Contribuições do estudo de mulheres na matemática para a formação de professores: uma investigação acerca dos conhecimentos matemáticos para o ensino
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8011Palavras-chave:
História da Matemática, Mulheres na Matemática, Formação de Professores, Conhecimento Matemático para o EnsinoResumo
A presente investigação tem como objetivo analisar as contribuições do estudo da temática referente à “História das Mulheres na Matemática” para a formação de professores à luz do modelo “Conhecimento Matemático para o Ensino”, conhecido pela sigla MKT, e proposto por Deborah Ball e colaboradores. Para tanto, foram coletados dados ao longo do desenvolvimento desse tópico em uma disciplina de História da Matemática de um curso de Licenciatura em Matemática. Os dados foram coletados por meio de diário de campo, gravações audiovisuais e entrevistas. As atividades realizadas pelos licenciandos também foram analisadas. As análises indicam que os conhecimentos expressos/evidenciados pelos estudantes são referentes ao “Conhecimento Específico do Conteúdo”, especificamente ao subdomínio “Conhecimento do Conteúdo no Horizonte” e ao “Conhecimento Pedagógico do Conteúdo”, de modo específico, aos subdomínios: “Conhecimento do Conteúdo e dos Estudantes”, “Conhecimento do Conteúdo e Ensino” e “Conhecimento do Conteúdo e do Currículo”. Assim, concluímos que uma abordagem da temática “História das Mulheres na Matemática” tem o potencial de possibilitar aos licenciandos a mobilização de conhecimentos fundamentais à profissão docente. Nesse sentido, destacamos a relevância da ampliação da discussão dessa temática nos cursos de licenciatura em matemática no Brasil.
Downloads
Métricas
Referências
ARAMAN, E. M. O. Contribuições da história da matemática para construção dos saberes do professor de matemática. 2011. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011.
BALESTRI, R. D. A participação da História da Matemática na formação inicial de professores de Matemática na ótica de professores e pesquisadores. 2008. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2008
BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content Knowledge for Teaching: What Makes It Special? Journal of teacher education, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008
BORGES, L. C. A História da Matemática na Formação inicial de Professores de Matemática: um estudo em teses e dissertações brasileiras. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal de Itajubá. 2019.
BORGES, L.C; CAVALARI, M. F. A História da Matemática em propostas didáticas para a formação de professores: um estudo em teses e dissertações brasileiras. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 10, n. 22, p. 174-199, 2021.
CARVALHO, A. M. P. O uso de vídeos na tomada de dados: pesquisando o desenvolvimento do ensino em sala de aula. Pro-posições, v. 7, n. 1, p. 5-13, 1996.
CAVALARI, M. F.; BONFIM, S. H.; CALABRIA, A. R. A história da matemática nos cursos de formação de professores de matemática: um mapeamento inicial. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 13, 2019, Fortaleza. Anais..., Fortaleza, SBHMat: 2019. p. 275-285.
CAVALARI, M. F. A inserção da história da matemática na formação inicial de professores: breves considerações. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 13, 2019, Fortaleza. Anais..., Fortaleza, SBHMat: 2019. p. 39-52.
CAVALARI, M. F. História, mulheres e educação matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10., 2010, Salvador. Anais... Salvador: [s.n.], 2010. p. 1-11.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2012.
GLADSTONE, J. R., CIMIPIAN, A. Which role models are effective for which students? A systematic review and four recommendations for maximizing the effectiveness of role models in STEM. International Journal of STEM Education (online), 8(1): 59, 2021.
JANKVIST, U. T. et al. Analysing the use of history of mathematics through MKT. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, v. 46, n. 4, p. 495-507, 2015.
MIGUEL, A. Três estudos sobre história e educação matemática.346 f. Tese
(Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de
Campinas, 1993.
PAZUCH, V.; RIBEIRO, A. J. Conhecimento profissional de professores de matemática e o conceito de função: uma revisão de literatura. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 19, n. 1, 2017.
SHULMAN, L. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, p. 4-14, 1986.