Zum Inhalt springen
Zur Hauptnavigation springen
Zur Fußzeile springen
Open Menu
Início
Aktuelle Ausgabe
Archiv
Redaktion
Über die Zeitschrift
Einreichungen
Kontakt
Mitteilungen
Suchen
Registrieren
Einloggen
Home
/
Archiv
/
Bd. 9 Nr. 26 (2022): Número Especial - V Seminário Cearense de História da Matemática
Bd. 9 Nr. 26 (2022): Número Especial - V Seminário Cearense de História da Matemática
Veröffentlicht:
2022-04-11
Artigos do V SCHM
Uma descrição das "Lições de Geometria Diferencial" de Roberto Trompowsky (1853-1926)
Antonio José Melo de Queiroz
01-15
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7955
Sequência Fedathi, H5P e Papiro de Rhind para a promoção do ensino de Matemática
Carlos Henrique Delmiro de Araújo, Hermínio Borges Neto
16-30
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8033
Um percurso pela história da probabilidade
Veraciv Brabo de Vasconcelos, Gabriel Brabo de Vasconcelos, Miguel Chaquiam
31-46
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7990
O Youtube como ferramenta de ensino da história da matemática: uma análise de vídeos
Reullyanne Freitas de Aguiar, Francisco Alexandre de Lima Sales
47-61
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8004
Recortes da história para o ensino de juros
Andréa Regina Henriques de Medeiros, Miguel Chaquiam
62-75
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8032
A presença da história da matemática nos livros didáticos do novo ensino médio
Francisco Wagner Soares Oliveira, Raniele Sampaio Nogueira
76-88
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8026
Aspectos históricos dos conceitos de Dependência e Independência Linear
Renan Marcelo da Costa Dias, João Cláudio Brandemberg
89-103
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7953
As publicações sobre o tratado algébrico de Omar Khayyam (1048-1131)
Rosangela Araújo da Silva, Bernadete Barbosa Morey
104-113
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7923
Recortes da análise inicial sobre a obra A Cronologia das Nações Antigas de al-Biruni (973 - 1048)
Maria Luíza dos Santos, Giselle Costa de Sousa
114-124
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8023
História e tecnologias digitais no ensino de poliedros regulares
João Nazareno Pantoja Corrêa, João Cláudio Brandemberg
125-140
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7995
O conceito de função na Teoria das Funções Analíticas de Joseph-Louis Lagrange (1813)
Alailson Silva de Lira, João Cláudio Brandemberg
141-151
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7964
A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental
Romulo Everton de Carvalho Moia, Iran Abreu Mendes, Marcos Fabricio Ferreira Pereira
152-164
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8012
Aspectos matemáticos e materiais da fabricação do báculo de Petrus Ramus frente a concepção de licenciandos em Matemática
Francisco Hemerson Brito da Silva, Antonia Naiara de Sousa Batista
165-180
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8031
Liber Abaci: contexto, competências, habilidades e potencialidades
José dos Santos Guimarães Filho, João Cláudio Brandemberg
181-197
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7969
Pesquisa sobre História da Matemática em artigos de periódicos brasileiros entre 1985 - 2018
Luis Andrés Castillo, Iran Abreu Mendes, Ivonne C. Sánchez
198-213
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8050
Uma antiga demonstração do teorema de Pitágoras desde a perspectiva da geometria dinâmica
Ivonne C. Sánchez, Luis Andrés Castillo
214-226
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8030
Discutindo potencialidades de textos antigos para o ensino fundamental em Matemática
Patrícia Sheila Figueiredo Pereira, João Cláudio Brandemberg
227-241
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8008
Sobre uma biografia de Georg Joachim Rheticus e sua obra Canon Doctrinae Triangulorum (1551)
Stephany Glaucia de Oliveira Paulo, João Cláudio Brandemberg
242-257
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8016
Conhecimentos mobilizados a partir dos aspectos históricos e matemáticos das duas réguas para cálculo (1639) de William Oughtred
Amanda Cardoso Benicio de Lima, Kawoana da Costa Soares, Verusca Batista Alves, Ana Carolina Costa Pereira
258-274
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7971
O Manual Prático de Cálculo Diferencial e Integral de Gustave Bessière: movimentos de um estudo hermenêutico em composição
Danilo Olímpio Gomes, Charles Santos Almeida, Edclesia Demedes da Silva
275-290
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7996
A Matemática nos primórdios da Escola de Minas de Ouro Preto: uma visão geral
Vinicius Mendes Couto Pereira
291-305
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8027
Um perfil dos professores de Matemática da Escola Normal do Pará (1890 – 1920)
Marcos Fabrício Ferreira Pereira, Iran Abreu Mendes, Romulo Everton de Carvalho Moia
306-317
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8020
Contribuições do estudo de mulheres na matemática para a formação de professores: uma investigação acerca dos conhecimentos matemáticos para o ensino
Ana Cristina Silva Pereira, Mariana Feiteiro Cavalari
318-332
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8011
A Álgebra Geométrica de ʿUmar Al-Khayyāmī em sala de aula
Severino Carlos Gomes
333-344
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7986
Estudos iniciais sobre o setor de Thomas Hood (1556-1620)
Lívia Bezerra de Alencar, Ana Carolina Costa Pereira
345-358
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8054
O uso do Promptuario de John Napier (1550 – 1617) para o Ensino de Multiplicação à luz da percepção de Licenciandos da UECE
Pedro Henrique Sales Ribeiro, Gisele Pereira Oliveira
359-373
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8028
Um primeiro olhar sobre A Short Treatise Of The Description Of The Sector
Francimar Miguel da Silva Junior, Andressa Gomes dos Santos, Ana Carolina Costa Pereira
374-385
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8034
Resolução de equações do segundo grau, à luz da Teoria da Objetivação
Elaine de Sousa Teodosio, Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipiao
386-395
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8017
A Álgebra Islâmica Magrebina no Rafc Al-Hijab De Ibn Al-Banna
Sheila de Jesus Costa Soares, Davidson Paulo Azevedo Oliveira
396-409
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7993
O início dos estudos geométricos de Lazare Carnot
Francisco Djnnathan da Silva Gonçalves, Iran Abreu Mendes
410-426
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8043
tamanhoFont
A+
A
A-
Informationen
Für Leser/innen
Für Autor/innen
Für Bibliothekar/innen
Sprache
Deutsch
English
Español (España)
Italiano
Português (Brasil)
Schlagworte
##plugins.blocks.mostRead.settings.blockTitle##
MÉTODO ALTERNATIVO DE MULTIPLICAÇÃO CHINÊS
1174
A MATEMÁTICA DE RENÉ DESCARTES
1167
A matemática utilizada no cotidiano do trabalhador rural: o cultivo de cheiro verde na agricultura familiar
1037
ESTUDO DA ÁLGEBRA
1032
Estágio Supervisionado em ensino de Matemática: um relato de experiência na Educação de Jovens e Adultos
873
CARL FRIEDRICH GAUSS
835
TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
818
Dominó
813
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO
699
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL:Principais marcos da evolução da pesquisa cientifica matemática no Brasil.
629
Resolução de Problemas como estratégia de ensino-aprendizagem de Matemática
614
Função Quadrática e área máxima de retângulo em livros didáticos do Ensino Médio
585
O Método da Exaustão e o uso de Tecnologias Digitais
579
Educação Matemática Crítica: Um olhar Histórico
516
Um estudo sobre o uso do jogo de RPG na Educação Matemática em anos iniciais do ensino fundamental
513
Contribuições do jogo Mancala para o ensino de matemática: um relato de experiência
504
Conceitos da Teoria dos Grafos no desenvolvimento do raciocínio lógico aplicados aos jogos com estudantes da EJA
503
A Educação Financeira e o processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica
471
MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL
451
Softwares no ensino de matemática
428