Fátima Correia

educadora aposentada e cordelista

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i3.3706

Palabras clave:

Cordelista, Fátima Correia, Educadora

Resumen

A presente pesquisa tem o objetivo relatar a história de Maria Correia de Almeida, mais conhecida como Fátima Correia, uma professora aposentada e cordelista, nascida no município de Caririaçu (CE), cidade localizada na região Sul do Ceará, região do Cariri. A biografada boa parte de sua vida morou no Crato, mais especificamente, no distrito de Dom Quintino. Por muitos é conhecida como Fátima de Dom Quintino. A educadora aposentada lecionou 31 anos de sua vida. Indagamos: Como Fátima se tornou professora? E qual sua contribuição para o desenvolvimento educacional na região? A pesquisa é de cunho oral e bibliográfico, em que utilizamos Machado, Nunes e Bezerra (2009); Xavier (2014); Fialho (2017), e ainda, pesquisa de campo. Podemos constatar que a educadora e cordelista deixa uma contribuição importantíssima para o local de sua residência, pois exerceu também a função de coordenadora e hoje como cordelista propaga em seus versos o que aprendeu.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Celia Camelo de Sousa, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, Especialista em Língua Brasileira de Sinais - LlBRAS, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2018). Atualmente é professora da Universidade Federal do Piaui- UFPI.

Deiziane Lima Cavalcante, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará, com mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, também pela UFC, atualmente faz doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Citas

ALMEIDA, Maria de Fátima Correia. Saudade Materna (cordel). Crato, 2013.

ARAGÃO, Milena. Práticas de castigos escolares: a palmatória como símbolo em salas de aula sergipanas. Disponível: http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe7/pdf/07, acesso em: 23/6/2019

ARAÚJO, A.; SOARES, E. L. Identidade e relações étnico-raciais na formação escolar. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3628. Acesso em: 02 jan. 2019.

ARAÚJO, R. M.; ESTEVES, M. M. A formação docente, inicial e contínua, para o trabalho com adultos em Portugal: o olhar dos professores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4 jan./abr., p. 18-35, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/121 Acesso em: 02 jan. 2017.

BARBOSA, A.; CASSIANI, S. Circulação de sentidos da prática como componente curricular na licenciatura em ciências biológicas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4 jan./abr., p. 52-71, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/123 Acesso em: 02 jan. 2017.

BOSI, Ecléa. Memórias e Sociedade: lembrança de velhos. 2 ed. São Paulo: EDUSP, 1987.

CARVALHO, S. O. Formação Docente e Práxis Pedagógica narrativa de uma professora. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3602. Acesso em: 02 jan. 2019.

CARVALHO, Scarlett O’hara Costa; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Preservação da memória de educadoras cearenses: história oral e magistério. Disponível: http://www.nordeste2017.historiaoral.org.br/resources/anais/7/1493417953_ARQUIVO_ARTIGOCOMPLETO.pdf, acesso 24/6/2019.

CAXILE, C. R. Memória e representação: experiências e resistências numa manifestação cultural na cidade de Fortaleza. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3599. Acesso em: 02 jan. 2019.

CORRÊA, P. S.; BARRETO, B. Exigências para o exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4 jan./abr., p. 104-123, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/126 Acesso em: 02 jan. 2017.

COSTA, M. A.; SILVA, F. M.; SOUZA, D. Parceria entre escola e família na formação integral da criança. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3476. Acesso em: 02 jan. 2019.

FERREIRA NETO, J.; DA SILVA, R. Mestre Chitãozinho e a formação dos capoeiristas no Projeto ABC do João XXIII. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3518. Acesso em: 02 jan. 2019.

GAMA, Marta Maria; ALMEIDA, Laura Isabel Marques V. de; Os exames de admissão da década de 1931 a 1971. Disponível: www.ufsc.br. Acesso em: 23/06/2019.

GONÇALVES, Y.; NOGUEIRA, E. G. A educação dos alunos das escolas pantaneiras na perspectiva da educação centrada no aluno. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4 jan./abr., p. 87-103, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/125 Acesso em: 02 jan. 2017.

MACHADO, Charliton José dos Santos; NUNES, Maria Lúcia da Silva; MENEZES, Cristiane Souza de. A mulher e a educação: pelos fios das memórias. MACHADO, Charliton José dos Santos; NUNES, Maria Lúcia da Silva (Org.). Educação e Educadoras na Paraíba do Século XX: práticas, leituras e representações. João Pessoa: Editora da UFPB, 2009.

MACIEL, J. A.; MACIEL, J.; MENDES, A.; SILVA, J. Dialogando sobre o tema jogos populares no ensino fundamental 1. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3506. Acesso em: 02 jan. 2019.

MONTEIRO, Carlos Augusto. A dimensão da pobreza, da desnutrição e da fome no Brasil. Disponível:www.scielo.br. Acesso em: 23/06/2019.

MORORÓ, L. A influência da formação continuada na prática docente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4 jan./abr., p. 36-51, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/122 Acesso em: 02 jan. 2017.

NERYS, F.; KOEPP, J.; COSTA, B.; BARON, M. Dificuldades na consulta clínica e nutricional de surdos no Brasil: revisão de literatura. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3605. Acesso em: 02 jan. 2019.

PENA, A. Formação de professores de educação infantil. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4 jan./abr., p. 72-86, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/124 Acesso em: 02 jan. 2017.

PINHEIRO, B. C.; SANTOS, C.; PENELUC, M. A educação ambiental na formação de professores de química da UFBA. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4 jan./abr., p. 181-203, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/129 Acesso em: 02 jan. 2017.

SANTOS, F.; GIASSON, F. Docência no Ensino Superior: formação, iniciação e desenvolvimento profissional docente. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3543. Acesso em: 02 jan. 2019.

SENA, F.; KULESZA, W. O ensino secundário na imprensa do nordeste (1873-1874): um debate nos jornais do Maranhão e de Pernambuco. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4 jan./abr., p. 143-159, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/127 Acesso em: 02 jan. 2017.

SILVA, J.; LIMA, I.; PARENTES, M. D.; SILVA, L. Trajetórias formativas de licenciandos em matemática: percepções sobre constituir-se professor. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3478. Acesso em: 02 jan. 2019.

SILVA, N.; AGUIAR, M. DA C. Representações sociais de professores do ensino superior das ciências exatas e da natureza quanto à definição de docência universitária. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4 jan./abr., p. 124-142, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/144 Acesso em: 02 jan. 2017.

SOUSA, F. G.; FERNANDES, F. R. Análise de conteúdo de “As três Marias” e a instrução feminina cearense: práticas educativas, vigilância e transgressão. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3484. Acesso em: 02 jan. 2019.

THEMELIS, S. Education and equality: debunking the myth of meritocracy. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4 jan./abr., p. 03-17, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/120 Acesso em: 02 jan. 2017.

XAVIER, Antônio Roberto. Joana Paula de Morais (1900-1963): História, Memória e Trajetórias Educativas. Fortaleza: Imprece, 2014.

XEREZ, A. S.; COSTA, F. J.; SANTOS, J. D. Educação profissional integrada ao nível médio no Ceará: reformas e contradições. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4 jan./abr., p. 204-223, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/130 Acesso em: 02 jan. 2017.

ZUIN, A. L.; DIAS, J. Formação dos professores que atuam na classe multisseriada na área rural no sul do Amazonas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4 jan./abr., p. 160-180, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/128 Acesso em: 02 jan. 2017.

Publicado

2020-09-26

Cómo citar

SOUSA, C. C. de; CAVALCANTE, D. L. Fátima Correia: educadora aposentada e cordelista. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 2, n. 3, p. e233706, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i3.3706. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3706. Acesso em: 21 nov. 2024.