Sobre uma biografia de Georg Joachim Rheticus e sua obra Canon Doctrinae Triangulorum (1551)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8016

Palavras-chave:

História da Matemática, Rheticus, Canon Doutrinae Triangulorum, Razões Trigonométricas

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar a importância do matemático Rheticus para o desenvolvimento das tabelas das seis funções trigonométricas clássicas e relacionar as ideias presentes em sua obra Canon Doutrinae Triangulorum (1551) com as ensinadas na educação básica, o estudo faz parte de resultados de uma tese doutoral, em andamento. Para cumprir o objetivo elencado enfatizamos a pesquisa de aspectos sobre a trajetória pessoal e profissional do matemático que o tenham influenciado para o desenvolvimento do tema, sendo assim, utilizamos uma ferramenta disponibilizada por Mendes e Chaquiam (2016) que propõe a construção e uma história baseada na história da humanidade em que o matemático ou o tema está inserido em um contexto, com destaque aos personagens contemporâneos, que, direta ou indiretamente, o tenham influenciado; consideramos um relato sobre o matemático principal, a evolução do tema e os respectivos personagens que contribuíram para essa evolução. A partir dessa análise histórica, destacamos que o matemático Rheticus sofreu influência do Renascimento e Reforma Protestante, e que os personagens Lutero, Copérnico e Schoner foram os principais contemporâneos de Rheticus, que ajudaram a elucidar suas ideias. Alguns resultados apontam que as tabelas desenvolvidas por Rheticus no Canon podem ser aproveitadas em sala de aula para o ensino das razões trigonométricas na educação básica, na qual podemos determinar o seno, cosseno, tangente e as demais razões inversas de ângulos, além dos notáveis (30º, 45º e 60º), e explorando o mesmo conceito que Rheticus utilizou de ângulos complementares, encontrar os valores das razões de ângulos acima dos 45º.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stephany Glaucia de Oliveira Paulo, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestra em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA). Doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/IEMCI/UFPA).

João Cláudio Brandemberg, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui graduação em licenciatura plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1992), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Atualmente é Professor Associado IV da Faculdade de Matemática-ICEN-UFPA. Pesquisador em História da Matemática e Ensino de Matemática. Orientador de mestrado e doutorado – IEMCI-UFPA. Desde 2005, associado a SBHMat. Autor de livros com foco na história de conceitos matemáticos e suas aplicabilidades ao ensino de matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Pensamento matemático avançado, Imagem conceitual, História da Matemática, Ensino de Álgebra.

Referências

COSTA, L. M. L. (1997?). História da Trigonometria. Disponível em: http://www.ufrgs.br/espmat/disciplinas/geotri/modulo3/mod3_pdf/historia_triogono.pdf.Acesso em: 19 de maio de 2021

DANIELSON, D. The First Copernican: Georg Joachim Rheticus and the Rise of the Copernican Revolution. Walker & Company, New York, 2006.

MENDES, I. A; CHAQUIAM, M. História nas aulas de Matemática: fundamentos e sugestões didáticas para professores. Belém: SBHMat, 2016.

O’CONNOR, J. J; ROBERTSON, E. F (1998). Georg Joachim von Lauchen Rheticus. Disponível em: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Rheticus/. Acesso em: 25 de maio de 2021.

ROEGEL, D. A reconstruction of the tables of Rheticus Canon doctrinæ triangulorum (1551). HAL archives-ouvertes, 2010. Dispónível em: https://hal.inria.fr/inria-00543931. Acesso em: 02 de abril de 2021.

WESTMAN, R. S. Copernicus and the Astrologers. Dibner Library Lecture, 2013.

Downloads

Publicado

2022-05-06

Como Citar

PAULO, S. G. de O.; BRANDEMBERG, J. C. Sobre uma biografia de Georg Joachim Rheticus e sua obra Canon Doctrinae Triangulorum (1551). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 26, p. 242–257, 2022. DOI: 10.30938/bocehm.v9i26.8016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8016. Acesso em: 29 jun. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>