Reflexões sobre o surgimento do Ensino Superior no Brasil, a cultura do bacharelismo e o silenciamento do assédio moral em meio acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e023018

Palavras-chave:

Assédio Moral, Ensino Superior, Bacharelismo , Silenciamento

Resumo

Este artigo tem como objetivo contribuir por meio de uma avaliação crítica para reflexões sobre o surgimento do Ensino Superior no Brasil, a cultura do bacharelismo, o não reconhecimento do estudo enquanto trabalho e consequentemente, o não reconhecimento do assédio moral que ocorre com estudantes em meio acadêmico. O método consistiu em revisão bibliográfica a partir de autores que são referências nos temas abordados. Ao abordar o não reconhecimento do assédio moral, o artigo explora as razões históricas, culturais e estruturais que contribuem para a falta de conscientização e da criação de políticas e medidas eficazes para combater esse problema. Destaca-se a necessidade de mudanças culturais e institucionais para promover um ambiente acadêmico mais saudável, inclusivo e consciente do impacto do assédio moral em meio acadêmico.

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Biografia do Autor

Aline Oliveira Gomes da Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professora de Educação Física na Prefeitura de Londrina, Graduada em Pedagogia e em Educação Física pela Unopar e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutoranda em Educação, Mestra em Educação (2019) e Mestra em Ciências Sociais (2018) também pela UEL.

Katya Luciane de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Psicóloga com mestrado em Psicologia na área de concentração avaliação psicológica no contexto escolar e educacional, pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco. Doutora em Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutorado em Avaliação Psicológica pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco. Professora Associada do Departamento de Psicologia e Psicanálise/PPSIC, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2023-12-20

Como Citar

SILVA, A. O. G. da; OLIVEIRA, K. L. de. Reflexões sobre o surgimento do Ensino Superior no Brasil, a cultura do bacharelismo e o silenciamento do assédio moral em meio acadêmico. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 4, p. e023018, 2023. DOI: 10.51281/impa.e023018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12113. Acesso em: 29 abr. 2024.