Recortes da análise inicial sobre a obra A Cronologia das Nações Antigas de al-Biruni (973 - 1048)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8023

Palavras-chave:

Al-Biruni, A Cronologia das Nações Antigas, História da Matemática

Resumo

Muitos trabalhos relevantes para o desenvolvimento da matemática foram desenvolvidos em terras muçulmanas. Entre os estudiosos que contribuíram nesse cenário temos Abu Arrayhan Muhammad ibn Ahmad al-Biruni (973-1048), um matemático islâmico medieval que viveu e desenvolveu seus estudos em um contexto de instabilidade e conflitos de poder e em razão, inclusive, da religião predominante em sua região. Neste artigo, temos como objetivo descrever quem foi al-Biruni e mostrar o contexto em que ele viveu, além de destacar os apontamentos iniciais da análise da obra A Cronologia das Nações Antigas (1000) de al-Biruni, como fruto de um projeto de iniciação científica descrevendo o processo de busca da obra. O artigo foi desenvolvido com base em uma pesquisa de metodologia qualitativa bibliográfica documental de modo que, a partir do levantamento de obras originais de al-Biruni, partimos para a escolha do documento cuja análise documental preliminar foi iniciada e é aqui apresentada. Por fim, iremos concluir o presente texto abordando a relevância que al-Biruni teve com base em seus estudos, destacando algumas dificuldades que nos deparamos no processo da pesquisa e o que apontam para o que se pretende desenvolver no futuro deste estudo, de forma a dar continuidade ao projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Luíza dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora da Rede Privada de Ensino.

Giselle Costa de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Matemática - licenciatura e bacharelado - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001 e 2003) e mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005 e 2008), na linha de pesquisa em Educação Matemática. Além disso, concluiu o curso de técnico em Estradas pela ETFRN, hoje IFRN (1997). Atualmente é professora associada do Departamento de Matemática e vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em História da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Matemática, Aliança entre História da Matemática e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação via Investigação Matemática, Geogebra, Cálculo, Educação Matemática, Lógica e George Boole. Atuou como professora convidada no Instituto de Formação Superior Presidente Kennedy - IFESP (2007). Foi professora da rede básica de ensino do município de Natal, do município de São Gonçalo do Amarante (RN) e da rede privada de ensino de Natal. Foi coordenadora do PIBID de Matemática da UFRN/Natal de 2008 a 2018. É docente orientadora da Residência Pedagógica de Matemática Natal/UFRN edital 01/2020 - CAPES, tendo exercido a mesma função ainda no edital anterior compreendendo o período de agosto de 2018 a janeiro de 2020. É vice-coordenadora do PPGECNM-UFRN

Referências

AL-BIRUNI, Abu Arrayhan. The chronology of the Ancient Nations, tr. C.E. Sachau, London, 1878; repr. Institute for the History of Arabic-Islamic Science, Frankfurt, 1998.

BERGGREN, J. L. Episodes in the Mathematics of Medieval Islam. Canadá: Springer, 2003.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto editora, 1994.

BROUTIAN, Grigor. Persian and Arabic Calendars as Presented by Anania Shirkatsi. Armênia, 2010.

GIL, C. A. Como elaborar um projeto de pesquisa. 4 ed. - São Paulo: Atlas, 2002

HARKE, Heinrich. Interfaces and Crossroads, Contexts and Communications: Early Medieval Tows in the Syr–Darya Delta, 2021. Disponível em:

https://www.researchgate.net/figure/Map-of-Central-Asia-showing-urban-sites-with-tenth-century-occupation-Map-adapted-by_fig3_350969038. Acesso em: 20 de fev.

INTERNET ARQUIVE. The Chronology of the Ancient Nations, 2011. disponível em: https://openlibrary.org/books/OL23661720M/The_chronology_of_ancient_nations. Acesso em: 20 fev. 2022.

MOREY, Bernadete. O mundo islâmico medieval e os estudos em ciências e matemática. In: PEREIRA, A. C.(org), MOREY, Bernadete (org). Estudiosos em ciências e matemática no mundo islâmico medieval. Fortaleza – CE: ed UECE, 2021.

O'CONNOR, John J.; ROBERTSON, Edmund F. Abu arrayhan Muhammad Ibn Ahmad al-Biruni. In: MacTutor History of Mathematics archive, Escócia, nov. 1999a. Disponível em: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Mansur/. Acesso em: 20 fev. 2022.

O'CONNOR, John J.; ROBERTSON, Edmund F. Abu Nasr Mansur ibn Ali ibn Iraq. In: MacTutor History of Mathematics archive, Escócia, nov. 1999b. Disponível em: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Mansur/. Acesso em: 20 fev. 2022.

PINHEIRO, M.C. A história em quadrinhos como ferramenta de ensino. Igapó, Manaus – AM, Vol. 3, P. 11-17, setembro de 2009.

SCHEPPLER, Bill. Al-Biruni: master astronomer and Muslim scholar of the eleventh

century. New York: The Rosen Publishing Group, 2006.

SOUSA, G. C. de. Aliança entre HM, TDIC E IM: fundamentos e aplicações. In: REMATEC, v. 15, p. 117-136, 15 mai. 2020.

SOUSA, G. C. Abu arrayhan Muhammad Ibn Ahmad al-Biruni (973 – 1048). In: PEREIRA, A.C. (org), MOREY, Bernadete (org). Estudiosos em ciências e matemática no mundo islâmico medieval. Fortaleza – CE: ed UECE, 2021.

SOUZA, Francisco. SOUSA, Giselle. Al-Biruni e sua matemática. In: Boletim cearense de educação e história da matemática, Fortaleza, volume 05, número 14, p. 253-263, 2018.

Downloads

Publicado

2022-04-19

Como Citar

SANTOS, M. L. dos; SOUSA, G. C. de . Recortes da análise inicial sobre a obra A Cronologia das Nações Antigas de al-Biruni (973 - 1048). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 26, p. 114–124, 2022. DOI: 10.30938/bocehm.v9i26.8023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8023. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)