental, embasada na Teoria da Objetivação (TO). A sequência didática possibilita utilizar os materiais manipulativos, numa vertente investigativa a partir da resolução de problemas que combinam tanto a utilização de métodos aritméticos como geométricos, dessa forma os símbolos algébricos são inseridos somente depois que os alunos tenham compreendido o método geométrico. O texto se fundamenta na Teoria da Objetivação que concebe a aprendizagem como um processo cultural-histórico coletivo, promovendo um espaço político e social, no qual possa desenvolver subjetividades reflexivas, responsáveis e solidárias. A proposta deve oportunizar um maior envolvimento na sala de aula, pois, devido ao estímulo à participação dos alunos, enriquecendo o desenvolvimento das aulas, esclarecendo dúvidas e questionamentos, já que a atividade, utilizando a TO e a História da Matemática (re)significa o ambiente escolar ao promover interações entre os sujeitos.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
LORENZATO, S. Para aprender matemática. Campinas/SP: Autores Associados, 2006.
MORETTI, V. D.; PANOSSIAN, M. L.; MOURA, M. O. Educação, educação matemática e teoria cultural da objetivação: uma conversa com Luis Radford. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 1, p. 243-260, jan./mar. 2015. Disponível: http://www.scielo.br/pdf/ep/v41n1/1517-9702-ep-41-1-0243.pdf. Acesso em 20 de fev. 2022.
MOREY, B.; MENDES, I. A. (Orgs.) Cognição matemática: história, antropologia e epistemologia. São Paulo: Livraria da Física, 2011.
RADFORD, L. De la teoría de la objetivación. Revista Latinoamericana de Etnomatemática. v. 7, n. 2, jun.-sept. 2014.
SOUZA, M. J. A. Sequência Fedathi: apresentação e caracterização. In: SOUSA, F. E. E. et al. (Orgs.). Sequência Fedathi: uma proposta pedagógica para o ensino de Ciências e Matemática. Fortaleza: Edições UFC, 2013.
VIECHENESKI, J. P; CARLETTO, M. Iniciação à alfabetização científica nos anos iniciais: contribuições de uma sequência didática. Revista Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 525-543, 2013.