Conhecimentos mobilizados a partir dos aspectos históricos e matemáticos das duas réguas para cálculo (1639) de William Oughtred
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7971Palavras-chave:
Staffe, Transversarie, William Oughtred, Ensino de Matemática, Formação de professores de MatemáticaResumo
A temática da formação de professores de Matemática, seja ela inicial ou continuada, vem crescendo no cenário acadêmico brasileiro e, nesse viés, alguns estudos buscam discutir as possíveis relações com a história da Matemática. Para isso, uma possibilidade que vem sendo abordada são os estudos de documentos e instrumentos históricos. Nesse sentido, direcionamos esta pesquisa ao The Declaration of The Two Rules for Calculations, contido no tratado The Circles of Proportion and the Horizontall Instrvment (1639), de autoria de William Oughtred (1574-1660), que trata de duas réguas para cálculo denominadas Staffe e Transversarie. Este artigo busca discutir a respeito de alguns resultados obtidos através da aplicação de um minicurso intitulado: Conhecendo os aspectos históricos e matemáticos das duas réguas para cálculo (1639) de William Oughtred, realizado na XXVI Semana Universitária, da Universidade Estadual do Ceará. Dessa forma, baseamos nossa pesquisa em uma metodologia de cunho bibliográfico e documental e, por meio dela, elaboramos e aplicamos um minicurso que pretendeu abordar e mobilizar conhecimentos históricos e matemáticos relativos às duas réguas calculadoras de William Oughtred, inseridas no documento histórico. A partir disso, foi possível listar os conhecimentos matemáticos expostos pelos cursistas, que foram identificados através da leitura da tradução do documento original e debatidos em equipes formadas para a realização das atividades propostas. Além disso, foi possível captar as primeiras conclusões dos alunos sobre o instrumento matemático analisado. Portanto, a aplicação do minicurso possibilitou ao discente conhecer o processo histórico em torno dos conhecimentos matemáticos e, também, reconhecer, na história da Matemática, elementos que possam auxiliar no processo de compreensão e ressignificação dos conceitos matemáticos, agregando, assim, na sua formação inicial.
Downloads
Métricas
Referências
ALBUQUERQUE, Suziê Maria de. Um estudo sobre a articulação entre a multiplicação contida no Traité de Gerbert (1843) e o ensino na formação de professores de matemática. 2019. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
ALVES, Verusca Batista. Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos mobilizados no manuseio do instrumento círculos de proporção de William Oughtred. 2019. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
ALVES, Verusca Batista. William Oughtred (1574-1660) no contexto do século XVII: tratados e o ensino de matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 7, n. 20, p. 289–300, 2021. Doi: 10.30938/bocehm.v7i20.3558. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3558>. Acesso em: 12 fev. 2022.
ALVES, Verusca Batista; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Logaritmo e proporcionalidade mobilizados em uma atividade com círculos de proporção (1633) na formação de professores de Matemática. Revista Cocar, Belém, v. 15, n. 33, p. 1-21, dez. 2021. Disponível em: <https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4591>. Acesso em: 14 fev. 2022.
ALVES, Verusca Batista; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Seno, cosseno e tangente: uma atividade com os círculos de proporção de William Oughtred (1633) na formação de professores de matemática. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 16, n. 35, p. 74-88, abr. 2020. ISSN 2317-5125. Disponível em: <https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/8275>. Acesso em: 14 fev. 2022. Doi: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i35.8275.
BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A balhestilha (1603) como um instrumento matemático para o estudo de medidas na formação de professores de matemática. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 43, p. 1-12, 23 nov. 2020. Universidade Estadual de Maringa. Disponível em <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/48188>. Acesso em: 14 fev. 2022. Doi: http://dx.doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.48188.
COHEN, Elizabeth G.; LOTAN, Rachel A.. Planejando o trabalho em grupo. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2017. Tradução de: Luís Fernando Marques Dorvillé, Mila Molina Carneiro, Paula Márcia Schmaltz Ferreira Rozin.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002. 176 p.
HOPP, Peter; OTNES, Bob. A letter of 1638 from William Oughtred to Elias Allen. Journal of the Oughtred Society, [s. l], v. 17, n. 1, p. 28-32, 2008.
LIMA, Amanda Cardoso Benicio de; SOARES, Kawoana da Costa; ALVES, Verusca Batista. As duas réguas para cálculo de William Oughtred (1574-1660) como objeto de estudo na interface entre a história e o ensino de matemática. In: PEREIRA, Ana Carolina Costa; BATISTA, Antônia Naiara de Sousa; OLIVEIRA, Gisele Pereira. Pesquisas sobre ensino de matemática no GPEHM Junior: construindo uma prática investigativa. Iguatú: Quipá, 2021. Cap. 2. p. 25-36.
LIMA, Amanda Cardoso Benicio de; SOARES, Kawoana da Costa; ALVES, Verusca Batista; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Primeiras impressões contextuais das duas réguas para cálculo de William Oughtred (1574-1660) na interface entre história e ensino de Matemática. Revista Matemática e Ciência: conhecimento, construção e criatividade, Minas Gerais, v. 2, n. 4, p. 47-66, dez. 2021. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/matematicaeciencia/article/view/27601. Acesso em: 15 fev. 2022.
OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares. Sobre os conhecimentos geométricos incorporados na construção e no uso do instrumento jacente no plano de Pedro Nunes (1502-1578) na formação do professor de matemática. 2019. 200f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
OLIVEIRA, Gisele Pereira. O uso da história da matemática e dos objetos de aprendizagem como ferramentas pedagógicas na formação de professores de matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S.L.], v. 7, n. 20, p. 126-138, 11 jul. 2020. http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2860. Disponível em: https://www.revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2860. Acesso em: 15 fev. 2022.
OUGHTRED, William. The Circles of Proportion and the Horizontall Instrvment. London: Elias Allen, 1639.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. A reconstrução do báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de matemática. Revista Cocar, Belém, v. 25, n. 13, pp.342-372, Jan./Abr., 2019. Disponível em: <https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/2164/1085>. Acesso em: 14 fev. 2022.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SAITO, Fumikazu. A reconstrução de antigos instrumentos matemáticos dirigida para a formação de professores. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 29, n. 62, p. 571-589, set/dez, 2019. Disponível em: <https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/download/14135/11298>. Acesso em: 14 fev. 2022.