Oficina de avaliação da aprendizagem no contexto universitário: construindo pontes para o sucesso acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e023010

Palavras-chave:

Avaliação, Ensino Superior, aprendizagem baseada em times, formação docente

Resumo

Este artigo aborda a necessidade de formação continuada para docentes universitários, focando na importância da formação em metodologias de ensino e avaliação. Destaca-se a influência do tipo de avaliação no engajamento e aprendizado dos estudantes, evidenciando a relação entre tipos de avaliação e profundidade da aprendizagem. Ademais, aborda a Taxonomia de Bloom como guia para estabelecer objetivos educacionais e planejar avaliações mais eficazes no ensino superior. O relato descreve um workshop sobre Avaliação da Aprendizagem, empregando a metodologia Team Based Learning (TBL). Com 83 participantes, a atividade promoveu discussões em grupos heterogêneos, resultando em reflexões colaborativas sobre a prática avaliativa. Os resultados apontam para o interesse dos docentes em adotar novas práticas avaliativas, demonstrando a relevância de programas de formação docente para aprimorar estratégias pedagógicas e avaliativas no ambiente universitário.

Métricas

Visualizações em PDF
190
Dec 13 '23Dec 16 '23Dec 19 '23Dec 22 '23Dec 25 '23Dec 28 '23Dec 31 '23Jan 01 '24Jan 04 '24Jan 07 '24Jan 10 '248
|

Biografia do Autor

Gildo Felipe Bernardo, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Doutorando em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro e graduado em Pedagogia. Atua como Pedagogo na Rede Municipal de Barra do Piraí e no Centro Universitário de Volta Redonda.

Aline Lopes Rebouças Gomes, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Doutoranda em Educação, Mestre em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente, professora e pedagoga no UniFOA, implementadora de Orientação Educacional na SME de Volta Redonda.

Bruna Casiraghi, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Doutora e Mestre em Educação, Professora, Responsável pelo Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica do UniFOA e coordenadora adjunta do Mestrado em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente.

Referências

ANDERSON, L. W.; KRATHWOHL, D. R. (ed.). A taxonomy for learning, teaching, and assessing: a revision of Bloom’s taxonomy of educational objectives. Complete ed ed. New York: Longman, 2001.

BLOOM, B. S. (ed.). Taxionomia de objetivos educacionais. Tradução: Flávia Maria Sant’Anna. 9. ed. Rio de Janeiro: Globo, 1988.

BOLLELA, V. R. et al. Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. Medicina, Ribeirão Preto [on-line], v. 47, n. 3, p. 293-300, 3 nov. 2014.

CASIRAGHI, B.; ARAGÃO, J. C. S. Metavaliação no ensino superior: raciocínio clínico em provas de Medicina. Estudos em Avaliação Educacional, [s.l.], v. 31, n. 76, p. 219-230, 3 jul. 2020.

CUNHA, M. I. da. A avaliação da aprendizagem no ensino superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, [s.l.], v. 4, n. 4, 1999.

DINIZ, K. M.; SOARES, S. S. A formação dos professores universitários e o exercício da docência: saberes e práticas necessários para a ação pedagógica / The training of university professors and the exercise of teaching: knowledge and practice necessary for pedagogical action. Ensino em Re-Vista, [s.l.], v. 23, n. 1, p. 28-48, 3 ago. 2016.

HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. [S.l.]: Mediação, 2005.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. 9. ed. São Paulo: Cortez Editora, 1999.

MASETTO, M. T. Formação pedagógica dos docentes do ensino superior. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Administração, [s.l.], v. 1, n. 2, p. 4-25, 2009.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. 4. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010.

RODRIGUES JÚNIOR, J. F. Avaliação do estudante universitário. São Paulo: Senac, 2009.

Publicado

2023-12-13

Como Citar

BERNARDO, G. F.; GOMES, A. L. R.; CASIRAGHI, B. Oficina de avaliação da aprendizagem no contexto universitário: construindo pontes para o sucesso acadêmico. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 4, p. e023010, 2023. DOI: 10.51281/impa.e023010. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12098. Acesso em: 29 mar. 2025.