Avaliação dos fatores associados a não participação nas aulas de educação física no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e022009

Palavras-chave:

Educação Física, Ensino Médio, Infraestrutura escolar, Materiais didáticos-pedagógicos, Evasão

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a percepção docente sobre os fatores associados a não participação nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Caracteriza-se como descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa e temporalidade transversal. Participaram sete (07) professores da cidade de Várzea Alegre – CE que lecionam o referido componente curricular no Ensino Médio. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário online contendo dezessete (17) perguntas objetivas e subjetivas. Evidenciamos que as aulas práticas no contraturno escolar, a escassez de materiais didáticos-pedagógicos e a infraestrutura da instituição são alguns dos fatores mais apontados pelos docentes investigados.

Biografia do Autor

Sabrina Ignácia de Sousa Silva, Universidade Regional do Cariri

Graduada em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (NePEFE/URCA).

Lucas Souza Silva, Universidade Regional do Cariri - URCA

Graduado em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Pós-Graduando em Educação Física escolar pelo Centro Universitário Intervale. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física escolar (NePEFE/URCA).

Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Universidade Regional do Cariri

Doutor e mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA).

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Publicado

2022-06-13

Como Citar

SILVA, S. I. de S.; SILVA, L. S.; MEDEIROS FILHO, A. E. C. de. Avaliação dos fatores associados a não participação nas aulas de educação física no ensino médio. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 3, n. 2, p. e022009, 2022. DOI: 10.51281/impa.e022009. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/8182. Acesso em: 28 jun. 2022.

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