O estágio de docência na constituição do magistério superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e022006

Palavras-chave:

Ensino Superior, Formação de Professores, Estágio, Docência

Resumo

Este estudo é oriundo de uma categoria formativa para o magistério superior que denominamos de “Estágio de Docência” nesse encontro com os pesquisadores, percebemos este processo formativo como contribuinte das experiências vividas e saberes correlacionados para a atuação profissional. Esta pesquisa objetivou narrar a constituição do “ser professor” com suporte nas disciplinas Estágio de Docência no curso de Mestrado Acadêmico em Educação. Para desenvolver este estudo realizamos um relato das experiências formativas vivenciadas pelos autores durante as disciplinas Estágio de Docência, fazendo uso da escrita de si e da autobiografia. Como resultados apontamos que as atividades de estágio, oportunizam relacionar teoria e prática na formação do professor, mostrando-se imprescindíveis para o exercício da profissão docente no Ensino Superior. Essa experiência viabiliza a constituição dos conhecimentos docentes necessários para suprir as deficiências pedagógicas que muitos profissionais apresentam quando ingressam no magistério superior.

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Biografia do Autor

Rachel Rachelley Matos Monteiro, Faculdade Ari de Sá

Licenciada em Pedagogia (UECE), Especialista em Educação Infantil (UCDB), Mestra em Educação (PPGE/UECE). Atualmente coordenadora da Comissão Própria de Avaliação – CPA da Faculdade Ari de Sá.

Mayara Alves Loiola Pacheco, Prefeitura Municipal de Pacatuba

Mestra em Educação (PPGE/UECE), Pesquisa sobre formação, saberes docentes e práticas de ensino. Integrante do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade – EDUCAS. É professora efetiva na Prefeitura Municipal de Pacatuba.

Marcos James Chaves Bessa, Centro Universitário Católica de Quixadá

Reitor da UNICATÓLICA, Membro do Corpo Diretivo do Colégio Diocesano Valdemar Alcântara Acadêmico da Academia Cearense de Administração (ACAD), Conselheiro do CRA/CE e Graduado em Administração e Direito pela UNIFOR, Mestre em Administração (UNIFOR) e Doutor em Educação (UECE).

Antonio Germano Magalhães Junior, Universidade Estadual do Ceará

Graduado em Pedagogia e em História, possui Mestrado em Educação (1998), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009).

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Publicado

2022-02-21

Como Citar

MONTEIRO, R. R. M.; PACHECO, M. A. L.; BESSA, M. J. C.; MAGALHÃES JUNIOR, A. G. O estágio de docência na constituição do magistério superior . Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e022006, 2022. DOI: 10.51281/impa.e022006. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/7373. Acesso em: 22 dez. 2024.