Aspectos históricos dos conceitos de Dependência e Independência Linear

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7953

Palavras-chave:

História da Matemática, Álgebra Linear, Dependência e Independência Linear

Resumo

Este trabalho teve por objetivo investigar a refletividade do caráter unificador e generalizante da Álgebra Linear no desenvolvimento histórico dos conceitos de Dependência e Independência Linear. Para tal, foi realizado um estudo acerca da constituição histórica da Álgebra Linear e identificado quatro diferentes noções matemáticas concebidas ao longo desse processo e que remontam aos atuais conceitos de Dependência e Independência Linear, a saber, dependência inclusiva trabalhada por Euler em 1750; a dependência unificada para equações e n-uplas apresentada por Frobenius no ano de 1875; generalização da dependência para o espaço n-dimensional abordada por Grassmann  em 1844 e a Dependência e Independência linear axiomatizada por Peano no ano de 1888. Com exceção da dependência inclusiva de Euler, as outras noções explicitam um certo grau do caráter unificador e generalizante da Álgebra Linear, haja vista que quando concebidas por seus idealizadores elas unificaram as noções anteriores por meio de uma linguagem mais formal e posteriormente axiomática.

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Biografia do Autor

Renan Marcelo da Costa Dias, Universidade do Federal do Pará - UFPA

Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2020). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2022). É membro do Grupo de Pesquisa em História, Educação e Matemática na Amazônia (GHEMAZ) vinculado a Universidade do Estado do Pará (UEPA). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Ensino de Matemática (GEHEM), vinculado a Universidade Federal do Pará (UFPA). É Professor de Matemática da Educação Básica. Atualmente realiza produções nos seguintes temas: Educação Matemática e História da Matemática.

João Cláudio Brandemberg, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui graduação em licenciatura plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará(1992), mestrado em Matematica pela Universidade Federal do Pará(1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2009). Atualmente é Professor Associado iV da Universidade Federal do Pará, Revisor de periódico da Boletim Cearense de Educação e História da Matemática - BOCEHM e Revisor de periódico da REAMEC - Revista da Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra. Atuando principalmente nos seguintes temas:Educação, Pensamento matemático avançado, Imagem conceitual, História da Matemática, Ensino de Álgebra.

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Publicado

2022-04-18

Como Citar

DIAS, R. M. da C.; BRANDEMBERG, J. C. Aspectos históricos dos conceitos de Dependência e Independência Linear. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 26, p. 89–103, 2022. DOI: 10.30938/bocehm.v9i26.7953. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7953. Acesso em: 18 ago. 2022.

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