Uma descrição das "Lições de Geometria Diferencial" de Roberto Trompowsky (1853-1926)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7955

Palavras-chave:

Roberto Trompowsky, Positivismo, ensino de Matemática

Resumo

A história do Positivismo tem servido de tema para muitas pesquisas envolvendo as mais diversas áreas como Filosofia, Epistemologia, História, História das Ciências, Educação e outras. No Brasil, esta corrente filosófica influenciou fortemente a produção e o ensino das ciências, principalmente a Matemática. As ideias positivistas foram amplamente difundidas, entre os anos 1870 e 1920, nas escolas militares e politécnicas, mas também em algumas escolas de Direito e Medicina. Neste contexto estava inserido o nosso personagem principal, marechal Roberto Trompowsky Leitão de Almeida, que foi aluno e professor da Escola Militar, no Rio de Janeiro. Trompowsky era positivista e deixa transparecer sua estima por Auguste Comte (1798-1857) em suas Lições matemáticas. Assim, o problema de pesquisa tratado é a apresentação do livro Lições de Geometria Diferencial e de seu autor, Roberto Trompowsky. Os objetivos da pesquisa foram descrever, brevemente, a forma de organização, assuntos abordados e possíveis traços do positivismo na obra citada acima, bem como, apresentar fatos relevantes da carreira profissional do referido autor. A abordagem metodológica foi pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e documental, buscou-se um estudo do texto, seguindo, o mais próximo possível, a perspectiva historiográfica atualizada. Os resultados deste estudo são: um autor, militar, engajado em sua carreira docente e com formação acadêmica em uma instituição considerada difusora da Filosofia positivista apresentando uma obra com ampla variedade de conteúdos com ausência de exercícios para os estudantes resolverem, apresentação de problemas resolvidos, e por fim, saudação explícita e citações de Auguste Comte.

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Biografia do Autor

Antonio José Melo de Queiroz, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2011), Bacharelado em Administração pela Universidade Federal do Ceará (2015) e Mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Itajubá (2014). Tem experiência na área de História da Matemática e História da Educação Matemática. Tem interesse nas áreas de História da Matemática, História da Educação Matemática, Formação de Professores e Educação Matemática. Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Fundamentos Educativos e Práticas Docentes (FORPRO) da Universidade Estadual do Ceará e do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) da Universidade Estadual do Ceará. Foi aluno do professor Edisom Eugênio.

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Publicado

2022-04-11

Como Citar

QUEIROZ, A. J. M. de. Uma descrição das &quot;Lições de Geometria Diferencial&quot; de Roberto Trompowsky (1853-1926). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 26, p. 01–15, 2022. DOI: 10.30938/bocehm.v9i26.7955. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7955. Acesso em: 5 jul. 2022.