Oficina de avaliação da aprendizagem no contexto universitário: construindo pontes para o sucesso acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e023010

Palavras-chave:

Avaliação, Ensino Superior, aprendizagem baseada em times, formação docente

Resumo

Este artigo aborda a necessidade de formação continuada para docentes universitários, focando na importância da formação em metodologias de ensino e avaliação. Destaca-se a influência do tipo de avaliação no engajamento e aprendizado dos estudantes, evidenciando a relação entre tipos de avaliação e profundidade da aprendizagem. Ademais, aborda a Taxonomia de Bloom como guia para estabelecer objetivos educacionais e planejar avaliações mais eficazes no ensino superior. O relato descreve um workshop sobre Avaliação da Aprendizagem, empregando a metodologia Team Based Learning (TBL). Com 83 participantes, a atividade promoveu discussões em grupos heterogêneos, resultando em reflexões colaborativas sobre a prática avaliativa. Os resultados apontam para o interesse dos docentes em adotar novas práticas avaliativas, demonstrando a relevância de programas de formação docente para aprimorar estratégias pedagógicas e avaliativas no ambiente universitário.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gildo Felipe Bernardo, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Doutorando em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro e graduado em Pedagogia. Atua como Pedagogo na Rede Municipal de Barra do Piraí e no Centro Universitário de Volta Redonda.

Aline Lopes Rebouças Gomes, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Doutoranda em Educação, Mestre em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente, professora e pedagoga no UniFOA, implementadora de Orientação Educacional na SME de Volta Redonda.

Bruna Casiraghi, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Doutora e Mestre em Educação, Professora, Responsável pelo Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica do UniFOA e coordenadora adjunta do Mestrado em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente.

Referências

ANDERSON, L. W.; KRATHWOHL, D. R. (ed.). A taxonomy for learning, teaching, and assessing: a revision of Bloom’s taxonomy of educational objectives. Complete ed ed. New York: Longman, 2001.

BLOOM, B. S. (ed.). Taxionomia de objetivos educacionais. Tradução: Flávia Maria Sant’Anna. 9. ed. Rio de Janeiro: Globo, 1988.

BOLLELA, V. R. et al. Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. Medicina, Ribeirão Preto [on-line], v. 47, n. 3, p. 293-300, 3 nov. 2014.

CASIRAGHI, B.; ARAGÃO, J. C. S. Metavaliação no ensino superior: raciocínio clínico em provas de Medicina. Estudos em Avaliação Educacional, [s.l.], v. 31, n. 76, p. 219-230, 3 jul. 2020.

CUNHA, M. I. da. A avaliação da aprendizagem no ensino superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, [s.l.], v. 4, n. 4, 1999.

DINIZ, K. M.; SOARES, S. S. A formação dos professores universitários e o exercício da docência: saberes e práticas necessários para a ação pedagógica / The training of university professors and the exercise of teaching: knowledge and practice necessary for pedagogical action. Ensino em Re-Vista, [s.l.], v. 23, n. 1, p. 28-48, 3 ago. 2016.

HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. [S.l.]: Mediação, 2005.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. 9. ed. São Paulo: Cortez Editora, 1999.

MASETTO, M. T. Formação pedagógica dos docentes do ensino superior. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Administração, [s.l.], v. 1, n. 2, p. 4-25, 2009.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. 4. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010.

RODRIGUES JÚNIOR, J. F. Avaliação do estudante universitário. São Paulo: Senac, 2009.

Publicado

2023-12-13

Como Citar

BERNARDO, G. F.; GOMES, A. L. R.; CASIRAGHI, B. Oficina de avaliação da aprendizagem no contexto universitário: construindo pontes para o sucesso acadêmico. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 4, p. e023010, 2023. DOI: 10.51281/impa.e023010. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12098. Acesso em: 3 maio. 2024.