O conceito de função na Teoria das Funções Analíticas de Joseph-Louis Lagrange (1813)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7964

Palavras-chave:

História da Matemática, Conceito de Função, Funções Analíticas, Joseph-Louis Lagrange

Resumo

O século XVIII, com o advento da revolução industrial, presenciou um grande desenvolvimento científico e intelectual na Europa. Na França, além destes fatores, houve também o impulsionamento gerado pelas ideias iluministas e pela Revolução Francesa. Dentre os Matemáticos na França, Joseph-Louis Lagrange (1736 – 1813) foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento do conhecimento neste período. Considerando as obras que obtiveram grande importância, destaca-se a intitulada “Théorie des Fonctions Analytiques” (TFA), publicada em 1797 e com segunda edição ampliada em 1813. Assim, o objetivo deste artigo é apresentar os conteúdos pertencentes à primeira parte da segunda edição e o conceito de função como elemento central de todo o seu embasamento no TFA. Para tanto, realizamos uma pesquisa histórica a partir da obra digitalizada. Com isso, podemos perceber que o conceito de função estabelecido no Théorie está conformado ao pensamento matemático da época, cujo desenvolvimento ocorre em uma tentativa de moldar o cálculo infinitesimal no que tange ao estabelecimento de “padrões rigorosos” com foco no pensamento algébrico desconsiderando, portanto, questões geométricas enfatizadas por Newton e Leibniz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alailson Silva de Lira, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutorando em Educação Ciências e Matemática pela UFPA (2018), Mestre em Educação, Ciências e Matemática pela UFPA, Licenciado em Matemática (UEPA) pela qual ganhou o primeiro lugar no prêmio de Melhor TCC 2013. Fez parte da Comissão organizadora do VII ao XI Encontro Paraense de Educação Matemática(EPAEM).Monitor das disciplinas "matemática presencial e EAD" e "Cálculo Diferencial e Integral" pela Universidade da Amazônia (UNAMA), monitor-professor em (2008 - 2009) do projeto "Aprender Ensinando e Ensinando a Aprender Matemática" e monitor de Informática pela UEPA. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em, Fundamentos de Matemática Elementar, Geometria Euclidiana, Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear; História da Matemática e Educação Matemática. fez parte da diretoria regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-PA) no período de 2010-2017, Atualmente atua como pesquisador do Grupo de Pesquisa em História da Matemática e Educação Matemática na Amazônia da UEPA e participa do Grupo de Pesquisa em História e Educação Matemática (GEHEM) da UFPA.

João Cláudio Brandemberg, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui graduação em licenciatura plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1992), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Atualmente é Professor Associado IV da Faculdade de Matemática-ICEN-UFPA. Pesquisador em História da Matemática e Ensino de Matemática. Orientador de mestrado e doutorado – IEMCI-UFPA. Desde 2005, associado a SBHMat. Autor de livros com foco na história de conceitos matemáticos e suas aplicabilidades ao ensino de matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Pensamento matemático avançado, Imagem conceitual, História da Matemática, Ensino de Álgebra.

Referências

BELHOSTE, B. When an academician becomes professor: the case of Joseph-Louis Lagrange. Lettera Matematica, v. 2, n. 1–2, p. 25–34, 2014.

BOTTAZZINI, U. The higher calculus: a history of real and complex analysis from Euler to Weierstrass. New York: Springer, 1986.

FERRARO, G.; PANZA, M. Lagrange’s Theory of Analytical Fonctions and his Ideal of Purity of Method. Archive for History of Exact Sciences, v. 66, p. 95–197, 2012.

GILLISPIE, C. C. (ED.). Dicionário de biografias científicas. 2. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2009a. v. 2

GILLISPIE, C. C. (ED.). Dicionário de biografias científicas. 2. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2009b. v. 1

LAGRANGE, J. L. DE. Théorie des Fonctions Analytiques. Paris: Courcier, 1797.

LAGRANGE, J. L. DE. Théorie des Fonctions Analytiques. Paris: Courcier, 1813.

PEPE, L. Lagrange (1736–1813): una vita per la Matematica. Lettera Matematica Pristem, v. 88, n. 1–2, p. 4–14, mar. 2014.

SAITO, F. História da matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.

Downloads

Publicado

2022-04-22

Como Citar

LIRA, A. S. de; BRANDEMBERG, J. C. . O conceito de função na Teoria das Funções Analíticas de Joseph-Louis Lagrange (1813). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 26, p. 141–151, 2022. DOI: 10.30938/bocehm.v9i26.7964. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7964. Acesso em: 29 jun. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>