Perfil de desempenho dos estudantes de Educação Física na prova do Enade nas questões sobre Saúde da Criança e do Adolescente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e020008

Palavras-chave:

Avaliação, Educação, Ensino Superior

Resumo

A avaliação está presente em todos os momentos da vida. Na educação escolarizada, tem como finalidade estabelecer diagnósticos para fins de melhoria do processo educativo. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, tem como objetivo geral avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, às habilidades e competências para atuação profissional e aos conhecimentos sobre a realidade brasileira e mundial, bem como sobre outras áreas do conhecimento. O objetivo do estudo foi traçar o perfil de desempenho dos estudantes que realizaram a prova o exame nas questões sobre saúde da criança e do adolescente. Obtivemos como resultados que as médias dos estudantes da Universidade Estadual do Ceará, nas provas de 2007, 2011, 2014 e 2017 são maiores do que as médias do Ceará e do Brasil nos itens analisados.  Em relação as regiões, destacam com maiores médias as regiões Nordeste e Sul. O estudo pode contribuir para a organização curricular dos cursos de Educação Física, bem como contribuir com o aprimoramento da formação dos acadêmicos em relação aos temas da saúde da criança e do adolescente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Iriadelia Soraya Ribeiro Rabelo, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Doutoranda Ciências do Desporto (UTAD). Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora Efetiva Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE).

Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Universidade Regional do Cariri

Professor Substituto na Universidade Regional do Cariri (URCA). Mestre e Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE).

Régia Carla Nogueira Torres Gomes, Universidade Estadual do Ceará

Mestre Ensino na Saúde Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora Universidade Aberta do Brasil (UAB/UECE).

Publicado

2020-05-04

Como Citar

RABELO, I. S. R.; MEDEIROS FILHO, A. E. C. de; GOMES, R. C. N. T. Perfil de desempenho dos estudantes de Educação Física na prova do Enade nas questões sobre Saúde da Criança e do Adolescente. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 1, n. 2, p. e020008, 2020. DOI: 10.51281/impa.e020008. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/3768. Acesso em: 26 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.