Mapeamento das possibilidades de internacionalização de mestrandos e doutorandos da área de Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e024023

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino Superior, Formação de Professores, Internacionalização

Resumo

O presente estudo tem como objetivo identificar as possibilidades de internacionalização de um grupo de mestrandos e doutorandos através da análise do Plano de Ação, utilizado como instrumento avaliativo no processo de ensino e aprendizagem de uma disciplina optativa no curso de Pós-Graduação em Educação. Trata-se de um estudo qualitativo, utilizando como análise dos dados o mapeamento das possibilidades de atividades de internacionalização, categorizadas em uma tabela dividida em três classificações de itens e atividades de internacionalização. Foram identificados 34 objetivos e metas compreendidos dentre as três categorias de possibilidades de internacionalização no Ensino Superior. A utilização do Plano de Ação possibilitou que os pós-graduandos refletissem sobre seus interesses de internacionalização com o objetivo de promover metas e atividades de internacionalização.

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Biografia do Autor

Ana Luíza Feitosa Bezerra, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisadora membro do Grupo de Pesquisa Instrumentos, Modelos e Políticas de Avaliação Educacional (IMPA/UECE/CNPq).

Paulo Ernesto Lima Ferreira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduado em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). Pesquisador membro do Grupo de Pesquisa Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (Grupo IMPA/UECE/CNPq).

Emanuela Vieira de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisadora membro do Grupo de Pesquisa Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (Grupo IMPA/UECE/CNPq).

Maria Lucijane Gomes de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrado em Educação (UFC). Graduada em Pedagogia (UFC). Pesquisadora membro do Grupo de Pesquisa Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (Grupo IMPA/UECE/CNPq).

Referências

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Publicado

2024-11-02

Como Citar

BEZERRA, A. L. F.; FERREIRA, P. E. L.; OLIVEIRA, E. V. de; OLIVEIRA, M. L. G. de. Mapeamento das possibilidades de internacionalização de mestrandos e doutorandos da área de Educação. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 5, p. e024023, 2024. DOI: 10.51281/impa.e024023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/13576. Acesso em: 7 dez. 2024.