Raça/etnia e o desempenho dos estudantes de educação física no Enade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e020016

Palavras-chave:

Avaliação educacional, Etnia, Formação docente

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar o desempenho dos estudantes de licenciatura em Educação Física no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) 2017 de acordo com a raça/etnia. Participaram do estudo 15.400 indivíduos, com média de idade 26,52 (± 6,43). Foram utilizados os microdados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira que tiveram suas respostas validadas e posteriormente foram realizadas estatísticas descritivas simples. Evidenciamos baixo desempenho em relação aos estudantes identificados como negros e indígenas, pertencendo os melhores desempenhos aos estudantes autodeclarados brancos e amarelos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucas Souza Silva, Universidade Regional do Cariri

Discente do curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física Universidade Regional do Cariri (URCA). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (NePEFE).

Francisca Feitosa da Silva, Universidade Regional do Cariri

Graduanda em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Universidade Regional do Cariri

Professor substituto na Universidade Regional do Cariri (URCA). Mestre e Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE).

Publicado

2020-09-14

Como Citar

SILVA, L. S.; SILVA, F. F. da; MEDEIROS FILHO, A. E. C. de. Raça/etnia e o desempenho dos estudantes de educação física no Enade. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 1, n. 3, p. e020016, 2020. DOI: 10.51281/impa.e020016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/3853. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)