Pesquisa sobre História da Matemática em artigos de periódicos brasileiros entre 1985 - 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8050

Palavras-chave:

Mapeamento, Artigos, História da Matemática, Pesquisa em História da Matemática

Resumo

Neste artigo se descrevem resultados parciais de uma pesquisa vinculada a um projeto de pesquisa mais amplo aprovado e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sob a coordenação do Prof. Dr. Iran Abreu Mendes e intitulado História para o Ensino de Matemática na Formação de Professores e na Educação Básica: uma Análise da Produção Brasileira (1990 – 2017). Neste desdobramento, temos o propósito de constatar a distribuição da produção científica em formato de artigo que trata da História da Matemática.  A abordagem metodológica nesta pesquisa é do tipo bibliográfica. Dos 3.251 artigos mapeados foram filtrados apenas 475 que tiveram algum tema vinculado às modalidades de pesquisa em história da matemática de maneira direta ou indireta. No mapeamento se evidenciou que a maioria das produções analisadas constituem parte de estudos e pesquisa na História da Educação Matemática, seguida de trabalhos que focam a História e Epistemologia da Matemática, e um pequeno percentual de artigos que tratam de assuntos próprios da História para o Ensino da Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luis Andrés Castillo, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - área de concentração: Educação Matemática - (PPGECM/UFPA) com bolsa de estudo da CAPES (2018-2020). Graduado em Licenciatura em Educação Matemática e Física pela Universidade do Zulia, Venezuela (2011-2016). Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA). Pesquisador nível A-1 no Programa de Estímulo à Pesquisa e Inovação da Venezuela (2015 - Atual). Pertence ao corpo Editorial de periódicos tanto nacionais, bem como internacionais, como parte do Conselho Consultivo, Equipe Técnica e Parecerista ad hoc. Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase em: Formação de Professores com Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática com Tecnologias Digitais, Uso do GeoGebra no Ensino da Matemática, Modelagem Matemática com GeoGebra. Possui experiência em trabalhos técnicos na administração e customização do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) ou Open Journal Systems (OJS). E-mail: luiscastleb@gmail.com

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará - UFPA

Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq, Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), onde atua como pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Tem experiência no ensino de Cálculo, Geometria Analítica e Euclidiana, História da Matemática, História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Fundamentos Epistemológicos da Matemática. Desenvolve pesquisas sobre: Epistemologia da Matemática, História da Matemática, História da Educação Matemática, História para o Ensino de Matemática, Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Diversidade Cultural e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA). E-mail: iamendes1@gmail.com 

Ivonne C. Sánchez, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas com bolsa de estudo da FAPESPA (2021-2025/ Edital 14/2021 PROPESP-UFPA) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - área de concentração: Educação Matemática - (PPGECM/UFPA) com bolsa de estudo da CAPES (2018-2020). Graduada em Licenciatura em Educação Matemática e Física pela Universidade do Zulia, Venezuela (2011-2016). Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA). Pesquisadora nível A-2 no Programa de Estímulo à Pesquisa e Inovação da Venezuela (2015 - Atual). Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase em: Formação de Professores com Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática com Tecnologias Digitais, Uso do GeoGebra no Ensino da Matemática. E-mail: ivonne.s.1812@gmail.com

Referências

BARROS, Rafael José Alves do Rego. Pesquisas sobre História e Epistemologia da Matemática: Contribuições para abordagem da matemática no Ensino Médio. 239f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

CASTILLO, Luis Andrés. Contribuições de um ambiente virtual para a divulgação das pesquisas em história da matemática no Brasil. 187f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

CASTILLO, Luis Andrés; MENDES, Iran Abreu. O CREPHIMat como um ambiente virtual sobre as pesquisas em história da matemática. REMATEC, [S. l.], v. 14, n. 32, p. 163–176, 2019. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p163-176.id210

CASTILLO, Luis Andrés; SILVA, Luiza Pereira; PIRES, Lucas Silva. Mapeamento sobre os periódicos da história da matemática no BOLEMA (1985-2018). In: (Miguel Chaquiam, Ana Carolina Costa Pereira, Org.)XIII SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA 2019, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: SBHMat, 2019. p. 1465–1475.

MENDES, Iran Abreu. História da matemática no ensino: Entre trajetórias profissionais, epistemológicas e pesquisas. 1a. ed. São Paulo: Livraria da Fisica/SBHMat, 2015.

MENDES, Iran Abreu. Uma História das Pesquisas em História da Matemática no Brasil: produções, disseminações e contribuições à formação de professores de Matemática. Projeto de Pesquisa - Universidade Federal do Pará, Belém, 2018a.

MENDES, Iran Abreu. Pesquisa sobre história da Matemática nas dissertações e teses. In: MENDES, Iran Abreu; MOREY, Bernadete (org.). Debates Temáticos sobre Pesquisa em História da Matemática e da Educação Matemática. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2018b. p. 135–176.

MENDES, Iran Abreu. História para o Ensino de Matemática na Formação de Professores e na Educação Básica: uma Análise da Produção Brasileira (1990 – 2018). Projeto de Pesquisa - Universidade Federal do Pará, Belém, 2018c.

MENDES, Iran Abreu. Histórias para o Ensino de Matemática em saberes multidimensionais. In: VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). Ciências da Educação, campos disciplinares e profissionalização: Saberes em debate para a formação de professores. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2020. p. 243.

Downloads

Publicado

2022-04-29

Como Citar

CASTILLO, L. A.; MENDES, I. A.; SÁNCHEZ, I. C. Pesquisa sobre História da Matemática em artigos de periódicos brasileiros entre 1985 - 2018. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 26, p. 198–213, 2022. DOI: 10.30938/bocehm.v9i26.8050. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8050. Acesso em: 19 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)