Estado avaliador e os indicadores de qualidade para os cursos de licenciatura em educação física
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e025002Palavras-chave:
Avaliação, Estado, Educação FísicaResumo
Buscar-se-á analisar os indicadores utilizados pelos instrumentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior na avaliação dos cursos de licenciatura em Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo em vista que a análise e a interpretação dos dados partem do objeto como parte de uma totalidade. Com base nas investigações realizadas as conclusões sugerem que o modelo de avaliação atual é baseado na meritocracia, gerando desigualdades entre cursos e instituições principalmente no setor privado. Nos cursos de Educação Física, conclui-se que há uma diferença no número de indicadores avaliados pela Avaliação de Cursos de Graduação, podendo ter uma variação a depender da análise do Projeto Pedagógico do Curso e das Diretrizes Curriculares Nacionais. Contudo, ressalta-se a necessidade de garantir a qualidade do ensino a partir da criação de políticas educacionais que materializam as avaliações emancipatórias, dando real autonomia para as instituições.
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