A Álgebra Geométrica de ʿUmar Al-Khayyāmī em sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7986

Palavras-chave:

Matemática Islâmica Medieval, ʿUmar al-Khayyāmī, Ensino de Matemática, História da Matemática, Teoria da Objetivação

Resumo

O presente artigo é parte de um projeto de ensino e pesquisa em andamento que utiliza episódios da História da Matemática para promover formas de colaboração não individualistas de aprendizagem e para incentivar nos alunos o gosto pela resolução de tarefas não padronizadas com a exploração de novas possibilidades de ensino e aprendizagem. O objetivo do presente artigo é apresentar uma atividade sobre um episódio histórico e a partir dele exemplificar tarefas que podem ser elaboradas e utilizadas em sala de aula para discussão com alunos de ensino básico ou professores de matemática em formação. Para isso, utilizaremos um estudo de ʿUmar al-Khayyāmī sobre a resolução de equações cúbicas através de seções cônicas com auxílio do software Geogebra. Os resultados esperados versarão sobre a aprendizagem de saberes envolvendo a resolução apresentada por al-Khayyāmī, a interpretação utilizando construções geométricas das seções cônicas através do Geogebra e pela mobilização de elementos fundamentais para a formação ético-reflexiva de jovens estudantes de acordo com a Teoria da Objetivação.

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Biografia do Autor

Severino Carlos Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1994). Especialista em Educação de Jovens e Adultos - CEFET/UFRN (2007). Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - UFRN (2011). Doutor em Educação - UFRN (2016). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte com especial interesse nas áreas de ensino e pesquisa envolvendo os seguintes temas: Teorias de Aprendizagem em Educação Matemática; História da Matemática na Antiga Mesopotâmia e no Império Islâmico Medieval

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Publicado

2022-05-27

Como Citar

GOMES, S. C. A Álgebra Geométrica de ʿUmar Al-Khayyāmī em sala de aula. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 26, p. 333–344, 2022. DOI: 10.30938/bocehm.v9i26.7986. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7986. Acesso em: 28 mar. 2024.