Aspectos históricos dos conceitos de Dependência e Independência Linear
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7953Palavras-chave:
História da Matemática, Álgebra Linear, Dependência e Independência LinearResumo
Este trabalho teve por objetivo investigar a refletividade do caráter unificador e generalizante da Álgebra Linear no desenvolvimento histórico dos conceitos de Dependência e Independência Linear. Para tal, foi realizado um estudo acerca da constituição histórica da Álgebra Linear e identificado quatro diferentes noções matemáticas concebidas ao longo desse processo e que remontam aos atuais conceitos de Dependência e Independência Linear, a saber, dependência inclusiva trabalhada por Euler em 1750; a dependência unificada para equações e n-uplas apresentada por Frobenius no ano de 1875; generalização da dependência para o espaço n-dimensional abordada por Grassmann em 1844 e a Dependência e Independência linear axiomatizada por Peano no ano de 1888. Com exceção da dependência inclusiva de Euler, as outras noções explicitam um certo grau do caráter unificador e generalizante da Álgebra Linear, haja vista que quando concebidas por seus idealizadores elas unificaram as noções anteriores por meio de uma linguagem mais formal e posteriormente axiomática.
Downloads
Métricas
Referências
ANDRADE, Juliana Pereira Gonçalves de. Vetores: Interações a distância para a aprendizagem de Álgebra Linear. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, 2010. Disponível em: <https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4038>. Acesso em: 12fev. 2022.
ANDREOLLI, Daniela Inés. Análisis de los obstáculos en la construcción del concepto de Dependencia Lineal de vectores en alumnos de primer año de la universidad. Tesis de maestría em Ciencias. Instituto Politécnico Nacional, México, 2009. Disponível em: < https://tesis.ipn.mx/handle/123456789/11736>. Acesso em: 12fev. 2022.
BARONI, Rosa Lucia Sverzut. Aspectos Históricos de alguns Conceitos da Álgebra Linear. Belém: SBHMat, 2009. Disponível em: <http://www.crephimat.com/visor_mnc.php?id_t=55>. Acesso em: 12fev. 2022.
CAIRE, Elaine. Uma cronologia histórica sobre as ideias de conjuntos linearmente independentes e de base até o século XIX. Tese de Doutorado em Educação. Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro, 2020. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/192751>. Acesso em: 12fev. 2022.
DIAS, Renan Marcelo da Costa. Um estudo acerca da inserção de aspectos históricos dos conceitos de Dependência e Independência Linear. Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas. Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, 2022. Disponível em: <https://sigaa.ufpa.br/sigaa/public/programa/defesas.jsf?lc=pt_BR&id=379>. Acesso em: 30mar. 2022
DORIER, Jean-Luc. Meta level in the teaching of unifying and generalizing concepts in mathematics. Educational Studies in Mathematics, v. 29, n. 2, p. 175-197, 1995a. Disponível em:
<https://www.researchgate.net/publication/226438971_Meta_level_in_the_teaching_of_unifying_and_generalizing_concepts_in_mathematics>. Acesso em: 12fev. 2022.
DORIER, Jean-Luc. A general Outline of the Genesis of Vector Space Theory. Historia da Mathematica, v. 22, n. 3, p. 227 – 261, 1995b. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0315086085710245>. Acesso em: 12fev. 2022.
DORIER, Jean-Luc. The role of formalism in the teaching of the theory of vector spaces. Linear Algebra and its applications, France, 275-276, p. 141-160, 1998. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0024379597100611>. Acesso em: 12fev. 2022.
DORIER, Jean-Luc. Epistemological Analysis of The Genesis of Theory of Vector Spaces. In: DORIER, Jean-Luc. On the Teaching of Linear Algebra. Grenoble, France: Kluwer Academia Publishers, 2000, p. 1 – 73. Disponível em: <https://link.springer.com/book/10.1007/0-306-47224-4>. Acesso em: 12fev. 2022.
GRANDE, André Lúcio. O conceito de Independência e Dependência Linear e os Registros de Representação Semiótica nos Livros Didáticos de Álgebra Linear. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), São Paulo, 2006. Disponível em: <https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11123>. Acesso em: 12fev. 2022.
MOORE, Gregory H. The axiomatization of Linear Algebra: 1875 – 1940. Historia Mathematica, v. 22, n. 3, p. 262 – 303, 1995. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0315086085710257>. Acesso em: 12fev. 2022.
SOUZA, Mariany Layane de. Dependência e Independência Linear: um estudo a respeito das dificuldades e concepções de licenciandos em Matemática. Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, 2016. Disponível em: <http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UEL_f6ede9945d7c0ed01538679e020649d5>. Acesso em: 12fev. 2022.
TÁBOAS, Plínio Zornoff. Um estudo sobre as origens dos Espaços Vetoriais. Revista Brasileira de História da Matemática. v. 10, n. 19, 2010, p. 1 – 38. Disponível em: <https://www.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/147>. Acesso em: 12fev. 2022.