O estágio de docência na constituição do magistério superior
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e022006Palavras-chave:
Ensino Superior, Formação de Professores, Estágio, DocênciaResumo
Este estudo é oriundo de uma categoria formativa para o magistério superior que denominamos de “Estágio de Docência” nesse encontro com os pesquisadores, percebemos este processo formativo como contribuinte das experiências vividas e saberes correlacionados para a atuação profissional. Esta pesquisa objetivou narrar a constituição do “ser professor” com suporte nas disciplinas Estágio de Docência no curso de Mestrado Acadêmico em Educação. Para desenvolver este estudo realizamos um relato das experiências formativas vivenciadas pelos autores durante as disciplinas Estágio de Docência, fazendo uso da escrita de si e da autobiografia. Como resultados apontamos que as atividades de estágio, oportunizam relacionar teoria e prática na formação do professor, mostrando-se imprescindíveis para o exercício da profissão docente no Ensino Superior. Essa experiência viabiliza a constituição dos conhecimentos docentes necessários para suprir as deficiências pedagógicas que muitos profissionais apresentam quando ingressam no magistério superior.
Métricas
Referências
ALMEIDA, Maria Isabel de. Formação do professor do ensino superior: desafios e políticas institucionais. São Paulo: Cortez, 2012.
ALMEIDA, Maria Isabel de.; PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia universitária – Valorizando o ensino e a docência na universidade. Revista Portuguesa de Educação, v. 27, n. 2, p. 7-31, 2014. DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.6243
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência na educação superior. In: Ristoff, D., Sevegnani, P. (Orgs.). Docência na educação superior: educação em debate. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, p. 147-172, 2006.
BARROS, Rosanna. Revisitando Knowles e Freire: Andragogia versus pedagogia, ou O dialógico como essência da mediação sociopedagógica. Educ. Pesqui. [online], v. 44, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634201844173244
BRASIL. Lei nº 9.394/1996 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC,1996.
BRASIL. Portaria n.º 052, de 26 de setembro de 2002. Dispõe sobre a aprovação do regulamento para o Programa de Demanda Social. Disponível em: http://www.capes.gov.br/export/sites/capes/download/legislação/PortariaCAPES_052_2002 Acesso em: 10 jun. 2021.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 51, p. 523-536, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782012000300002
FRANCO, MARIA Amélia Santoro. Prática docente universitária e a construção coletiva de conhecimentos: possibilidades de transformações no processo ensino-aprendizagem. In: PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA, Maria Isabel de. (Orgs.). Pedagogia Universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2014.
GAUTHIER, Clermont; MORTINEAU, Stéphane; DESBIENS, Jean-François; MALO, Annie; SIMARD, Denis. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 2013.
GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
GARCÍA, Carlos Marcelo. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 8, 7-22. 2009. Disponível em: http://www.unitau.br/files/arquivos/category_1/MARCELO___Desenvolvimento_Profissional_Docente_passado_e_futuro_1386180263.pdf Acesso em: 20 fev. 2022
IMBERNON, Francisco. Formação continuada de professores. Tradução Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Artmed, 2010.
JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Revista Educação, 413-438. 2007. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/gepiem/files/2008/09/a_tranfor2.pdf Acesso em: 20 fev. 2022.
JOSSO, Marie-Christine. Experiência e vida e formação. (2a ed.). Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.
KNOWLES, Malcolm S.; HOLTON III, Elwood F.; SWANSON, Richard A. Aprendizagem de resultados: uma abordagem prática para aumentar a efetividade da educação corporativa. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016. (Série Manuais Acadêmicos), 2016.
MONTEIRO, Rachel Rachelley Matos; PACHECO, Mayara Alves Loiola; MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano.; SILVA NETA, Maria de Lourdes da. Docência universitária: percursos formativos de professores bacharéis que atuam em cursos de licenciatura. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4328
NÓVOA, Antonio. (Org). Os Professores e sua Formação. Alfragide, Portugal: Publicações Dom Quixote, 1995.
NÓVOA, Antonio. O método (auto) biográfico na encruzilhada dos caminhos (e descaminhos) da formação de adultos. Revista Portuguesa de Educação, Minho, Universidade do Minho, 1998.
PASSEGGI, Maria da Conceição. A experiência em formação. Educação, v. 34, n. 2, p. 147-156, 2011. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8697/6351 Acesso em: 20 fev. 2022.
PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PIMENTA, Selma Garrido.; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. (5a ed.). São Paulo: Cortez, 2014.
RODRIGUES, Rodrigo; JERÔNIMO, Gustavo Henrique; ALMEIDA, Pryscilla; MOTATO-VASQUEZ, Viviana. O Estágio de Docência na formação dos pós-graduandos do Instituto de Botânica, SP, Brasil. Hoehnea, v. 45, n. 4, p. 591-601. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-8906-76/2017
SAMPIERI, Roberto Hernandez; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María del Pilar Baptista. Metodologia da pesquisa. (5a ed.). Porto Alegre: Penso, 2013.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. (23a ed.). São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA NETA, Maria de Lourdes da.; OLIVEIRA, Denilson Cursino de; PACHECO, Mayara Alves Loiola; BARROSO, Matheus Paiva Serpa. Docência universitária no curso de Medicina Veterinária: percursos da formação docente. Revista e-Curriculum, v. 18, n. 1, p. 283-306, 2020. DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p283-306
SOUZA, Marlei José de; GUIMARÃES, Iara Vieira. Histórias Tecidas e Publicizadas: Formação, identidade e desenvolvimento profissional. HOLOS, v. 32, n. 2, 2016. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2016.3452
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. (9a ed.). Petrópolis: Vozes, 2014.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Formação de professores para a Educação Superior e a diversidade da docência. Rev. Diálogo Educ., v. 14, n. 42, p. 327-342. 2014. DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.DS01