Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Atual
Arquivos
Equipe Editorial
Sobre a Revista
Submissões
Contato
Notícias
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 9 n. 26 (2022): Número Especial - V Seminário Cearense de História da Matemática
v. 9 n. 26 (2022): Número Especial - V Seminário Cearense de História da Matemática
Publicado:
2022-04-11
Artigos do V SCHM
Uma descrição das "Lições de Geometria Diferencial" de Roberto Trompowsky (1853-1926)
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7955
Antonio José Melo de Queiroz
01-15
PDF
Sequência Fedathi, H5P e Papiro de Rhind para a promoção do ensino de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8033
Carlos Henrique Delmiro de Araújo, Hermínio Borges Neto
16-30
PDF
Um percurso pela história da probabilidade
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7990
Veraciv Brabo de Vasconcelos, Gabriel Brabo de Vasconcelos, Miguel Chaquiam
31-46
PDF
O Youtube como ferramenta de ensino da história da matemática: uma análise de vídeos
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8004
Reullyanne Freitas de Aguiar, Francisco Alexandre de Lima Sales
47-61
PDF
Recortes da história para o ensino de juros
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8032
Andréa Regina Henriques de Medeiros, Miguel Chaquiam
62-75
PDF
A presença da história da matemática nos livros didáticos do novo ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8026
Francisco Wagner Soares Oliveira, Raniele Sampaio Nogueira
76-88
PDF
Aspectos históricos dos conceitos de Dependência e Independência Linear
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7953
Renan Marcelo da Costa Dias, João Cláudio Brandemberg
89-103
PDF
As publicações sobre o tratado algébrico de Omar Khayyam (1048-1131)
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7923
Rosangela Araújo da Silva, Bernadete Barbosa Morey
104-113
PDF
Recortes da análise inicial sobre a obra A Cronologia das Nações Antigas de al-Biruni (973 - 1048)
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8023
Maria Luíza dos Santos, Giselle Costa de Sousa
114-124
PDF
História e tecnologias digitais no ensino de poliedros regulares
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7995
João Nazareno Pantoja Corrêa, João Cláudio Brandemberg
125-140
PDF
O conceito de função na Teoria das Funções Analíticas de Joseph-Louis Lagrange (1813)
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7964
Alailson Silva de Lira, João Cláudio Brandemberg
141-151
PDF
A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8012
Romulo Everton de Carvalho Moia, Iran Abreu Mendes, Marcos Fabricio Ferreira Pereira
152-164
PDF
Aspectos matemáticos e materiais da fabricação do báculo de Petrus Ramus frente a concepção de licenciandos em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8031
Francisco Hemerson Brito da Silva, Antonia Naiara de Sousa Batista
165-180
PDF
Liber Abaci: contexto, competências, habilidades e potencialidades
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7969
José dos Santos Guimarães Filho, João Cláudio Brandemberg
181-197
PDF
Pesquisa sobre História da Matemática em artigos de periódicos brasileiros entre 1985 - 2018
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8050
Luis Andrés Castillo, Iran Abreu Mendes, Ivonne C. Sánchez
198-213
PDF
Uma antiga demonstração do teorema de Pitágoras desde a perspectiva da geometria dinâmica
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8030
Ivonne C. Sánchez, Luis Andrés Castillo
214-226
PDF
Discutindo potencialidades de textos antigos para o ensino fundamental em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8008
Patrícia Sheila Figueiredo Pereira, João Cláudio Brandemberg
227-241
PDF
Sobre uma biografia de Georg Joachim Rheticus e sua obra Canon Doctrinae Triangulorum (1551)
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8016
Stephany Glaucia de Oliveira Paulo, João Cláudio Brandemberg
242-257
PDF
Conhecimentos mobilizados a partir dos aspectos históricos e matemáticos das duas réguas para cálculo (1639) de William Oughtred
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7971
Amanda Cardoso Benicio de Lima, Kawoana da Costa Soares, Verusca Batista Alves, Ana Carolina Costa Pereira
258-274
PDF
O Manual Prático de Cálculo Diferencial e Integral de Gustave Bessière: movimentos de um estudo hermenêutico em composição
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7996
Danilo Olímpio Gomes, Charles Santos Almeida, Edclesia Demedes da Silva
275-290
PDF
A Matemática nos primórdios da Escola de Minas de Ouro Preto: uma visão geral
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8027
Vinicius Mendes Couto Pereira
291-305
PDF
Um perfil dos professores de Matemática da Escola Normal do Pará (1890 – 1920)
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8020
Marcos Fabrício Ferreira Pereira, Iran Abreu Mendes, Romulo Everton de Carvalho Moia
306-317
PDF
Contribuições do estudo de mulheres na matemática para a formação de professores: uma investigação acerca dos conhecimentos matemáticos para o ensino
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8011
Ana Cristina Silva Pereira, Mariana Feiteiro Cavalari
318-332
PDF
A Álgebra Geométrica de ʿUmar Al-Khayyāmī em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7986
Severino Carlos Gomes
333-344
PDF
Estudos iniciais sobre o setor de Thomas Hood (1556-1620)
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8054
Lívia Bezerra de Alencar, Ana Carolina Costa Pereira
345-358
PDF
O uso do Promptuario de John Napier (1550 – 1617) para o Ensino de Multiplicação à luz da percepção de Licenciandos da UECE
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8028
Pedro Henrique Sales Ribeiro, Gisele Pereira Oliveira
359-373
PDF
Um primeiro olhar sobre A Short Treatise Of The Description Of The Sector
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8034
Francimar Miguel da Silva Junior, Andressa Gomes dos Santos, Ana Carolina Costa Pereira
374-385
PDF
Resolução de equações do segundo grau, à luz da Teoria da Objetivação
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8017
Elaine de Sousa Teodosio, Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipiao
386-395
PDF
A Álgebra Islâmica Magrebina no Rafc Al-Hijab De Ibn Al-Banna
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7993
Sheila de Jesus Costa Soares, Davidson Paulo Azevedo Oliveira
396-409
PDF
O início dos estudos geométricos de Lazare Carnot
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8043
Francisco Djnnathan da Silva Gonçalves, Iran Abreu Mendes
410-426
PDF
tamanhoFont
A+
A
A-
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Italiano
Português (Brasil)
Palavras-chave
Matemática
Ensino
GeoGebra
Sequência Fedathi
Ensino Médio
Ensino Remoto
Anos Iniciais
Geometria
Álgebra
Educação
Geogebra
Al-Biruni
Jogos
Mapeamento
TDIC
Artigos mais lidos
ESTUDO DA ÁLGEBRA
1853
A MATEMÁTICA DE RENÉ DESCARTES
1712
A matemática utilizada no cotidiano do trabalhador rural: o cultivo de cheiro verde na agricultura familiar
1509
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO
1460
MÉTODO ALTERNATIVO DE MULTIPLICAÇÃO CHINÊS
1382
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL:Principais marcos da evolução da pesquisa cientifica matemática no Brasil.
1341
Dominó
1327
Estágio Supervisionado em ensino de Matemática: um relato de experiência na Educação de Jovens e Adultos
1269
CARL FRIEDRICH GAUSS
1267
Função Quadrática e área máxima de retângulo em livros didáticos do Ensino Médio
1138
TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
1039
Storytelling como uma metodologia ativa no ensino de Matemática
778
HISTÓRIA DA REPRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS NA FORMA DECIMAL
734
DOS LOGARITMOS DE NAPIER À MAIS BELA DE TODAS AS FÓRMULAS
721
MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL
706
A Teoria do Flow como promotora motivacional para estudantes com ansiedade matemática
698
Resolução de Problemas como estratégia de ensino-aprendizagem de Matemática
635
Conceitos da Teoria dos Grafos no desenvolvimento do raciocínio lógico aplicados aos jogos com estudantes da EJA
581
Registros de relatórios finais de estágio supervisionado
572
O Método da Exaustão e o uso de Tecnologias Digitais
551