Mapeamento das possibilidades de internacionalização de mestrandos e doutorandos da área de Educação
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e024023Palavras-chave:
Aprendizagem, Ensino Superior, Formação de Professores, InternacionalizaçãoResumo
O presente estudo tem como objetivo identificar as possibilidades de internacionalização de um grupo de mestrandos e doutorandos através da análise do Plano de Ação, utilizado como instrumento avaliativo no processo de ensino e aprendizagem de uma disciplina optativa no curso de Pós-Graduação em Educação. Trata-se de um estudo qualitativo, utilizando como análise dos dados o mapeamento das possibilidades de atividades de internacionalização, categorizadas em uma tabela dividida em três classificações de itens e atividades de internacionalização. Foram identificados 34 objetivos e metas compreendidos dentre as três categorias de possibilidades de internacionalização no Ensino Superior. A utilização do Plano de Ação possibilitou que os pós-graduandos refletissem sobre seus interesses de internacionalização com o objetivo de promover metas e atividades de internacionalização.
Métricas
Referências
BBRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 maio. Seção 1, 44-46, 2016. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br-resolucoes-2016-reso510.pdf Acesso em: 30 jun. 2024.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Plano Nacional de Pós-Graduação 2024-2028. Ministério da Educação, Brasília, 2024.
DA SILVA, Edna Lucia; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 4. ed. rev. atual. Florianópolis: UFSC, 2005. 138p.
GARCIA, Maria Lúcia T. FERREIRA, Eliza Bartolozzi. Internacionalização da Pós-Graduação: para que? Para quem? E como? Argum., Vitória, v. 15, n. 2, p. 32-40, maio/ago. 2023.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GIL, Antônio Carlos, 1946. Como elaborar projetos de pesquisa. 7ª Ed. São Paulo. Editora Atlas, 2023.
PONTES JUNIOR, J. A. de F.; ABREU, M. C. A. de. Inserção Social e Internacionalização da Formação de Professores do Nordeste:: avaliação das produções de 2010 a 20201. Inovação & Tecnologia Social, v. 11, p. 76–86. DOI: https://doi.org/10.47455/2675-0090.2023.5.11.10754
RAMOS, Milena Yumi. Internacionalização da pós-graduação no Brasil: lógica e mecanismos. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 44, e161579, 2018.