Avaliação dos objetivos de ensino, metodologias e práticas avaliativas na educação física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e023019

Palavras-chave:

Educação Básica, Professor, Aprendizagem

Resumo

O estudo teve como objetivo validar um questionário acerca dos objetivos e metodologias de ensino, bem como das práticas avaliativas utilizadas pelos professores de Educação Física no Ensino Médio. Trata-se de uma readaptação de um questionário elaborado por Pontes Junior (2012), a partir de uma análise criteriosa de um corpo de professores experts (Juízes) na temática. A idade média dos juízes é de 32 (+4,0) anos, com tempo médio de experiência de 8,2 anos (+2,9), sendo um com titulação de doutor e os demais com a título de mestre. Após as múltiplas contribuições dos juízes, a versão final do instrumento se encontra com 45 itens, distribuídos em 4 seções: i) Caracterização dos participantes, ii) Objetivos de ensino, iii) Práticas/metodologias de ensino e iv) Avaliação do ensino aprendizagem). Enfatizamos que o índice de validação de conteúdo total foi 97,9%. A validação deste instrumento proporcionará aos discentes, professores, gestores e interessados pela temática uma possibilidade de desenvolver estudos/pesquisas e avaliação sobre os objetivos e metodologias de ensino, bem como das práticas avaliativas adotadas pelos professores nas aulas de Educação Física.

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Biografia do Autor

Lucas Souza Silva , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Licenciado em Educação Física (URCA). Pós-Graduado em Educação Física Escolar (INTERVALE). Secretário e membro pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Práticas de Ensino (NePPE/UECE). Professor do IFCE-Campus Iguatu.

Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho , Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE/FLECI).

Antonio Germano Magalhães Junior , Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

SILVA , L. S.; MEDEIROS FILHO , A. E. C. de; MAGALHÃES JUNIOR , A. G. Avaliação dos objetivos de ensino, metodologias e práticas avaliativas na educação física escolar . Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 4, p. e023019, 2023. DOI: 10.51281/impa.e023019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12203. Acesso em: 27 abr. 2024.

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