Avaliação da aprendizagem em tempos de pandemia: um relato de experiência no ciclo de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e021024Palavras-chave:
Avaliação da Aprendizagem, Pandemia, Ciclo de alfabetizaçãoResumo
A Pandemia do COVID-19, obrigou a sociedade a adoção de algumas medidas, que afetou de maneira imperiosa a educação. Desse modo, o objetivo deste relato de experiência é apresentar como ocorreu o processo avaliativo nesse período pandêmico, e a importância da avaliação da aprendizagem. Tal experiência foi vivenciada numa turma de 2º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal de Fortaleza. Foram adotadas algumas estratégias a fim de assegurar o vínculo educacional entre escola, estudantes e família, ao longo desse período. Nesse sentido, a docente optou por realizar videochamadas como ferramenta para avaliação, onde realizou uma avaliação diagnóstica com foco na leitura e hipótese de escrita. Os resultados demonstram que apenas 14,8% da turma estava no nível alfabético de escrita, e 59,2% foi diagnosticada como não leitores. A partir dessa análise, foi elaborado e executado um plano de intervenção, onde percebeu-se um avanço em relação ao quantitativo de estudantes nível alfabético de escrita e leitores.
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